
A exposição do coração de D. Pedro I já pode ser visitada na Sala Santiago Dantas, no Palácio do Itamaraty. Contudo, o local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral.
É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa Portugal. O coração é mantido na igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto.
O evento, que é parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, acontece até o dia 5 de setembro.
Conservado em uma cápsula de vidro, o coração está no Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência.
O órgão chegou a Brasília no dia 22 de agosto a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB), emprestado pelo governo de Portugal para ser exposto durante as comemorações.
A autorização para o translado foi emitida em junho por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal da cidade do Porto, em Portugal, com o consentimento da entidade religiosa Irmandade da Lapa, que guarda a relíquia desde a morte do imperador.
Como visitar a exposição do coração de D. Pedro I?
Para ir na exposição do coração de D. Pedro I, é preciso fazer agendamento no site do Itamaraty.
Os agendamentos são feitos exclusivamente pelo endereço eletrônico [email protected], em dias úteis (segunda a sexta-feira), entre 9h e 17h, até o dia anterior à data desejada.
O limite por grupo/horário é de 15 (quinze) pessoas. Caso o grupo seja composto por mais de 15 (quinze) pessoas, será necessário realizar o agendamento de mais um horário para o mesmo dia, ou em dias distintos, de acordo com a disponibilidade da agenda. O ingresso é gratuito.
A entrada de visitantes que não tenham realizado agendamento prévio fica condicionada à disponibilidade de vagas no momento do credenciamento (10 min antes do horário da visita).
Todavia, o acesso à visitação é feito pela entrada oeste do Palácio Itamaraty (marcada em vermelho no mapa abaixo), em frente ao Ministério da Saúde. Utilizando aplicativos de transporte indica-se que o visitante marque Ministério da Saúde – Bloco G.
+ Independência financeira ou Morte! Confira o guia definitivo
Dom Pedro I e sua relação com o Brasil
Quem for à exposição do coração de D. Pedro I, vai se deparar do o órgão de Dom Pedro I, primeiro Imperador do Brasil no período de 1822 e 1831.
Quando ele tinha apenas 9 anos de idade, se mudou junto com sua família para o Brasil, quando passaram a viver na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Na cidade, D. Pedro realizou inúmeros feitos marcantes para a história do país.
Um desses momentos ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente anunciou que não voltaria para Lisboa, como as Cortes portuguesas exigiam, e permaneceria no Brasil. A data ficou conhecida como Dia do Fico.
Também foi no Rio que nasceu Maria da Glória, a filha de Dom Pedro que reinou em Portugal.

Exposição do coração de D. Pedro I em Portugal
Quem estiver em Portugal no 10 e 11 de setembro também poderá ver a exposição do coração de D. Pedro I.
Isso porque o coração de D. Pedro I ficará exposto pela primeira vez no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, na cidade do Porto.
Contudo, logo após os dias de exposição em Portugal, o coração de D. Pedro I passará pela cerimônia em que retorna ao seu mausoléu.
Gostou deste conteúdo sobre a exposição do coração de D. Pedro I? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!