Está difícil alcançar a sua independência financeira? Quais têm sido os seus erros? Confira no guia definitivo 10 passos para, finalmente, poder ter liberdade nas finanças.
Anúncios
O que é independência financeira para você?
Primeiramente, é necessário entender o que é, de fato, independência financeira. Ao contrário do que se pensa, ser independente financeiramente não é possuir um emprego estável ou não precisar depender de pai, mãe ou qualquer outra pessoa para pagar contas e resolver pendências.
Uma pessoa independente na questão das finanças arca com suas despesas do mês e consegue viver em equilíbrio sem precisar entrar em desespero caso fique sem emprego. Se você perder o emprego hoje, como vai ser? Ser independente é ter reservas de dinheiro o suficiente para que fique em uma situação confortável em relação a imprevistos no dia a dia.
Anúncios
Por isso, a independência financeira está inteiramente ligada ao crescimento dos bens de uma pessoa (seja por meio de aluguel de imóveis, rendimento de ações, bolsa de valores e outros) e o padrão de vida que ela deseja ter durante a vida.
Uma pessoa independente, por exemplo, consegue arcar com a chegada de um filho, plano de saúde, carro (caso deseje) e outros itens básicos necessários para se viver bem atualmente.
Ser independente financeiramente, portanto, é ter condições de bancar todos os compromissos do mês apenas com o resultado dos investimentos e ainda sobrar uma graninha para evitar aborrecimentos. Isso não significa parar de trabalhar, mas, sim, ter liberdade para trabalhar com o que se gosta sem ter medo do futuro.
Anúncios
+ 10 dicas para quem não consegue poupar
Ninguém disse que alcançar este patamar de vida é fácil, mas também não é impossível. É preciso adquirir o hábito de se organizar e poupar, além de investir para que o dinheiro seja valorizado. Se ter liberdade financeira é seu objetivo, este guia é para você. Arregace as mangas e vamos juntos.
Como conseguir independência financeira: guia definitivo
Passo 1: organize as finanças
Antes de mais nada, o planejamento e organização são dois hábitos essenciais na vida de quem deseja ser independente financeiramente.
O primeiro passo para uma boa organização é gastar menos do que se recebe, deixar de lado alguns cartões de crédito e tomar para si o controle das despesas.
Sendo assim, a dica, neste caso, é manter uma planilha ou aplicativo em que estarão listados todos os gastos do mês.
Passo 2: entenda suas finanças
Com o que exatamente você tem gasto seu dinheiro? Listar e entender principalmente para onde está indo o dinheiro deve ser uma prioridade.
Veja quanto vai para cada despesa e analise se estes gastos podem ser diminuídos ou dispensados. Ou seja, é questão de equilíbrio.
Passo 3: crie metas
Após entender sua maneira de consumir, crie metas realistas. Observe seu orçamento e escolha separar determinada quantia para algum objetivo futuro.
É interessante pensar em metas a longo e a curto prazo. Estipule o que é possível ser alcançado para que não fique sem motivação por não conseguir cumprir o planejado.
Passo 4: faça um bom planejamento financeiro
Montar um planejamento que dará certo não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso controle e comprometimento.
A princípio, comece definindo as metas, acompanhe todas as receitas e despesas, compare preços antes de adquirir algo por impulso e poupe com o que for possível.
Passo 5: corte gastos desnecessários
O objetivo é gastar menos do que se ganha e, por isso, coisas supérfluas deverão ser retiradas do hábito de compras.
Por mais que seja difícil, avaliar a necessidade de continuar com certos tipos de despesas pode trazer grandes economias no orçamento mensal.
Passo 6: aprenda sobre investimentos
Caso não entenda absolutamente nada sobre investimentos, chegou a hora de aprender. Nesse sentido, entenda em qual perfil de investidor você mais se encaixa e procure opções disponíveis que combinem com os objetivos a longo e curto prazo.
+ 7 cursos de investimentos para iniciantes
O Banco Central, por exemplo, tem uma lista de cursos online sobre finanças e investimentos.
Passo 7: invista
Que quantia você já tem disponível para investir? Quais são as opções de investimento? Alinhe as pontas soltas e mãos à obra.
O ideal é começar com alocação de ativos, que reduz o risco e traz retorno. Aos poucos, vá se arriscando e mantenha a carteira de investimentos sempre diversificada.
Passo 8: reinvista
Caso já comece a ter lucro com os investimentos iniciais, reinvista. Sim, desta forma, os juros compostos serão aplicados e o investimento inicial será otimizado.
O foco deve ser sempre maximizar os rendimentos e gerar fluxo de renda. Monte uma estratégia de investimento alinhada com o cenário econômico.
Passo 9: trabalhe com o que ama
Trabalhar com o que gosta é uma das maravilhas do mundo moderno, mas não se desespere se ainda precisa se sujeitar a uma profissão ou emprego que não goste para alcançar coisas melhores e conseguir, finalmente, sua independência financeira.
Enquanto faz isso, não esqueça de manter as metas e ter um projeto extra que traga algum tipo de satisfação.
Passo 10: foque na qualidade de vida
Não adianta ter dinheiro e não conseguir viver bem. Por isso, separe um tempo de lazer, invista em momentos de qualidade com quem ama e busque a felicidade.
Dicas rápidas para economizar dinheiro e conquistar a independência financeira
Pode parecer bobo, mas todo trocadinho no bolso pode fazer diferença nas contas do mês. Por isso, aprenda que é possível, sim, economizar e ainda ser feliz.
Fique de olho nas dicas:
- Prefira o pagamento à vista;
- Não compre quando estiver triste;
- Veja os benefícios do cartão de crédito (pontos e outros);
- Doe o que não precisa;
- Compre medicamentos genéricos;
- Conserte ao invés de jogar fora;
- Não entre em sites com descontos;
- Utilize cupons;
- Vá ao supermercado com uma lista;
- Aproveite passeios gratuitos;
- Diga “não”;
- Prefira levar marmita a comer fora;
- Faça seus próprios objetos de decoração;
- Não deixe render juros no cartão ou cheque especial;
- Poupe energia apagando as luzes;
- Não compre docinhos após o almoço.
O que você achou deste texto? Bom? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem sobre independência financeira.
Muito obrigado.
Gostei do conteudo.
Caso não entenda absolutamente nada sobre investimentos, chegou a hora de aprender. Entenda em qual perfil de investidor você mais se encaixa e procure opções disponíveis que combinam com os objetivos a longo e curto prazo.
Independência financeira ou Morte!
Isso mesmo, Roque. Muito obrigada por seu feedback.
Para aqueles que desejam começar a investir, segue uma indicação de e-book: Guia do investidor iniciante