
Para garantir maior segurança nas transações e dificultar a aplicação de golpes, o Banco Central estabelece um limite para as transações PIX. Além do teto máximo estabelecido por cada banco, no período da madrugada um valor foi definido para todas as instituições.
Porém, é possível alterar esse limite. Basta o cliente fazer a mudança por meio do aplicativo do seu banco ou pelo Internet Banking. Em alguns casos também é possível alterar o limite do PIX pelo caixa eletrônico e na agência física, se houver.
Você já sabia disso? De acordo com uma pesquisa do C6 Bank em parceria com o Ipec — Instituto de Pesquisas Cananéia —, quase metade, cerca de 47% dos brasileiros, ainda não definiram novos valores para transferências via PIX.
Ou seja, para essas pessoas, continuam valendo os limites preestabelecidos pelo Banco Central ou pela sua instituição financeira. Mas alterar esses valores pode ser muito útil e evitar contratempos em um momento de necessidade.
Qual o limite é o limite PIX e como funciona?
Desde outubro de 2021, por definição do Banco Central, entre 20h e 6h, o limite permitido em transações PIX é de R$1 mil.
Ou seja, nesse período entre o final da noite e início da manhã, nenhuma transferência instantânea pode passar de mil reais, a menos que o cliente tenha alterado o limite do PIX antes.
Essa medida vale tanto para as contas de pessoas físicas quanto para as pessoas jurídicas com CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI).
Cada banco ou corretora também pode estabelecer seus próprios limites, desde que não sejam equivalentes aos liberados para TED ou cartão de débito. Os bancos também podem estabelecer limites diurnos, consulte as regras da sua instituição.
Esse limite é uma forma de resguardar a segurança dos clientes, pois dificulta fraudes e crimes, como roubos e sequestros. Afinal, sem poder realizar uma transferência instantânea alta, o cliente está menos suscetível.
Por isso, mesmo que decida mudar o limite para transações PIX, é recomendável não ajustá-lo para valores muitos, mas sim mantê-lo no menor patamar possível. Assim, se for abordado numa tentativa de golpe, terá menos chance de perder muito dinheiro.
Ajuste apenas o suficiente para manter a praticidade no dia a dia.

Como reajustar o limite para PIX?
É possível reajustar o limite para PIX pelo aplicativo do seu banco ou Internet Banking. Se for um banco tradicional e não digital, também é possível fazer isso no caixa eletrônico ou na agência da instituição financeira.
Pelo aplicativo, basta realizar o login na sua conta e procurar pelo menu “PIX”. Nele, além das opções de transferência, haverá uma ferramenta para gerenciar seus limites, cujo nome pode variar de acordo com o seu banco.
Conforme resolução do BC, depois que o cliente solicita o reajuste do limite, o banco tem até 24 horas para atualizar.
A seguir, confira qual é o caminho que você deve seguir no aplicativo dos principais bancos para ajustar o limite do PIX.
- Bradesco – Pix > Meus Limites Pix > Alterar limite
- Santander – acesse o ícone com três barras (menu) > Pix > Meus Limites Pix
- Caixa – neste banco, é necessário ativar o Mobile Forte, que é uma solução para o cliente que precisa realizar transações pelo app com valores superiores aos limites padrão.
Acesse: senhas e configurações > alterar limites > gerenciar > Aumentar Limites. Depois de fazer a adesão, é necessário desbloquear o smartphone em um caixa eletrônico em até 48 horas.
- Itaú – Pix > Meus limite, no menu inferior >
- Banco do Brasil – Menu > Meus limites (arraste a tela para encontrar) > Pix
- Nubank – Área Pix > Configurar Pix > Meus limites Pix
- Banco Inter – acesse o menu no ícone de três linhas > Meus Limites > Editar Limites
- C6 Bank – no menu inicial do app, acesse “Ver todos” > Limites de uso > Pix
Seguindo o passo a passo em todos esses bancos (caso o seu não esteja na lista, o processo é semelhante e intuitivo), é possível alterar tanto o limite diurno, quanto o limite noturno do Pix.
+ Qual é o limite do PIX no Caixa Tem? Entenda se é possível aumentar!
É possível fazer um PIX acima do limite?
Não é possível fazer um Pix acima do limite preestabelecido na sua conta, porque isso viola as diretrizes que foram estabelecidas para a sua própria segurança. Quando o usuário tenta realizar a transação em horário e valor não permitido, ela não é concluída.
Portanto, se precisar fazer uma transferência, faça o reajuste no seu aplicativo ou banco antecipadamente. Lembre-se que, por resolução do Banco Central, a instituição financeira tem até 24 horas para ajustar o limite depois que o pedido é feito.
A única forma de fazer uma transação Pix acima do limite é se o seu banco oferece algum tipo de ferramenta ou funcionalidade que permita isso de alguma forma, mas sem ferir as regras do Banco Central.
O Nubank, por exemplo, tem um recurso chamado Lista de Confiança, que funciona como uma lista especial de contatos para os quais o correntista pode fazer Pix acima do limite e em qualquer horário de forma rápida e prática.
Ou seja, são contatos de confiança do usuário e ele pode usar a lista em situações de emergência. Mas para qualquer outra pessoa fora da lista, segue valendo o limite estabelecido previamente.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com outros amigos! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.