
Dias após os resultados do segundo turno das eleições, que confirmaram a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Real se valoriza.
A moeda brasileira valorizou 2,55% no último pregão e mantém índice positivo desde então. O motivo, segundo especialistas, é que a vitória do petista abalou o setor financeiro muito menos que o esperado.
Pesaram o fato de o resultado, mesmo apertado, não ter sido contestado pelo atual governo e a expectativa de que economistas liberais participem da transição.
O cenário econômico não poderia ser melhor. O diretor de Investimentos Responsáveis do megafundo Nordea, Eric Christian Pedersen, disse ao jornal O Globo que o time de dívidas de países emergentes “vai avaliar a possibilidade de retirar as restrições” sobre novos investimentos em títulos públicos brasileiros.
O que parece ser verdade. Afinal, os investidores estrangeiros aportaram 1,9 bilhão de reais na bolsa brasileira no dia 31 de outubro, dia seguinte à vitória de Lula nas eleições de 2022.
+ O que esperar de Lula como presidente? Confira o plano de governo
Mercado reage bem à vitória de Lula e Real se valoriza
O Real se valoriza e os investidores estrangeiros parecem otimistas com a possibilidade de retirar a quarentena sobre novos papéis do governo brasileiro.
O diretor de Investimentos Responsáveis do megafundo Nordea, Eric Christian Pedersen, afirmou também em reportagem ao jornal O Globo que a mudança se dá justamente pela expectativa de mudança radical no foco do governo com relação à preservação da Amazônia.
+ Bolsa Família vai voltar? Entenda o que muda com Lula de volta à presidência
Com sede na Finlândia, o Nordea tem € 237 bilhões em ativos sob gestão, sendo que um terço desse total obedece aos mais altos padrões ESG (ambiental, social e de governança).
Já o fundo de pensão dinamarquês AkademikerPension, que administra um patrimônio de US$17 bilhões, avalia que o Brasil agora pode ser retirado do “modo compasso de espera”.

Alta do Ibovespa após eleição foi a maior em 28 anos
O Ibovespa registrou a maior alta no primeiro dia após a eleição presidencial em 28 anos. O levantamento realizado pelo economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, mostrou a variação percentual da bolsa de valores e dólar no Brasil, no dia seguinte ao resultado das urnas eleitorais.
Em 2022, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ibovespa valorizou 1,31%. Essa foi a maior valorização no primeiro dia após a eleição desde 1994.
De acordo com a análise de Imaizumi: “além do Real se valorizar, os mercados domésticos acionário e de câmbio valorizaram-se, na contramão dos principais indicadores internacionais”.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!