O conceito metaverso tem crescido no mercado, principalmente após grandes empresas como o Facebook anunciarem que vão apostar no mundo virtual. E por conta disso, as profissões do Metaverso estão começando a se destacar entre tantas opções.
Anúncios
De acordo com um estudo da Forbes Brasil, já existem cinco profissões do Metaverso que são consideradas reais no mercado. A revista também traz um estudo realizado pela Dell em 2019, que mostra que em 2030 serão cerca de 30 milhões de empregos que serão modificados pela tecnologia.
Desse total, 85% das vagas serão novas. Não há como negar que essas especialidades vão crescer cada vez mais e, consequentemente, gerar emprego.
Anúncios
Por esse motivo, é preciso começar a pensar quais serão as profissões do futuro, sendo as do Metaverso como as promissoras no mercado. Mas por ser algo novo, vale ressaltar que ainda não existem nichos para essas especialidades.
Em entrevista para a Forbes Brasil, o publicitário, consultor de tendências e fundador da hub 1601, Edu Paraske, falou sobre as cinco profissões que já são realidade, ao menos como conceito, no mundo da inovação.
“Para ser um profissional de inovação nos dias de hoje, é preciso aceitar uma situação de dicotomia entre estar constantemente atualizado com todas as informações que acontecem rapidamente no mercado e, ao mesmo tempo, aceitar que você nunca estará atualizado. É humanamente impossível estar a par de tudo que acontece em inovação e é preciso lidar com isso.”
Quais são as profissões do Metaverso?
Ficou interessado ou curioso para saber quais são as profissões do Metaverso? Confira a lista com as cinco especialidades que já são realidade no mercado.
Anúncios
Especialista em Metaverso
Essa ainda é uma área que está sendo descoberta e, por esse motivo, ainda não se sabe ao certo quais são as atividades a serem realizadas. Porém, a profissão tem grande potencial a longo prazo.
Já existem muitos profissionais que sabem sobre planejamento, criação, mídia, entre outras diversas disciplinas. Mas para o mundo virtual, todos esses atributos precisam convergir, mas isso não vai acontecer de forma sinótica como hoje e, sim em uma simbiose invisível.
+ Como investir no metaverso? Melhores projetos e o que você precisa saber
+ Como entrar no metaverso? Entenda a tecnologia e saiba como utilizar
É o que já vem acontecendo com o mundo dos games, que poucos profissionais de fato entendem as possibilidades existentes no mercado.
Designer de Modelo de Negócios
Esta profissão pode ser considerada a mais comum no mercado. Mas o que o profissional fará? Ele será um designer que cria e desenvolve modelos de negócios e, é bem provável que você já tenha visto algo parecido por aí.
Mas esse profissional em especial desenvolve os negócios de forma adequada para encontrar fluxos de receita e estratégias de preços para novos produtos ou serviços.
Além disso, o designer de modelo de negócios apoia as equipes de inovação corporativa que estão em busca de novas oportunidades de negócios e que sejam viáveis e possam agregar valor para as empresas.
Especialista em Blockchain/NFT
A popularidade do NFT vem crescendo dia após dia. E uma prova disso é que em 2020, o valor total de vendas de tokens não fungíveis foi de US$250 milhões, enquanto o primeiro trimestre de 2021 teve um valor total de vendas de US$2 bilhões.
E apesar disso, não chegamos a nem 10% do potencial de negócios com criptomoedas, Blockchain e NFTs. Sendo assim, ainda vão surgir muitas oportunidades neste setor, fazendo com que a procura por especialistas cresça.
Principalmente para as áreas de games, coleções licenciadas, artes ou peças do mundo fashion.
Prototipador baseado em Dados
Como você olha para os dados que estão à sua disposição? Eles estão cada vez mais intuitivos e acessíveis. E nos próximos anos, as tecnologias chegarão no estado da arte para promover um acesso amigável aos dados em todas as plataformas e para todas as áreas.
Sendo assim, entender e analisar os dados não será considerada a habilidade mais importante, mas sim ter as ideias do que fazer com eles, quais experimentos e protótipos colocar em prática.
+ Saiba quais são as criptomoedas de metaverso
Os profissionais que serão mais valorizados serão os que conseguirem integrar sua capacidade de analisar dados, mas de colocar ações em prática, gerar negócios e fazer diferença para a companhia.
Agente de Mudança da Inovação
As mudanças tecnológicas estão acontecendo cada vez mais rápidas e são as empresas que precisam de quem assuma a responsabilidade para que as transformações culturais e de inovação aconteçam dentro da instituição.
Essa profissão já é encontrada em muitas empresas grandes, porém não se tem o destaque que a especialidade necessita.
Analista de Taxas de Transação Virtual
O número de transações no ambiente do metaverso está aumentando conforme essa tecnologia vai ganhando espaço no mercado. E por conta disso, os mineradores vão precisar de ajuda para analisar e criar melhores taxas dentro do blockchain.
Isso é necessário para o registro das operações em diferentes criptomoedas e esse profissional, possivelmente estatístico, terá essa responsabilidade.
+ Conheça 3 formas de ganhar dinheiro com o Metaverso
E quais habilidades esses profissionais precisam ter? Quem deseja atuar nessa área, precisa ter inglês avançado, grande capacidade analítica, estatística e habilidade com números.
Desenvolvedores de Avatares
Existem muitos jogos na área do metaverso, o que tem aumentado a demanda por desenvolvedores de avatares.
Esses profissionais ajudam na personalização de avatares para indivíduos e empresas. Mas para trabalhar nesta área é preciso ter conhecimentos em programação, quem já é designer pode se especializar em realidade aumentada e 3D.
Essa é uma forma de você se capacitar e conseguir uma boa colocação em uma área que está crescendo cada vez mais.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo para que ele também possa conhecer as profissões do Metaverso.