Muitos brasileiros sonham em trabalhar nos EUA, mas não sabem como conseguir o visto. Além disso, muitos tentam entrar no país de forma ilegal. Quem nunca viu nos noticiários brasileiros atravessando a fronteira do México com os Estados Unidos?
Anúncios
Tudo isso acontece pela busca de um trabalho melhor e a chance de ganhar em dólar. Muitos colocam a vida em risco nessas travessias, mas também há quem entre no país com o visto errado.
Você já parou para pensar se é possível trabalhar nos EUA tendo o visto de estudante? É importante lembrar que cada tipo de visto tem a sua finalidade, por isso é importante respeitá-la.
Anúncios
Mas também é comum que uma pessoa vá estudar nos Estados Unidos e queira trabalhar para ajudar a arcar com os gastos do estudo, alimentação e moradia. O que fazer nesses casos?
É o que você vai descobrir durante este artigo! Continue lendo ele para entender melhor sobre o visto para trabalhar nos EUA.
Posso trabalhar nos EUA tendo visto de estudante?
A primeira coisa que você precisa entender é que o visto F1, que é o de estudante, é exclusivo para fins acadêmicos. Sendo assim, somente para você realizar os estudos nos Estados Unidos.
Anúncios
De acordo com o advogado especializado em Direito Internacional, Daniel Toledo, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, o visto de estudante não permite que você trabalhe no país, assim como ocorre com o visto de turista.
O especialista ainda explica que caso você seja pego desobedecendo as regras poderá ter problemas no futuro.
“Com o visto F1, você não pode trabalhar, a menos que, depois de concluir o seu curso, consiga um OPT (Treinamento Prático Opcional), que vai te dar uma autorização de trabalho. Mas só com o visto F1 você não é autorizado a trabalhar em hipótese alguma. Mesmo em trabalho informal, você estaria trabalhando ilegalmente e, se você futuramente tentar pedir algum visto para conceder uma autorização de trabalho ou green card, corre o risco de ser questionado e ter problemas junto à imigração para obter esse novo visto”, detalha.
Além disso, o advogado também é firme em não recomendar que os brasileiros usem o visto F1 para trabalhar. Já que isso pode se tornar um grande problema na hora de realizar um ajuste de status.
O que significa trabalhar nos EUA com OPT?
Como você leu acima, o especialista explica que somente será possível trabalhar nos EUA dessa forma, com o visto estudantil, tendo um OPT, que nada mais é do que um treinamento prático opcional.
Mas o que seria isso? É o aluno conseguir uma autorização de trabalho para atuar no seu campo de estudo. Ela deve ser emitida pelos serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), antes de sair em busca por uma ocupação no mercado.
Ele explica, ainda, que o contratante deve ter ciência do status desse trabalhador quando o contratar e inseri-lo no quadro de funcionários da empresa.
Isso porque um cidadão com visto estudantil e com OPT é considerado um trabalhador temporário. Isto é, pode trabalhar somente por um determinado tempo e não tem permissão para seguir realizando suas tarefas ou residindo no país após o término da autorização.
É possível seguir nos EUA só com visto estudantil?
A resposta é não. Como dito acima, o visto de estudante tem como finalidade apenas os fins acadêmicos e no período que estiver em curso.
Inclusive, no caso do OPT, ao determinar a autorização, o trabalho temporário não pode permanecer, exceto se conseguir outro tipo de visto.
Além disso, para quem não sabe, existem dois tipos de OPT:
- OPT de pré-conclusão; e
- OPT de pós-conclusão.
O primeiro é destinado aos estudantes que trabalham, mas ainda estão em formação, ou seja, estão perto de concluir o curso, mas já obtiveram a autorização. Neste caso, ele consegue 20 horas de trabalho semanal, podendo exercer período integral nas férias entre os semestres.
Já o de pós é voltado a quem já teve a sua graduação concluída, mas precisa da autorização antes do término do curso. Neste, não há restrição ou limite d ehora, uma vez que o estudante já está com o curso finalizado.
A duração máxima de um OPT é de 12 meses.
Gostou e quer saber mais? Veja então quanto está custando o visto americano em 2022.
Leia também no FinanceOne: