Quer viajar depois da pandemia? Confira as melhores dicas e destinos

0
428
Mulher com máscara descartável no rosto um mapa turístico nas mãos
0
(0)

Com a vacinação contra a Covid-19 avançando cada vez mais, é natural começar a pensar nos próximos destinos de viagem. Mas a decisão de onde viajar depois da pandemia ainda requer alguns cuidados e critérios especiais.

Alguns países já afrouxaram os controles sanitários relacionados à doença, mas outros ainda seguem protocolos rigorosos e podem estar até mesmo fechados para brasileiros.

Além disso, há locais com a vacinação e a contenção do contágio mais e ou outros menos evoluídos. Essas são questões que quem estiver pensando em viajar nos próximos meses precisa levar em conta.

E mesmo que a ideia seja embarcar só no próximo ano, estar atento a esses pontos ainda será fundamental. Afinal de contas, ninguém sabe realmente quando voltaremos 100% à normalidade.

Pensando nisso, FinanceOne listou algumas sugestões de destinos nacionais e internacionais para viajar nos próximos meses. Além de uma lista de dicas e precauções para tomar antes de escolher o lugar.

Como escolher para onde viajar depois da pandemia

Antes de apontar alguns destinos possíveis e atrativos, vamos falar sobre o que levar em conta na hora de escolher o lugar. Mesmo que se trate de uma viagem depois da pandemia, o cuidado ainda será necessário por um tempo.

Por causa do risco relativo ao vírus e suas variantes, novos critérios precisam ser adotados nessa pesquisa de destinos e a cautela, dobrada.

Confira algumas dicas de como pesquisar bons locais para viajar a seguir!

1. Fique o mais perto possível

Antes de viajar, conversar com um agente de viagens é fundamental. Mas FinanceOne já adianta uma recomendação: não vá muito longe.

Muitas pessoas têm recomendado e optado por realizar viagens em lugares mais próximos de casa. Afinal, quanto mais perto você estiver, mais fácil será voltar se for necessário.

Além disso, o acesso a alguns locais mundo afora podem estar mais caros e restritos nesse momento. Então ficar no mesmo continente ou dar preferência a viagens nacionais pode ser uma boa pedida.

2. Vá na direção contrária

Seguir o mesmo fluxo do restante das pessoas nunca é a melhor ideia, mas agora com um vírus à espreita adotar a estratégia de ir na contramão faz ainda mais sentido.

Evite os destinos de viagem mais óbvios, pelo menos por enquanto. Esses locais podem tender a ficarem mais cheios de turistas e, mesmo com os protocolos de segurança, você conseguirá aproveitar melhor lugares mais vazios.

3. Verifique a situação da pandemia no destino

Pesquisar sobre a situação da pandemia no local, sobre as políticas de contenção do vírus, os índices de vacinação, são ótimos critérios para escolher para onde viajar depois da pandemia.

Uma dica de ouro: procure por lugares com o selo Safe Travel Internacional. Esse é um protocolo criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC), que estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países a fim de tornar as viagens mais seguras.

A certificação é concedida para os lugares que demonstraram possuir um protocolo seguro para a acolhida de turistas. Ou seja, boas práticas de prevenção ao Coronavírus.

Três mulheres em uma estação de trem utilizam máscaras faciais e uma delas segura uma mala de viagem
Viajar depois da pandemia ainda vai exigir cuidados especiais como precaução

7 destinos nacionais e internacionais para viajar depois da pandemia

1. Torres RS

A cidade de Torres, situada no extremo norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul, se destaca por ser a única com praias do estado. E está entre os locais com a certificação Safe Travels.

O selo foi conquistado após a Secretaria de Turismo apresentar as ações desenvolvidas pelo Selo Ambiente Limpo e Seguro, além das ações realizadas na cidade no combate ao Coronavírus.

Quem decidir visitar a cidade poderá desfrutar de praias com cenários únicos, graças aos acidentes geográficos, falésias e enseadas. O verão gaúcho, que vai da metade de dezembro à metade de março, é uma boa época para conhecer o lugar.

2. Salvador BA

A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a receber o selo Safe Travel Internacional. Não é à toa que Salvador esteve, novamente, entre os destinos mais procurados do Brasil.

A dica é buscar as atrações e pontos turísticos em dias estratégicos para evitar aglomerações. Mas a vantagem é que a cidade oferece uma boa diversidade de programas.

Desde passeios culturais, até programas mais urbanos (noturnos ou diurnos) até praias e atrações turísticas. A gastronomia local também é um excelente atrativo.

3. Rio de Janeiro RJ

A capital carioca também está na lista de lugares seguros para viajar depois da pandemia (e durante também). Apesar de ser uma cidade litorânea, existem atrativos turísticos para todos os públicos.

Assim como em Salvador, o segredo está em fazer uma escolha cuidadosa dos pontos que se deseja visitar. Dias úteis, por exemplo, podem ser mais indicados para conhecer os pontos mais famosos e com espaço limitado, como Cristo Redentor.

Uma vantagem para quem for conhecer o Rio de Janeiro é a possibilidade de encontrar programas de diferentes faixas de preço.

Se quiser fazer uma viagem com conforto e tudo que quiser à disposição, vai gastar um bom dinheiro. Mas também é totalmente possível montar um roteiro mais econômico.

+ Quanto custa ir para o Rock in Rio 2022? Conheça todos os gastos!

4. Bento Gonçalves RS

Novamente no Sul do Brasil, Bento Gonçalves é mais um destino considerado seguro. E não é à toa que é um dos destinos mais visitados da Serra Gaúcha, atrás apenas de Gramado e Canela.

O lugar vai encantar amantes do vinho, já que é considerado a capital brasileira do vinho. Além da intensa atividade vitivinícola, está repleto de roteiros onde os primeiros imigrantes italianos iniciaram o cultivo da uva.

Entre os clássicos destinos da cidade está o passeio de Maria Fumaça. No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco em alguns dias mais frios. Por isso, a viagem pode ser mais bem aproveitada em outras estações.

Além disso, entre setembro e abril (principalmente do final de janeiro até o início de março) as paisagens estão mais lindas porque é a época da colheita da uva.

5. Arábia Saudita

Partindo agora para algumas opções de viagens internacionais, a primeira sugestão é a Arábia Saudita. O destino, apesar de ser um dos mais fechados do mundo para turismo, anunciou em janeiro que começaria a emitir vistos para turistas brasileiros.

Por isso está entre as oportunidades para viajar depois da pandemia. E, sim, também tem o selo Safe Travel. Mas um ponto de atenção aqui é: os turistas brasileiros precisam ter atenção aos regulamentos e tradições nacionais durante todo o período de estadia.

O país também possui diversas atrações, como a moderna capital Riade. Também é possível conhecer as “as Maldivas da Arábia Saudita”, que são as praias de Umluj, conhecidas por suas águas cristalinas.

6. Barcelona (Espanha)

Quando se trata de viagens internacionais, principalmente na Europa, alguns dos destinos mais comumente escolhidos estão meio suspeitos este ano. Existem incógnitas em relação à Itália, França e Alemanha, por exemplo.

Mas outros países são boas pedidas para se planejar para viajar depois da pandemia. Um deles é Barcelona, na Espanha, mais uma cidade que recebeu o selo internacional de viagem segura.

O turismo local também tem muito a oferecer, principalmente para quem curte uma vibe mais urbana e cultural.

Alguns exemplos são o Park Guell, o mais famoso de Barcelona; e construções famosas como La Pedrera e Casa Batlò, ambas do famoso arquiteto espanhol Gaudí e declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

7. Quintana Roo (México)

Quintana Roo é um estado do México onde está localizada a famosa cidade de Cancún. Além de ter o selo Safe Travels, o país está entre os principais destinos internacionais para viajar depois da pandemia, segundo última pesquisa da Global Rescue.

Cancún, especificamente, é considerado um dos destinos mais completos para turistas. Isso porque a cidade oferece atrações que vão desde passeios culturais, passando pelas praias, até opções para badalação noturna.

Curtiu as dicas e sugestões para viajar depois da pandemia? Então compartilhe o artigo com seus amigos e deixe a sua sugestão nos comentários também!

Leia também: Como emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui