7 universidades para cursar ensino superior a distância

Escrito por: Camila Miranda em 4 de junho de 2020

O ensino superior a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais espaço na educação brasileira. Hoje, é possível encontrar diversas opções de cursos EAD, especialmente nas universidades particulares.

Uma das vantagens do EAD é a maior flexibilidade de horário, pois é o aluno quem escolhe quando e como vai estudar. Além disso, a redução de custo também um é um grande benefício para quem escolhe essa modalidade.

Também vale lembrar que o diploma do superior a distância é igual ao curso presencial.

Mesmo assim, muitas pessoas que pensam em fazer um ensino superior a distância ficam na dúvida: quais são as melhores faculdades para estudar? 

Se você também tem essa dúvida, este texto é para você! Vamos falar sobre a importância de fazer um curso EAD reconhecido pelo MEC e listar sete universidades para você cursar ensino superior a distância. Boa leitura!

um notebook, celular e caderno na mesa para demonstrar o ensino superior a distância
Diversas universidades oferecem cursos de graduação, pós e MBA a distância

A importância do ensino superior a distância ser reconhecido pelo MEC

É importante escolher um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) porque só assim você vai conseguir atuar na área, já que o diploma precisa ter validade no Brasil. 

A autenticação do MEC assegura que a formação é oficial perante a lei. Além disso, somente um diploma reconhecido pelo ministério permite ao recém-formado o registro no Conselho Regional da sua profissão. 

E se você pensa em fazer concurso público, aí mesmo é que o curso precisa ser aceito pelo MEC, uma vez que o candidato só consegue participar de concursos públicos de nível superior com a comprovação do ensino. 

Ou seja, o reconhecimento do MEC no curso de ensino superior a distância é mais que necessário, sobretudo para abrir portas para a sua carreira. 

E as universidade estão cada vez mais atentas à isso. Vale lembrar que o diploma EAD tem a mesma validade que uma graduação presencial, já que as grades curriculares e carga horária são semelhantes. 

É necessário também que o aluno cumpra as atividades complementares, acompanhe as aulas e faça as provas.

Agora que você já sabe sobre a importância do diploma ser reconhecido pelo MEC, vamos apresentar sete universidades confiáveis para você realizar o seu ensino à distância. Confira! 

Cruzeiro do Sul oferece mais de 30 graduações EAD 

A Cruzeiro do Sul tem mais de 30 cursos para ensino superior. Todo o processo é feito online: inscrição, prova e matrícula. 

Alguns dos cursos ofertados pela universidade são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Filosofia, Geografia, entre outros. 

Além da graduação, a Cruzeiro do Sul também disponibilizada pós-graduação e cursos técnicos com programas de bolsa de estudos e financiamentos. 

+ Saiba mais sobre os cursos da Cruzeiro do Sul

Estácio disponibiliza podcast para alunos 

A Universidade Estácio de Sá ou somente Estácio, como é conhecida, conta com mais de 500 polos espalhados por todo o Brasil, permitindo que os alunos façam as provas e atividades nas sedes caso haja necessidade. 

A faculdade tem um novo jeito de ensino e plataforma: ela disponibiliza podcast das aulas para os alunos.

Além disso, as disciplinas possuem aulas com vídeos de debates entre professores e convidados, que podem facilitar ainda mais o aprendizado, e simulados que valem notas. 

São diversos cursos EAD oferecidos pela Estácio, alguns deles são: Comunicação Institucional, Administração, Marketing, Serviço Social, Pedagogia etc.

+ Confira os cursos da Universidade Estácio de Sá

FADERGS oferece dois modelos de ensino superior a distância

O Centro Universtário da FADERGS possui dois modelos de EAD. O primeiro é o ensino a distância tradicional, totalmente online. O segundo é com uma aula presencial.

O EAD com aula presencial funciona da seguinte maneira: o aluno terá que fazer uma disciplina presencial por semestre para interação e networking com os colegas do curso.

A FADERGS tem os seguintes cursos disponíveis: Comércio Exterior, Planejamento Tributário, Letras, História, Análise de Desenvolvimentos de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e História.

+ Conheça a graduação a distância da FADERGS

FMU tem EAD em graduação e pós-graduação

O Centro Universitário FMU oferece aos alunos graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres a distância. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Além das aulas interativas, o Centro Universitário também oferece simuladores e laboratórios virtuais.

Alguns dos cursos disponíveis são: Gestão Hospitalar, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

+ Veja sobre os cursos do FMU

Unifacs oferece cursos EAD em diversas as áreas

A Unifacs tem cursos a distância em várias áreas. São elas: Educação, Negócio, Tecnologia, Saúde, Turismo, Direito, Engenharia, Design e Gastronomia.

Além da graduação online, a Unifacs também oferece pós-graduação, MBA e alguns cursos de graça. Tudo isso de forma online e prática.

A universidade também oferece aos alunos outros benefícios, como por exemplo, laboratórios virtuais e simuladores, por exemplo.

+ Descubra detalhes da graduação a distância da Unifacs

Anhembi tem graduação, pós e MBA online

A Universidade Anhembi Morumbi oferece aos alunos diversos cursos online de graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres.

Entre os cursos estão: Ciências Contábeis, Administração, Licenciatura em Pedagogia, Segurança da Informação e Gestão de TI, Relações Internacionais, etc.

Além dos laboratórios interativos, a universidade também disponibiliza encontros entre alunos e tutores uma vez por semana.

+ Saiba mais sobre o EAD da Universidade Anhembi

UNP tem diversos cursos para ensino superior a distância

A Universidade Potiguar, ou simplesmente UNP, conta com diversos cursos em graduação a distância, pós e MBA. Entre eles, estão: Engenharia Civil, Marketing, Logística, Gestão Hospitalar, Administração e outros.

A UNP oferece aulas interativas em vídeos para os alunos, simuladores para testes e laboratórios de estudos.

Além disso, a universidade também oferta alguns cursos livres e online, como Sistema Educacional e Políticas Públicas.

+ Conheça os cursos a distância da UNP

Viu, só? Com essa lista fica fácil escolher a sua faculdade e começar um curso de ensino superior a distância, não é? Dessa forma, não perca tempo e faça logo a matrícula para desenvolver ainda mais seus conhecimentos.

Achou as dicas sobre as universidades boas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros amigos a ficarem por dentro do assunto!

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

mercado de ações
Como ganhar dinheiro viajando
graduação a distância grátis