
A renda variável acaba perdendo com a alta de juros, mas é possível encontrar ações que pagam dividendos acima da Selic. Especificamente, três papéis foram destaque em pesquisa realizada pela TradeMap.
Na última quarta-feira, 1, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou que a taxa básica de juros da economia está mantida em 13,75% ao ano.
Inclusive, a perspectiva é que esse percentual seja mantido ou até que suba mais nas próximas reuniões. A maioria dos especialistas acredita que a taxa cairá somente no final do ano, se cair.
Portanto, o cenário não é dos mais favoráveis para quem investe em renda variável. Mais do que nunca, se faz necessário realizar uma boa análise de mercado e apostar em papéis com mais perspectiva de crescimento.
3 ações que pagam dividendos acima da Selic
Um levantamento da TradeMap aponta quais ações pagam dividendos acima da Selic e são promissoras para 2023. São papéis pertencentes aos índices de ações Ibovespa, Índice Brasil 100 (BRX100), Índice Dividendos (IDIV) e Índice Small Cap (SMLL).
O estudo realizou projeções futuras, considerando as companhias abertas com volume financeiro médio diário acima de um R$1 mi por dia. Além disso, são empresas que tiveram lucro em 2021 e 2022.
Esses papéis pagaram dividendos ou Juros Sobre Capital Próprio (JCP) nos últimos cinco anos e também não alteraram a política de dividendos. Esses foram critérios estabelecidos para o levantamento.
O resultado é uma lista com mais de 20 ações com projeção de Dividend Yield (DY) acima de 5% para 2023. Considerando a taxa Selic, três ações podem superar os 13,75% ao ano:
- Petrobras (PETR4 e PETR3) – atingiram um rendimento em dividendos acima de 50% de 5 dezembro de 2021 a 5 de dezembro de 2022 (período considerado no levantamento);
- Unipar (UNIP6) – os dividendos do período foram de 21,94%;
- BrasilAgro (AGRO3) – com DY de 21,89%.

Como a taxa Selic impacta na Bolsa de Valores?
Quanto a taxa Selic está baixa, como agora, o momento é favorável aos investimentos de renda variável. Já quanto ela está alta, como agora, a renda fixa paga mais e a renda variável fica menos rentável.
Como já visto, isso não quer dizer que o investidor deve eliminar a renda variável de sua carteira. Na verdade, manter as aplicações diversificadas é sempre importante, sendo necessário apenas realocar recursos nos lugares certos.
Quando a Selic está baixa, a oferta de crédito melhora e o consumidor tem mais poder de compra. Isso repercute em mais lucro para as empresas e, portanto, mais rentabilidade para quem investe nessas ações.
Quando o Banco Central sobe a taxa básica de juros, acontece o contrário. Com o intuito de frear a inflação, freia-se também a própria economia e ocorre o encarecimento do crédito.
Ou seja, governo, empresas e pessoas, todos, têm mais dificuldade para pagar formas de crédito. Consequentemente, a economia perde o fôlego e o desempenho geral menor, refletindo na Bolsa.
Além disso, como a renda fixa se torna mais atrativa, os investidores migram a maior parte de seus recursos para essas aplicações. Isso impacta no preço das ações.
A alta de juros também repercute no valuation das empresas, o preço justo das ações. Quanto maior a Selic, mais prejudicado fica esta percepção.
O conteúdo ajudou? Então compartilhe as ações que pagam dividendos acima da Selic e leia também: Copom mantém taxa Selic em 13,75% ao ano pela 4ª vez consecutiva.