Você abriu o seu próprio negócio e não sabe o valor dele? Então é essencial saber o que é valuation (ou em português, avaliação).
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Afinal, saber o valor de uma empresa é uma informação estratégica muito importante para o planejamento de seu futuro. Além de ser essencial para operações de compra e venda, total ou parcial, das suas cotas ou ações.
Com esse cálculo, você consegue ainda se planejar para o futuro, descobrir boas oportunidades para o seu negócio e até mesmo valorizá-lo, o empreendedor precisa ter uma noção completa sobre a empresa.
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Para empreendedores, essa informação é essencial na hora de buscar investimentos para financiar os planos de crescimento da empresa ou até mesmo para a venda da operação.
No caso dos investidores da Bolsa de Valores, é importante ter a noção de média de preços das ações para entender se é a melhor hora para investir em determinada empresa ou se o preço está acima da média.
Importância do cálculo
Como dito acima, entender o significado de Valuation e saber calcular o valor da sua empresa tem grande importância para compreender onde ela se posiciona no mercado.
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Além disso, é fundamental para relatórios fiscais, podendo ser utilizado para fins legais e tributários.
Com ele, é possível controlar algumas informações muito importantes, como:
- Gestão de carteira;
- Aquisição de novas empresas;
- Finanças.
Entretanto, para compreender a importância do cálculo de Valuation, é necessário entender a diferença de 3 fatores. São eles: valor, custo e preço.
- Valor: determinado pelo ponto de vista do usuário, é a utilidade e qualidade, atribuída a um produto ou serviço;
- Custo: valor monetário necessário para se efetuar um processo de fabricação;
- Preço: é o que se paga pelos produtos ou serviços que adquirimos.
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Quais são os principais métodos de valuation?
Além de saber o que é valuation, é bem importante que você saiba também que existem diferentes metodologias que podem ser aplicadas para fazer a avaliação de um negócio.
Existem diversas metodologias de valuation, como: valor patrimonial ou contábil, múltiplos de negócios realizados anteriormente, valor de mercado de empresas semelhantes, valor de liquidação ou de reposição e fluxo de caixa descontado.
Entre os principais estão:
1 – Fluxo de caixa descontado
Um dos mais conhecidos e utilizados, esse método de valuation tem como base a avaliação do fluxo de caixa da empresa. Para isso, são considerados pontos como as suas receitas, despesas e custos da organização.
Somado a esses critérios, é preciso estabelecer as taxas de desconto do negócio, percentual que indica a desvalorização do dinheiro que circula em longo prazo. A taxa de desconto pode levar em conta todos os custos do capital e os riscos do empreendimento.
Por fim, deve ser feita a soma do fluxo de caixa da companhia e subtrair desse valor as taxas de descontos identificadas. O resultado é o valuation do negócio.
2- Múltiplos mercados
Consiste em precificar o valor de uma empresa através da comparação com múltiplos de empresas do mesmo segmento de atuação. É a análise da atual precificação deste indicador com o múltiplo de uma empresa com o mesmo perfil.
O método de análise comparativa parte do pressuposto de que empresas com características parecidas deveriam ter múltiplos de mercado similares, pelo menos a longo prazo.
Para realizar uma análise comparativa você deve compilar primeiramente uma lista com os nomes das empresas que possuem características similares e que participem do mesmo setor de atuação.
O conhecimento sobre Valuation ajuda a minimizar eventuais erros. Para isso, você precisa ter as respostas certas para as perguntas.
Dessa forma, suas chances de obter um modelo de Valuation mais assertivo aumenta bastante.
+ Capital de giro: como obter para a sua empresa e por que é importante
3 – Liquidação de ativo
O valor de liquidação é o caixa líquido que uma empresa receberá se seus ativos forem liquidados e seus passivos forem pagos no dia de hoje.
O valor de liquidação é o valor dos imóveis, instalações, equipamentos e estoque da empresa. Os ativos intangíveis, como propriedade intelectual, boa vontade e reconhecimento de marca de uma empresa, são excluídos do valor de liquidação de uma empresa.
A liquidação, portanto, é a diferença entre o valor de ativos e passivos tangíveis.
Como calcular o valuation?
O cálculo do valuation varia conforme a metodologia escolhida. Para auxiliar no processo, mostramos alguns pontos que devem ser considerados ao realizar o processo. Aprenda a seguir!
1 – Renda ou FDC
Na avaliação focada no fluxo de caixa ou na renda, existem três etapas que podem ser observadas pelos empreendedores na hora de realizar o cálculo. Entenda quais são e como elas funcionam:
- Projeção do fluxo de caixa, com o desconto dos gastos do montante recebido e considerando períodos futuros;
- Definição da taxa de desconto, que visa representar a desvalorização que o dinheiro com o tempo;
- Somar os resultados com os devidos descontos para encontrar o valuation.
Em startups e empresas novas no mercado, a taxa de desconto utilizada por investidores para realizar o cálculo costuma ser elevada. Isso porque há maior exposição à oscilações e incertezas. Esse é um mecanismo usado para aumentar a segurança dos investimentos.
Nesse caso, ao utilizar essa metodologia, é importante ter um embasamento para defender os descontos aplicados perante investidores. Isso pode ajudar no convencimento sobre a aplicabilidade dos seus resultados.
Alguns profissionais, para calcular a taxa de desconto, usam o rendimento médio da empresa na Bolsa de Valores. Mas é possível usar também a média de rendimentos das aplicações em renda fixa.
Na hora de calcular o valuation, é importante ter em mente que a taxa de desconto deve ser aplicada em cada ano. Por exemplo: se a estimativa de fluxo de caixa foi calculada com base em uma projeção de dez anos, a taxa deve ser aplicada a cada um desses anos.
Quanto maior o tempo analisado, menos precisas se tornam as projeções. Por isso, geralmente, o FDC usa entre cinco e dez anos (máximo).
Você vai perceber que precisará buscar alguns números nos balanços das companhias para fazer esse cálculo. Essas informações geralmente estão disponíveis nos sites de relacionamento com investidores das empresas.
Feita a projeção de fluxo de caixa para cada um dos anos e definida a taxa de desconto, a soma dos fluxos de caixa trazidos ao valor presente indicam qual é o valor real de uma companhia.
Como calcular o FDC?
Confira este exemplo simplificado, elaborado pelo site Suno: uma empresa tem a seguinte projeção de lucro para os próximos quatro anos:
- R$20.600,00
- R$22.800,00
- R$27.400,00
- R$32.200,00
Supondo-se que a taxa anual de juros seja de 10%:
- R$20.600 / (1,1) = R$18.727,27
- R$22.800 / (1,1^2) = R$18.842,98
- R$27.400 / (1,1^3) = R$20.586,03
- R$32.200 /(1,1^4) = R$21.993,03
Somando o valor dos quatro anos, o resultado é de R$80.149,31. Esse é o valor aproximado da empresa no período, o valuation.
Mas o número encontrado pode variar de acordo com a metodologia adotada. E mesmo com o cálculo correto, os resultados da empresa podem sair diferentes do previsto, o que afeta seu valor no mercado.
2 – Mercado
Aqui, o cálculo da valuation é feito em duas etapas. Primeiro, calcula-se o resultado para o indicador escolhido, como o P/PVA (Preço sobre Valor Patrimonial por Ação).
Depois, é preciso encontrar companhias semelhantes e fazer o comparativo entre os múltiplos escolhidos.
Nas empresas que já têm o capital aberto, negociando os papéis na bolsa de valores, é mais fácil obter informações necessárias para calcular cada indicador e fazer os comparativos. Nos demais casos, ele dependerá da disponibilidade de dados de cada companhia.
3- Ativos
Nesse caso, basta somar todo o patrimônio e ativos da empresa para entender a situação contábil da empresa.
Pela limitação em relação às perspectivas, já que deixa de considerar outros fatores que influenciam no valor, ela é mais indicada para situações de crise e dificuldades. Isso porque esse será o valor obtido diante da liquidação do negócio.
Como calcular o valor justo de uma ação?
Um dos principais usos para o valuation é descobrir o valor justo de uma ação na Bolsa de Valores. Os investidores usam essa metodologia para entender quando vale ou não a pena comprar uma cota.
Para descobrir o valor justo de uma ação, basta dividir o valuation pelo total de ações emitidas no mercado. O resultado será o valor justo de uma única ação.
Assim como o valor da empresa, o valor justo da ação é sempre aproximado. Afinal, ambas contas consideram critérios subjetivos e precisam ser utilizadas com cautela.
Além disso, o valuation não é o único indicador para escolher uma ação, outros fatores também devem ser considerados, como o desempenho da companhia, setor, etc.
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Colaboração: Tamires Silva