O aluguel de celular é um serviço que, embora não tão conhecido, pode ser muito vantajoso para quem contrata. Quer saber por que? Confira tudo sobre nesse artigo que o FinanceOne preparou para você.
Anúncios
Pode ser que você nunca nem tenha escutado sobre a possibilidade de aluguel de celular.
Afinal, pode parecer um pouco óbvio que comprar seja mais viável, visto que mesmo os modelos mais caros são mais baratos que carros, imóveis ou outros bens que costumam ser alugados.
Anúncios
Porém, existem casos em que alugar pode ser sim mais vantajoso. Isso vai depender muito de como você lida com esse tipo de tecnologia. Vamos entender melhor!
Como funciona o aluguel de celular?
Assim como qualquer outro esquema de aluguel, o processo é bem simples. Na maioria dos casos, as empresas possuem um determinado número de aparelhos que disponibilizam para aluguel.
Essas empresas também podem comprar aparelhos novos ou até adquirir modelos usados para alugar.
Anúncios
Nesse sentido, o cliente escolhe um modelo e verifica o valor mensal a ser pago por ele. Geralmente os planos são de 12 meses e, ao fim desse prazo, você pode escolher um novo modelo e devolver o antigo.
Em outras modalidades, por exemplo, é possível até mesmo pagar o valor restante do aparelho e ficar com ele, caso não deseje um modelo novo.
Vantagens
A opção de aluguel de celular começou a se propagar bastante por conta dos usuários de iPhone, o smartphone da Apple.
Isso porque os preços desse aparelho costumam ser altos e a marca lança novos modelos periodicamente. Assim, ao invés de trocar de modelo e pagar um alto valor, muitas pessoas viram uma vantagem no aluguel de celular.
Sendo assim, vamos analisar esse cenário. No site da Allugator, empresa que realiza o serviço, encontramos a seguinte informação: um iPhone 12 256GB por um valor de R$2.887,30 por 12 meses. Contudo, se fosse comprado em uma loja, o cliente pagaria R$6.579,90.
A comparação não acaba aí. Ao alugar o seu telefone, além de receber um aparelho novo e lacrado, ele vem com capa, película e carregador. Além disso, você tem direito a frete grátis para a chegada do celular, possibilidade de troca anual e iPhone reserva em casos de reparo.
O Itaú também possui o programa iPhone para Sempre, que possibilita que você tenha um modelo novo da marca todo ano.
Vale dizer também que muitos modelos já vêm com seguro, caso aconteça algum acidente, roubo ou furto. Dessa maneira, entendemos que para aqueles que gostam de trocar de aparelho regularmente, o aluguel pode ser uma opção bem mais econômica.
As empresas alugam outros modelos além do iPhone, fica a critério do cliente escolher qual é o de sua preferência.
+ Aluguel de iPhone: saiba quanto custará o serviço da Apple
Vale a pena?
Como dissemos acima, essa resposta vai depender muito da sua relação com a tecnologia. Se você é uma pessoa que gosta muito de ter sempre o modelo mais atual em mãos, o aluguel pode ser uma boa saída.
Porém, se você não se importa tanto com isso e pretende ter um aparelho por um longo tempo, aí talvez não seja uma opção viável.
Logo, uma maneira eficaz de entender o cenário é multiplicar o valor da mensalidade do aluguel pelo tempo que você pretende ficar com o aparelho. Daí você pesquisa nas lojas o valor de compra de um modelo novo e vê se faz sentido alugar ao invés de comprar.
Uma coisa para se ter em mente é que essa é uma alternativa que se popularizou justamente em relação aos modelos mais caros. Ou seja, caso você deseje uma linha que não possua um valor tão exorbitante, pode ser mais vantajoso juntar o dinheiro para comprá-lo.
E para finalizar, vai uma dica: caso deseje alugar um modelo seminovo (ou seja, já usado) pesquise bem a reputação da empresa e verifique atenciosamente as condições do aparelho.
Embora haja um compromisso em fornecer apenas celulares em bom estado, é preciso verificar bem o contexto para que você não acabe tendo um prejuízo.
+ Alugar o celular ou comprar parcelado: saiba qual opção vale mais a pena
Gostou de saber um pouco mais sobre aluguel de celular? Então fique de olho em outras matérias do FinanceOne e compartilhe com quem você acha que precisa conhecer esse recurso!