Quais aparelhos domésticos mais consomem energia elétrica? Confira!

0
109
Pessoa com dinheiro e conta de luz fazendo cálculos na calculadora
0
(0)

A conta de luz esse mês veio mais cara e você sentiu vontade de chorar? Se a sua resposta foi sim, então chegou a hora repensar os seus costumes no dia a dia para não sentir o peso no bolso de novo! E indo, além disso: entender quais aparelhos mais consomem energia na sua casa!

Assim, tomar algumas medidas simples e entender quais são esses aparelhos pode ser tudo o que você precisa para conseguir gastar menos energia. Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste texto que preparamos para você!

Os 5 aparelhos que mais consomem energia

O consumo de energia varia de acordo com dois fatores: a potência do aparelho e o total de horas que ele fica conectado ou é usado por dia/mês.

Por essa razão, a geladeira é um dos principais vilões quando falamos sobre aparelhos que mais consomem energia, já que ela fica ligada 24 horas.

Alguns sites, como da distribuidora de energia Light, colocam um simulador de consumo para facilitar o cálculo. Nele, é possível constatar quais os aparelhos que podem ser encontrados em uma casa e que têm maior potência, em média.

Fogão elétrico

O fogão elétrico, também conhecido como cooktop, é um aparelho novo, mas que ganhou espaço nas casas brasileiras. Apesar de ter um design moderno, ser prático e ocupar um pequeno espaço na cozinha, é um equipamento com um consumo muito alto de energia elétrica.

Se o cooktop for utilizado durante o tempo de uma hora por dia, em um mês terá consumido aproximadamente 68 kWh de energia.

Ar Condicionado

Consome até 10 vezes mais energia que o ventilador. Portanto, recomenda-se o uso apenas quando o calor for realmente insuportável e o ventilador não der conta.

Para quem não consegue abrir mão, a recomendação é limpar com frequência os filtros, pois a sujeira força o aparelho a trabalhar mais.

Geladeira

A geladeira é vista como um dos aparelhos que mais consomem energia, já que ela fica ligada 24 horas por dia durante a semana.

Segundo o site da Enel, uma geladeira tem em média potência de 250 W. Apesar de não ser tão alta, ela fica ligada direto. Por isso, o consumo mensal médio dela pode ser:

250 W X 24 horas X 30 dias / 1.000 = 180 kWh/mês.

Secador de cabelo

O secador de cabelo pode ser um grande vilão na nossa conta de luz. Caso tenha uma potência de 2.000 W, com uma utilização de 30 minutos por dia, temos um gasto de 30 kWh por mês.

Televisão

O tipo e a marca da televisão, assim como seu tamanho, também podem influenciar na conta de luz! Assim como ocorre com a geladeira e o ar-condicionado. Além disso, quanto maior a televisão, mais consumo de energia ela terá.

Por exemplo, uma televisão em cores de 42 polegadas do tipo LED gasta, em média, 30,45 kWh em um mês, caso fique ligada, em média, 5 horas por dia.

+ Confira 10 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz

+ Entenda o que significa ICMS na conta de luz

Entenda por que a conta de luz pode ficar mais cara

O principal fator para a conta de luz ficar mais cara é a variação de consumo. No verão, por exemplo, as pessoas tendem a usar mais a geladeira e deixarem ventilador ou ar-condicionado ligados. 

Pessoa com dinheiro e conta de luz fazendo cálculos na calculadora
Saiba quais aparelhos mais consomem energia e como conseguir economizar na conta de luz

Mas, além do consumo diário, é importante entender as mudanças na bandeira tarifária também. 

O sistema de bandeiras tarifárias — as que você conhece como verde, amarela e vermelha — foi criado em 2015 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Elas visam indicar para o consumidor, mensalmente, se a conta de luz terá acréscimo ou não devido ao uso das termelétricas. Isto é, se em determinado mês tiver pouca chuva, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cairá e, com isso, a produção de energia diminui. 

No entanto, para neutralizar esses efeitos, o governo manda acionar as usinas termelétricas. Elas são mais caras que as hidrelétricas e podem ser movidas a óleo diesel, carvão ou gás. 

A adição da bandeira amarela ou vermelha na conta significa que a energia será gerada com um custo adicional e isso será repassado para você na conta.

A bandeira está, portanto, atrelada ao seu consumo. Por isso, vale a pena economizar! Outros fatores que podem alterar a conta de luz e deixá-la mais cara são: 

  • reajustes anuais;
  • cobrança de alguma contribuição pública; 
  • mau uso dos aparelhos eletrônicos. 

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ajudar alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui