O que significa ICMS na conta de luz? | FinanceOne

O que significa ICMS na conta de luz?

Escrito por: Camila Miranda em 31 de julho de 2020

Você sabe o que é ICMS na conta de luz? De fato, são muitos os encargos e tributos que aparecem de forma técnica na conta de energia de muitos brasileiros. Às vezes, não acompanham nenhuma explicação.

E um dos tributos que gera dúvidas entre os clientes é o ICMS, um imposto estadual cobrado sobre tudo que é considerado produto ou serviço.

Se você tem dúvidas sobre o que significa ICMS na conta de luz da sua casa, continue lendo este texto. Explicaremos o que é e como funciona a cobrança.

economizar luz no verão
Entender a fatura de energia elétrica e os cálculos de consumo é um desafio aos consumidores

O que é o ICMS na conta de luz?

Sempre que adquirimos um produto ou serviço, no seu preço está incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS).

É um tributo de competência estadual. Ou seja, é cobrado pelo governo estadual e as empresas repassam para ele todo o valor arrecadado.

Por isso, o cliente tem contato diário com esse imposto, mesmo que sem perceber. E esse imposto também é cobrado na conta de energia.

E ele é cobrado de acordo com a nossa Constituição Federal, que considera a energia elétrica como um tipo de mercadoria. Por esse motivo, é incidido o valor do ICMS sobre a conta.

Mas você sabe como esse tributo é calculado na conta? Veja a seguir!

Como é calculado o ICMS na conta?

Como explicado, o ICMS reincide na conta de energia. Mas a sua porcentagem cobrada varia de acordo com o consumo do cliente e também de cada estado. Veja a seguir:

  • até 50 kWh = isento;
  • consumo entre 51 kWh e 300 kWh = 18% de ICMS;
  • entre 301 kWh e 450 kWh = 31% de ICMS;
  • consumo superior a 450 kWh = 30% de ICMS.

De acordo com o site da Enel, no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, quanto maior for o consumo, maior será a alíquota cobrada. Por isso, fique de olho em como está o seu consumo de energia.

A dica é: desenvolva hábitos conscientes na hora de consumir luz. Assim, você economiza na sua conta de energia no final do mês.

+ 5 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz
+ 12 vilões que aumentam a sua conta de luz

A devolução do valor do ICMS inserido na conta de luz ganhou repercussão nas redes sociais. Mas, segundo a Enel, essa suposta devolução não acontece por parte da companhia.

“A Enel não retém estes valores e, por isso, não realiza a devolução ICMS cobrado na conta de energia”, disse em nota divulgada em seu site.

A companhia também explicou que a devolução não é feita pois o montante do ICMS arrecadado na conta é repassado integral para o governo do Estado.

De fato, a restituição do ICMS pode ser feita caso tenha sido cobrado indevidamente.

Mas ação não deve ser feita contra a distribuidora de energia, mas sim contra o Estado. FinanceOne disponibiliza um guia completo explicando sobre a restituição do ICMS na conta de luz.

Governo prorroga MP que isenta pagamento da conta de luz

Em julho, o governo federal decidiu prorrogar por mais 60 dias a Medida Provisória (MP) que trata da isenção do pagamento da conta de luz para a população mais pobre.

O benefício, que foi criado em abril devido a pandemia do coronavírus, havia terminado no dia 30 de junho.

A isenção é feita para os clientes que têm consumo mensal de energia elétrica inferior ou igual a 220 quilowatts-hora (kWh).

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, ainda está em aberto se a isenção continuará sendo estendida por mais dois meses. O assunto também está sendo avaliado pelo Ministério da Economia.

Gostou do nosso conteúdo sobre ICMS na conta de luz? Aproveite a visita em nosso site e leia o texto: “o que são bandeiras na conta de luz?” que separamos para você!

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
FGTS rende mais que a Selic