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    InícioNotíciasEmpreendedorismoAprenda como utilizar o WhatsApp Business e quais as vantagens

    Aprenda como utilizar o WhatsApp Business e quais as vantagens

    4.3
    (15)

    O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de troca de mensagens. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes.

    Todo profissional, pessoa física ou jurídica (PMEs), pode obter muitas vantagens usando o WhatsApp Business.

    WhatsApp Business
    O WhatsApp Business foi lançado e se torna uma nova oportunidade para fidelizar seus clientes

    Empresas do setor do comércio físico e virtual e prestadores de serviço são os principais usuários da ferramenta.

    Vale destacar que hoje o aplicativo já tem versão para o sistema IOS, do iPhone, e Android.

    Como se cadastrar no WhatsApp Business?

    Para você começar a usar o WhatsApp Business em seu negócio, primeiro é preciso baixar o app.

    Depois, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu negócio e, em seguida, confirmar o número.

    Talvez seja necessário informar também o site e horário de funcionamento da empresa.

    7 recursos disponíveis no aplicativo

    1 – Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.

    2 – Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas-vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.

    3 – Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.

    4 – Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.

    5 – Etiquetas – organize seus contatos e os classifique com etiquetas para encontrá-los com facilidade quando precisar.

    6 – WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.

    7 – Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.

    Aprenda a configurar passo a passo

    1 – Acesse o WhatsApp Business;

    2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

    3 – Abrirá o menu de configurações

    4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

    5 – Clique em “mensagem de saudação”;

    6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em “Ok” e clique em “salvar” no canto superior direito da tela.

    + PIX x WhatsApp Pay: compare as diferenças e vantagens de cada um

    Como colocar as mensagens de ausência?

    Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.

    1 – Acesse o WhatsApp Business;

    2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

    3 – Abrirá o menu de configurações;

    4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

    5 – Clique em “mensagem de ausência”;

    6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência – Depois digite a sua mensagem e clique em “Ok”. A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.

    7 – Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas. Você pode escolher:

    • Enviar sempre;
    • Horário programado;
    • Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).

    8 – A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é “Destinatários”. Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:

    • Todos;
    • Ninguém na agenda de contatos;
    • Todos com exceção de;
    • Enviar apenas para;
    • Personalize segundo as necessidades do seu negócio.

    Por fim, clique em salvar no canto superior direito da tela.

    Qual a vantagem da ferramenta?

    O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.

    O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.

    Para se ter uma ideia, enquanto a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100%.

    Além disso, a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.

    A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. Ou seja, essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.

    Otimize suas vendas por meio do aplicativo

    1 – Tenha um número de telefone específico para a empresa

    Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano. Além disso pode soar pouco profissional para alguns clientes.

    2 – Capriche no perfil

    Ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante.

    Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

    3 – Seja educado e prestativo

    Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes.

    Contudo, lembre-se que críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca as levar para o pessoal.

    4 – Tenha atenção com a gramática

    Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa?

    Afinal, além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

    5 – Não use o aplicativo como única forma de contato com o público

    Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

    O que achou disso?

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    Rafael Massadar
    Rafael Massadar
    Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

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    2 COMENTÁRIOS

    1. Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

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    O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de troca de mensagens. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes.

    Todo profissional, pessoa física ou jurídica (PMEs), pode obter muitas vantagens usando o WhatsApp Business.

    WhatsApp Business
    O WhatsApp Business foi lançado e se torna uma nova oportunidade para fidelizar seus clientes

    Empresas do setor do comércio físico e virtual e prestadores de serviço são os principais usuários da ferramenta.

    Vale destacar que hoje o aplicativo já tem versão para o sistema IOS, do iPhone, e Android.

    Como se cadastrar no WhatsApp Business?

    Para você começar a usar o WhatsApp Business em seu negócio, primeiro é preciso baixar o app.

    Depois, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu negócio e, em seguida, confirmar o número.

    Talvez seja necessário informar também o site e horário de funcionamento da empresa.

    7 recursos disponíveis no aplicativo

    1 – Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.

    2 – Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas-vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.

    3 – Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.

    4 – Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.

    5 – Etiquetas – organize seus contatos e os classifique com etiquetas para encontrá-los com facilidade quando precisar.

    6 – WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.

    7 – Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.

    Aprenda a configurar passo a passo

    1 – Acesse o WhatsApp Business;

    2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

    3 – Abrirá o menu de configurações

    4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

    5 – Clique em “mensagem de saudação”;

    6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em “Ok” e clique em “salvar” no canto superior direito da tela.

    + PIX x WhatsApp Pay: compare as diferenças e vantagens de cada um

    Como colocar as mensagens de ausência?

    Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.

    1 – Acesse o WhatsApp Business;

    2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

    3 – Abrirá o menu de configurações;

    4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

    5 – Clique em “mensagem de ausência”;

    6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência – Depois digite a sua mensagem e clique em “Ok”. A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.

    7 – Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas. Você pode escolher:

    • Enviar sempre;
    • Horário programado;
    • Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).

    8 – A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é “Destinatários”. Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:

    • Todos;
    • Ninguém na agenda de contatos;
    • Todos com exceção de;
    • Enviar apenas para;
    • Personalize segundo as necessidades do seu negócio.

    Por fim, clique em salvar no canto superior direito da tela.

    Qual a vantagem da ferramenta?

    O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.

    O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.

    Para se ter uma ideia, enquanto a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100%.

    Além disso, a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.

    A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. Ou seja, essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.

    Otimize suas vendas por meio do aplicativo

    1 – Tenha um número de telefone específico para a empresa

    Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano. Além disso pode soar pouco profissional para alguns clientes.

    2 – Capriche no perfil

    Ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante.

    Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

    3 – Seja educado e prestativo

    Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes.

    Contudo, lembre-se que críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca as levar para o pessoal.

    4 – Tenha atenção com a gramática

    Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa?

    Afinal, além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

    5 – Não use o aplicativo como única forma de contato com o público

    Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

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