O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de troca de mensagens. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes.
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Todo profissional, pessoa física ou jurídica (PMEs), pode obter muitas vantagens usando o WhatsApp Business.
Empresas do setor do comércio físico e virtual e prestadores de serviço são os principais usuários da ferramenta. Vale destacar que hoje o aplicativo já tem versão para o sistema iOS e Android.
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Como se cadastrar no WhatsApp Business?
Para você começar a usar o WhatsApp Business em seu negócio, primeiro é preciso baixar o app.
Depois, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu negócio e, em seguida, confirmar o número. Talvez seja necessário informar também o site e horário de funcionamento da empresa.
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7 recursos disponíveis no aplicativo
1 – Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.
2 – Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas-vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.
3 – Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.
4 – Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.
5 – Etiquetas – organize seus contatos e os classifique com etiquetas para encontrá-los com facilidade quando precisar.
6 – WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.
7 – Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.
Passo a passo para configurar o WhatsApp Business
1 – Acesse o WhatsApp Business;
2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);
3 – Abrirá o menu de configurações
4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;
5 – Clique em “mensagem de saudação”;
6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em “Ok” e clique em “salvar” no canto superior direito da tela.
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Como colocar as mensagens de ausência no WhatsApp?
Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.
1 – Acesse o WhatsApp Business;
2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);
3 – Abrirá o menu de configurações;
4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;
5 – Clique em “mensagem de ausência”;
6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência – Depois digite a sua mensagem e clique em “Ok”. A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.
7 – Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas. Você pode escolher:
- Enviar sempre;
- Horário programado;
- Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).
8 – A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é “Destinatários”. Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:
- Todos;
- Ninguém na agenda de contatos;
- Todos com exceção de;
- Enviar apenas para;
- Personalize segundo as necessidades do seu negócio.
Por fim, clique em salvar no canto superior direito da tela.
Qual a vantagem de utilizar o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.
O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.
Para se ter uma ideia, enquanto a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100%.
Além disso, a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.
A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. Ou seja, essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.
Otimize suas vendas utilizando o WhatsApp
1 – Tenha um número de telefone específico para a empresa
Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano. Além disso pode soar pouco profissional para alguns clientes.
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2 – Capriche no perfil
Ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante. Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.
3 – Seja educado e prestativo
Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes.
Contudo, lembre-se que críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca as levar para o pessoal.
4 – Tenha atenção com a gramática
Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa?
Afinal, além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.
5 – Não use o aplicativo como única forma de contato com o público
Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.
Gostou deste texto? Compartilhe com amigos e familiares que possuem um negócio para começarem a utilizar o WhatsApp Business.
*Colaboração: Camila Miranda
Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Muito obrigada, Camila!