A tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas e, principalmente, os negócios. Uma dessas facilidades é o aplicativo WhatsApp, que pode funcionar muito mais do que apenas um meio de comunicação.
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Mas como essa ferramenta pode te ajudar a ganhar dinheiro?
O aplicativo é uma alternativa que as pequenas empresas têm para interagir de uma forma mais fácil e dinâmica com os clientes. Isso porque o WhatsApp Business é uma ferramenta de automação que visa o lado profissional do negócio e, principalmente, da empresa.
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Muitos empresários já utilizavam o aplicativo para ter contato com os clientes, tirar dúvidas, realizar vendas e até fidelizar os consumidores, antes mesmo de ser lançado o WhatsApp Business.
Agora com essa nova versão, que está disponível para Android e iOS, existem diversas características que ajudam no dia a dia do seu negócio.
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Com essa atualização corporativa do WhatsApp, é possível criar um perfil com informações importantes da empresa para o cliente, além da utilização de diferentes funcionalidades do aplicativo. São elas que dão aos empreendedores a possibilidade de ganhar dinheiro com a plataforma.
Principais funcionalidades do WhatsApp Business
Organização das informações
Essa funcionalidade é a famosa etiqueta. Ela ajuda a organizar os contatos e conversas utilizando a legenda (que pode ser marcada por cores, por exemplo) para que você consiga encontrá-los de forma mais fácil.
Mostre a empresa
Também pode ser chamado de perfil comercial. Nele é criado um perfil com informações que você considera importantes. Por exemplo: o endereço da loja, a descrição, o e-mail e até mesmo o website.
Respostas rápidas
Essa função permite que você salve as mensagens que envia com mais frequência aos clientes. Sendo assim, é possível reutilizá-las para responder as perguntas mais frequentes que são enviadas, sem deixar o cliente esperando um retorno.
Estatísticas do fluxo de mensagens
Agora é possível ter acesso a métricas importantes, incluindo o número de mensagens que foram enviadas com sucesso, entregues e lidas.
Mensagens automatizadas
Para isso é necessário definir uma mensagem de ausência para quando não for possível responder os clientes. Dessa forma, eles serão informados sobre quando irão receber uma resposta. Também é possível criar uma mensagem de saudação para apresentar a empresa ao novo cliente.
Vantagens de utilizar o WhatsApp Business
Como falamos acima, o WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.
O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.
WhatsApp Business e funil de vendas
Com a função de criação de etiqueta é possível realizar o agrupamento de cliente por meio do estágio de compra ou do contato que foi feito com a empresa.
Assim, você pode ordenar os clientes de acordo com os níveis de acordo com o relacionamento do consumidor com a empresa. Você poderá dividir os clientes da seguinte forma:
A – clientes fidelizados;
B – novos clientes;
C – dúvidas;
D – realizar vendas.
Essa funcionalidade permite que o aplicativo funcione compilando os clientes de acordo com os perfis, facilitando o trabalho de quem responderá as perguntas.
Além disso, ela também permite que a marca envie promoções dos produtos para os consumidores, assim como dicas e novidades para futuros compradores.
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Outro benefício do WhatsApp Business é que o empreendedor consegue demonstrar a qualidade dos produtos oferecidos e personalizar o atendimento.
Sendo assim, é possível criar mensagens para cada grupo de clientes, adequando as respostas de acordo com o perfil de cada um deles.
Como utilizar o telefone fixo no WhatsApp Business
Para as empresas que não querem gerar um novo número para que os clientes entrem em contato, seja para realizar compras ou tirar dúvidas, o WhatsApp Business permite o uso do número do telefone fixo.
Para isso é necessário ter acesso ao aparelho para poder cadastrar o número. Confira o passo a passo:
1º passo: baixe o WhatsApp Business e na tela do aplicativo clique em “Concordar e continuar”;
2° passo: o aplicativo solicitará autorização para acessar alguns arquivos do celular, conceda o acesso e toque em “Continuar”;
3° passo: a próxima etapa será escolher o país e colocar o número do telefone;
4° passo: como não será possível receber um SMS, será necessário aguardar até a contagem do item “Me ligue”, termine e toque sobre esta opção;
5° passo: o WhatsApp Business ligará e falará o código de ativação, digite no local indicado;
6° passo: digite o nome da empresa, coloque a foto e toque em “Avançar”. É importante frisar que a plataforma não permite a troca do nome da instituição. Por isso, verifique se o mesmo está correto;
7° passo: você será redirecionado à página inicial do aplicativo e poderá começar a conversar com os seus clientes.
A importância de centralizar o atendimento em uma só conta
Imagine um cliente que quer entrar em contato com sua empresa, faz uma busca e encontra diversos números de WhatsApp. Colocar as pessoas nessa posição de escolha pode ser o caminho mais curto para que elas procurem a concorrência, que pode trabalhar somente com um número.
É preciso acabar com qualquer barreira e facilitar o contato, afinal essa é uma das maiores vantagens do WhatsApp Business para atender, dar suporte e vender.
Além disso, um atendimento disperso em várias contas gera uma experiência de usuário inconsistente, cheia de atritos e de baixa qualidade, com um tempo de resposta longo demais.
Certamente, o resultado é a insatisfação dos consumidores e a perda de oportunidades de engajar, reter e vender mais. É provável ainda que haja a depreciação do valor da sua marca.
Dessa maneira, para atender uma grande e variada demanda, é imprescindível que seu negócio trabalhe com vários atendentes em um só número, resolvendo tudo em um só lugar, com muito mais eficiência e satisfação.
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*Colaboração: Camila Miranda
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