A pandemia do coronavírus fez com que a renda do trabalhador autônomo diminuísse ou até mesmo zerasse. No entanto, ainda é possível empreender e desafogar o orçamento doméstico.
Anúncios
Mas como começar? Trabalhos manuais, culinária, prestação de serviços. Existem muitas maneiras de conseguir uma renda extra.
Aliado a isso, com a ajuda da tecnologia e da internet, hoje em dia é possível realizar trabalhos de forma remota e ampliar as finanças pessoais.
Anúncios
E por falar nisso, muitas empresas e pessoas físicas têm buscado novas oportunidades para expandir seus negócios. As opções de investimento são muitas, então busque aquilo que você achar melhor para ganhar dinheiro nesse momento.
Abaixo, listamos aqui algumas dicas de como conseguir uma grana extra. Confira!
8 soluções para o autônomo ganhar uma renda extra
Está afim de ganhar uma renda extra durante a pandemia? Então confira a seguir algumas soluções que você, profissional autônomo, poderá escolher e melhor a sua situação financeira.
Anúncios
1) Venda itens que não usa mais
Aproveite o tempo que você está em casa para organizar suas roupas, itens pessoais e utensílios de casa. Veja o que não utiliza mais e que estão em bom estado para que você possa vender na internet.
Lembre-se que os objetos que não são mais úteis para você podem ser úteis para outras pessoas. Sendo assim, anuncie os itens que separou nos sites de vendas e até em grupos de redes sociais. E essa é uma boa solução para os tempos de crise, como o atual.
Ao anunciar nas plataformas online, a vantagem é que a empresa faz a divulgação dos itens e atrai mais potenciais clientes. Mas é importante estar atento às formas de pagamento e taxas cobradas pelos sites, que podem variar.
Vale ressaltar que comprar e vender produtos de segunda mão é uma tendência consciente para esta década. Já que reduz o consumo e a exploração do meio ambiente.
2) Cozinhe para fora
O isolamento social alterou a rotina da maioria dos brasileiros e, principalmente daqueles que não sabem e/ou não gostam de cozinhar. E quem realizava as refeições fora de casa, atualmente está utilizando o delivery para se alimentar sem sair de casa.
Você como autônomo pode fazer comida para fora e entregar por meio de delivery. Nem precisa falar que esse é um dos negócios que mais vem crescendo durante essa pandemia, certo?
E você pode vender o que é a sua especialidade, seja comida caseira, doces ou até mesmo pizza e hambúrguer.
Essa dica pode ter um maior potencial de gerar renda nesses meses de crise. Mas para isso, é necessário realizar um investimento inicial. Principalmente para poder se cadastrar nos aplicativos de entrega.
Para isso, será necessário abrir um CNPJ, podendo ser até mesmo como Microempreendedor Individual (MEI). Além de ainda ser preciso se adequar às regras de vigilância sanitária no preparo dos alimentos.
3) Artesanatos
O artesanato é um ramo do serviço especializado que costuma dar bastante retorno, mas é preciso ter a mente criativa e se especializar para poder entregar um bom serviço. Se você é autônomo e ainda vai aprender, não perca mais tempo.
No YouTube e nas outras principais redes sociais você consegue encontrar vários dos famosos tutoriais para aprender algum tipo de artesanato.
O bom é que os materiais são dos mais bem variados. Você pode trabalhar com recursos que encontra em casa, recicláveis, ou pode optar por pequenos investimentos. Nesses casos, busque na internet quais lojas fazem entregas desses materiais.
Isso porque muito provavelmente você não deve encontrar muitos estabelecimentos abertos e nem deve sair de casa para procurar.
Opte pelo delivery. São vários os tipos de artesanatos, como panos de pratos decorados, tiaras, feltro, roupas para pets, crochê, entre outros.
4) Brindes especializados
Essa opção é um pouco mais específica, mas pode despertar no autônomo um desejo antigo que pode ter sido guardado na gaveta por falta de tempo.
Caso você tenha uma máquina de prensa térmica para sublimação, ou conheça alguém de confiança que esteja se desapegando, pode ser a hora de investir. Essas são aquelas máquinas utilizadas para personalizar brindes.
Sim, aqueles brindes que você dá de presente: caneca, camiseta, chaveiro, copos, almofadas e muito mais. Pode ser a hora de utilizar o tempo que tem de sobra com a pandemia para exercitar essa atividade.
É preciso, sobretudo, ser criativo. Isso porque muita das vezes o seu cliente pode pedir um produto e não te entregar uma arte já pronta.
Você precisa ter noção básica dos principais programas de edição, mas nada que tire a sua vontade ou desanime. Algumas boas doses de treino fazem com que você desperte o seu lado criativo.
5) Contabilidade
O serviço de contador é mais uma opção para a época de pandemia e pode ganhar bastante força com a época de declaração de Imposto de Renda. Mas, é outra sugestão bem específica.
Essa vai para os formados em ciências contábeis, estudantes ou pessoas que já tenham se especializado nessa área. Vale ressaltar que na internet é possível aprender a declarar e tem pessoas que oferecem esse tipo de serviço. Mas, atenção.
Cuidado para quem oferece esse tipo de serviço, para não fazer nenhum erro com documentos e dados pessoais dos clientes. São operações que exigem atenção. E cuidado para quem contrata. Busque alguém de confiança ou indicações.
6) Serviços gráficos
Para quem tem habilidades na área de design, produção gráfica e até mesmo edição de fotos, é possível aproveitar essa época de pandemia para divulgar o serviço e tentar agregar ainda mais clientes.
Às vezes, no dia a dia, você não tem muito tempo para fazer esse trabalho de boca a boca e marketing do seu negócio. Invista nisso. Alcance um público maior.
Abra um leque no mercado freelancer. Tem muitas empresas atrás de profissionais para trabalhos a curto prazo ou por demanda.
Além disso, aproveite esse tempo para aperfeiçoar o seu trabalho. Faça cursos, obtenha novos programas e plataformas. Na internet você encontra opções gratuitas, como o Canva.
7) Cuidar de pets
Você curte cachorros e gatos? Outra ideia de trabalho autônomo é, nas suas horas livres, ser um cuidador.
Tem muita gente que não tem tanto tempo de dar atenção aos pets, de levar para passear ou mesmo ao veterinário, e precisa de alguém que ajude nessa questão.
Conforme o negócio vai crescendo, você pode investir em um espaço na sua casa, para que os bichinhos fiquem mais confortáveis.
Caso você more em um local com quintal e espaço verde, é possível fazer canis, criar brinquedos, colocar grades protetoras para que eles não fujam. Ou seja, você constrói um mini hotel para animais.
8) Programa de afiliados
Outra forma do autônomo levantar uma grana extra é se filiar a uma empresa e com isso receber uma comissão por vendas de produtos e serviços.
Cada vez mais pessoas têm se filiado a serviços e até mesmo à outras pessoas, com o objetivo de ganhar um dinheiro extra.
Por exemplo, alguns blogs que possuem uma boa audiência e influência costumam pagar para que mais pessoas possam divulgá-lo. Essa é uma estratégia de marketing muito utilizada nos últimos tempos, possibilitada sobretudo pelo avanço da internet.
Em suma, você terá um link para comercializar algum produto de outra empresa. Esse link é a sua chave para receber o valor ao final do processo. Então você poderá vender cursos, produtos, livros e a depender do seu desempenho, receber um faturamento alto.
Este conteúdo te ajudou? Confira dicas do que você pode vender para ganhar dinheiro. E compartilhe para ajudar quem precisa!
Excelentes dicas!
Ajuda bastante.
Oi, Orselia.
Muito obrigada por seu comentário!