Como começar a ganhar dinheiro como afiliado

Escrito por: Mateus Carvalho em 29 de junho de 2020

Você já escutou falar em programa de afiliado? Sabe o que é e como ganhar dinheiro com isso? Quem trabalha com Marketing Digital já conhece essa nova forma de aumentar a renda do final do mês. 

Agora se você está achando que é necessário ser profissional de Marketing para começar a participar de um programa de afiliados, está muito enganado.

Plataformas de afiliados
Ao se tornar afiliado você ganha dinheiro sem sair de casa

Até porque ser um afiliado já é considerado uma profissão para os próximos anos. Assim como aconteceu com os youtubers e blogueiros, que começaram a ganhar dinheiro alguns anos atrás. 

Se interessou? Quer saber como funciona os programas de afiliados e começar a ganhar dinheiro nessa nova área? Continue lendo essa matéria.

Entenda o que é afiliado

Para quem ainda não conhece e não sabe o que é um afiliado, trata-se de uma pessoa que indica produtos de outras pessoas e/ou empresas, sejam eles físicos ou digitais.

Para indicar essas mercadorias, é necessário promover um link dos produtos que são disponibilizados em plataformas, como a Afilio.

Mas como você ganha dinheiro indicando produtos de outras pessoas e/ou empresas? É simples.

Sempre que uma venda for realizada utilizando o link que foi fornecido, você irá receber uma comissão que é pré-determinada.

E isso não é novidade, é bem provável que você já tenha feito compras em lojas físicas com descontos de algum influenciador, certo? É o mesmo sistema, porém ele acontece nos e-commerces e com links personalizados. 

Mas para se tornar um afiliado e ter sucesso é preciso de conhecimento em técnicas de vendas. Além de ser expert no mercado digital para aumentar as suas vendas e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Esse profissional também estuda constantemente os mercados e as melhores estratégias de Marketing para serem implementadas na hora de realizar a divulgação dos produtos.

+ Top 8 plataformas de afiliados para ganhar dinheiro na internet

5 vantagens para se tornar afiliado

Ainda está na dúvida se você deve se tornar um afiliado? Não sabe se vai conseguir ganhar dinheiro nessa profissão? Separamos cinco dicas que irão te ajudar. Confira!

1) Baixo investimento

Uma das principais vantagens para quem quer começar a trabalhar como afiliado é que não precisa investir muito dinheiro para começar. Na verdade, o seu investimento será apenas o seu tempo.

Já que será necessário que você procure os produtos a serem promovidos e comece a divulgar os links deles. Isso tudo de forma gratuita.

2) Sem necessidade de ter blog ou site

É recomendado que você tenha um site ou blog, porém ele não é muito necessário para ganhar dinheiro como afiliado. Isso porque existem outras maneiras de você divulgar os produtos. 

Você pode inclusive usar as suas próprias redes sociais para divulgar os links, caso tenha canal no YouTube também pode o utilizar para promover os produtos.

3) Não é necessário ter o produto

Outro benefício de trabalhar como afiliado é que você não precisa criar ou ter nenhum produto para promovê-lo. E isso é possível porque essa parte é de responsabilidade do lojista. Você como afiliado terá acesso a uma estrutura pronta.

Sua única preocupação deverá ser atrair as pessoas certas até as páginas de venda das mercadorias, realizar as vendas e receber as comissões.

4) Altas comissões

Os valores das comissões de quem trabalha como afiliado costumam ultrapassar as modalidades do mercado tradicional. Quando os assuntos são produtos digitais a comissão é ainda maior.

Esse valor pode variar entre 40% e 70% do valor do produto. É importante frisar que as comissões podem ser tanto mais altas quanto mais baixas, isso dependerá da estratégia da empresa.

5) Diversas opções de nichos para trabalhar

Para quem trabalha com Marketing de afiliados existem milhares de produtos que podem ser promovidos. E isso inclui os mais variados nichos do mercado, sendo que você pode escolher com qual irá trabalhar, o que mais gosta e tem mais afinidade por exemplo.

Você ainda pode trabalhar com os diversos nichos e produtos ao mesmo tempo, sem ter que escolher com qual produto irá trabalhar. 

Dicas para ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Com este post, você descobriu que é possível ganhar dinheiro com o marketing de afiliados. Além disso, viu que são muitas as vantagens de quem entra neste mercado.

Mas, além de saber todos esses benefícios, é preciso conhecer alguns detalhes importantes para se dar bem nessa profissão.

Por isso, o FinanceOne separou algumas dicas para quem quer começar com o marketing de afiliados, mas ainda não sabe muito o que e como fazer.

Estruture o seu negócio

A primeira dica é planejar e estruturar o seu negócio. O programa de afiliados é fácil, prático e permite que qualquer pessoa comece a ganhar dinheiro com ele.

No entanto, assim como qualquer ramo, requer planejamento e estratégias, para que você alcance um retorno a curto, médio ou longo prazo, de acordo com seus objetivos e táticas.

Além disso, você pode escolher entre investir em monetização ou em outros programas de plataformas (vitrines) com vários clientes para você se afiliar. 

Nessa segunda opção, você tem várias opções como a Afilio, Hotmart, a Monetizze, Awin e outros.

Escolha um nicho de mercado

É importante escolher em qual nicho vai querer investir. Essa decisão será importantíssima para os próximos rumos do seu projeto.

O mercado e as plataformas permitem se afiliar a diversas áreas e tipos de produtos ou serviços. Entretanto, é muito melhor que você escolha um ou alguns (em pouca quantidade) e invista nesse para conhecer a fundo.

Estude bastante

O mercado de marketing de afiliados já pode ser considerado uma profissão como outra qualquer. E, por isso, para ganhar dinheiro é necessário conhecimento também.

Isso mesmo, você precisa conhecer o mercado e as opções que ele traz. Além disso, é importante entender as estratégias e modelos de afiliados, como fazer prospecção de clientes, de que forma falar e abordar, entre outros.

Até mesmo quem já tem experiência na área precisa conhecer mais a fundo o mercado. Dominar o que vai oferecer é um diferencial para poder fechar uma venda e criar fidelidade com as pessoas.

Seja você mesmo

É falando sobre fidelidade com as pessoas que entra a quarta dica. No mercado de afiliados é muito importante que seja você mesmo, e não crie uma marca, ou se passe por alguém.

Isso mesmo. Passe transparência e verdade. Se for criar uma conta nas redes sociais, apareça, faça seu nome e demonstre a todos que existe alguém por trás daquilo ali.

Tudo isso passa mais confiança e dá credibilidade. Você vai conseguir trazer ainda mais pessoas para perto e captar novos usuários, que podem se tornar possíveis vendas. Pessoas gostam de comprar de pessoas.

Monitore os resultados

Além de fazer esse processo, execute um monitoramento dos seus resultados. Avalie como está sendo o seu rendimento.

Muitas das plataformas de afiliados proporcionam treinamentos e dão dicas de como o profissional pode gerir essa profissão.

A maioria dos profissionais atualmente tem utilizado do Instagram e, na própria plataforma, é possível gerar relatórios.

Faça interação sempre com os seus seguidores e potenciais clientes e meça esses resultados. Confira como estão indo as suas estratégias e entenda como está a sua atividade lucrativa. O mais importante é entender o que pode ser melhorado.

Já conhecia o mercado de marketing de afiliados? O FinanceOne te ajudou com essas dicas? Compartilhe este conteúdo para que outras pessoas possam ter acesso e para que você tenha acesso a ele mais tarde.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
pib
Serviços da conta corrente gratuita
Muitas fintechs oferecem serviços de bancos digitais e de cartões de crédito
Como cancelar compra com cartão de crédito?