Com o aumento de casos de Covid-19, o uso de autotestes de Covid, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em janeiro, tiveram uma aumento de até 3.000% no Brasil.
Os autotestes são uma forma de diagnosticar o coronavírus em caso de suspeita de infecção. E é parecido com o teste rápido de antígeno, mas pode ser feito por leigos, em casa.
O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab — uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal, a mais comum.
Oficialmente, a Anvisa sugere que os autotestes de Covid sejam feitos entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas. Contudo, para os assintomáticos, o ideal é fazer entre três e cinco dias depois do contato com alguém que foi diagnosticado com a doença.
Esse período para essa essa faixa da população deve-se por conta do tempo de incubação do vírus. Ele diminuiu consideravelmente desde o início da pandemia, especialmente depois do surgimento da variante ômicron, responsável pelas explosões mais recentes de casos pelo mundo.
Como é feito o autoteste?
O autoteste de Covid é feito pela própria pessoa por meio do swab, uma espécie de cotonete colocado nas narinas.
O material colhido então é colocado junto a um líquido reagente e aplicado em uma plaquinha, que indicará se a pessoa está ou não com o novo coronavírus.
O bom é que, ao contrário dos testes de farmácia, o autoteste é feito introduzindo-se o swab (cotonete) apenas na parte frontal do nariz.
Ou seja, não sendo necessário introduzir até à nasofaringe, o que torna o processo mais fácil, menos invasivo e mais confortável.
O resultado do autoteste deve ser lido da seguinte forma:
- 1 risca em “C”: resultado negativo. Significa que não foram identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
- 2 riscas: resultado positivo. Indica que forma identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
- 1 risca em “T”: resultado inválido. Significa que ocorreu algum erro durante o teste e, por isso, precisa ser repetido.
No final do teste, todo o material utilizado deve ser colocado e fechado no interior da bolsa de plástico fornecida com o kit de autoteste, antes de ser descartado no lixo.
+ Testes de Covid-19 podem ser abatidos do Imposto de Renda? Confira!
De acordo com especialistas, o teste é eficaz quando o paciente está nos primeiros dias de infecção, apresentando os primeiros sintomas.
Se o resultado der positivo, a pessoa está com Covid-19. Mas se for negativo, é preciso continuar investigando, principalmente se o paciente tiver tido contato com outra pessoa infectada.
Quanto custa o autoteste de Covid?
Os autotestes de covid custam entre R$40 a R$100. Portanto, o valor é “substancialmente mais barato” do que os de testes de covid-19 disponíveis atualmente no mercado.
Isso porque, no caso do autoteste, o usuário não precisará usar nem a estrutura e nem a equipe da farmácia, já que tudo será feito em casa.
+ Está com a Covid-19? Veja quais são seus direitos trabalhistas
Vale lembrar!
Sempre que houver dúvida, a orientação de médicos é que se procure um serviço de saúde para a realização do teste RT-PCR, considerado o padrão ouro na detecção do vírus causador da Covid-19.
Especialistas também orientam que indivíduos com qualquer sintoma gripal permaneçam isolados até a resolução do quadro. Além da Covid-19, o Brasil enfrenta alta dos casos de gripe e resfriado.
Pronto, agora você já sabe da novidade sobre os autotestes de Covid. Curtiu a dica? Mande este post para seus amigos e familiares para que eles fiquem por dentro desse assunto também!