Banco Original

O Banco Original é uma instituição financeira brasileira fundada em 2011, a partir da fusão de dois bancos: o Banco JBS e o Banco Mattone.

É administrada pela holding J&F, que realizou um aporte de 1,85 bilhão de reais, além de um financiamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para a fundação do banco.
Logo do banco Original
Em outubro de 2013, o Banco Original ocupou o 2º lugar no quesito Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) e o 1º lugar no quesito taxa de câmbio no ranking Top 5 do Banco Central, que avalia as instituições financeiras do Brasil.

Em 2014, o Banco Original adquiriu a banco de investimento Latin Finance Advisory & Research expandindo seus serviços para fusões e aquisições, financiamento de projetos, reestruturação e mercado de capitais.

No mesmo ano, o banco apresentou um lucro líquido de 73,19 milhões de reais, 9,4% maior comparado a 2013. A carteira de empréstimos apresentou um crescimento de 130,7% também comparada aos resultados obtidos no ano anterior.

Desde o início das operações, o Banco Original não conta com agências próprias. O atendimento ao varejo era realizado através da rede de lojas Bem-vindo, adquirida na integração com o Banco Matone.

Até 2016, o Banco Original abriu cerca de mil contas por dia. No primeiro trimestre de 2016, os ativos já totalizavam 6,6 bilhões de reais, 2,2 bilhões de reais de patrimônio e 5.700 clientes.

Em março de 2016, o Original lançou sua operação de varejo 100% digital, a partir de investimentos de R$600 milhões iniciados cerca de três anos antes. O projeto foi comandado pelo idealizador do banco, Henrique Meirelles, que é ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda do governo Temer.

Apesar de não possuir agências físicas para prestação dos serviços, o Banco Original possui quatro espaços conceito chamados “Espaço Original” com o objetivo de oferecer mais um canal de atendimento e relacionamento para seus clientes nas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Em maio de 2020, o Banco atingiu a marca de 3,5 milhões de clientes, apontando um crescimento de 182% em sua base no acumulado de 12 meses.

Prêmios e Conquistas

Segundo o ranking Valor Inovação, o Banco Original foi considerado o banco digital mais inovador do Brasil em 2020.

Em 2020, o Banco Original fez parte do TOP 10 do Prêmio iBest.

Em 2017, recebeu o destaque na categoria ‘Aplicativos’ no prêmio do Relatório Bancário. Também em 2017, conquistou o 1º lugar no V Prêmio de Inovação Financeira da Comissão Latino-Americana de Automação Bancária.

Produtos e Serviços

Cartões

O Banco Original disponibiliza quatro tipos de cartão.
Original internacional: que pode ser um cartão múltiplo (crédito e débito), benefícios mastercard surpreenda e anuidade grátis
Original gold: primeira anuidade grátis e benefícios exclusivos do mastecard como seguro de proteção de preços e compras e garantia estendida.
Original platinum: primeira anuidade grátis e benefícios como concierge, agência de viagens, serviço de emergências médicas em viagens, carta schengen, masterseguro de automóveis e isenção de rolha.
Original black: primeira anuidade grátis e benefícios exclusivos como prevenção de perda de bagagem, cancelamento de viagem, sala VIP, Boingo Wi-Fi, Programa DUFRY RED, roubo em caixas eletrônicos e todos os benefícios anteriores dos outros cartões.

Plataforma Original Empresas

Existe também a plataforma Original Empresas, produto direcionado para microempreendedor individual (MEI), Empreendedor Individual (EI) e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), que une contas de pessoa física e pessoa jurídica em um único aplicativo e oferece máquinas de pagamento da Cielo de forma gratuita.

Conta corrente online

Disponibilidade de acesso via aplicativo.

Investimentos

LCI, LCA, CDB e Fundos de Investimento.

Empréstimos

Cheque Especial, Limite Extra e Crédito Pessoal.

Seguros

Para automóveis e residenciais.

Considerações

O Banco Original pode ser uma boa opção para você que é pessoa física e pessoa jurídica, pois há a opção de unificação das duas contas, reduzindo burocracias.

Um ponto a se considerar, é que, apesar de ser um banco digital, ele possui algumas taxas. Para quem está acostumado com o ritmo de fintech pode achar salgado.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?