Início Notícias Finanças Pessoais Bancos digitais: conheça 3 vantagens e desvantagens

Bancos digitais: conheça 3 vantagens e desvantagens

3
(2)

A modernização da tecnologia vem mudando a forma como nos relacionamos, inclusive para resolver questões financeiras. Hoje em dia, por exemplo, existem bancos digitais.

Você já imaginou abrir uma conta e conseguir movimentar seu dinheiro sem precisar sair de casa? Pois é. Atualmente, essa é a realidade de muitas pessoas.

Por isso, se você pensa em abrir uma conta no banco digital, este texto é para você.

Vamos explicar o que são os bancos digitais, e quais suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura para saber mais.

Muitas fintechs oferecem serviços de bancos digitais e de cartões de crédito
Os bancos digitais estão em crescimento no Brasil e atraem, principalmente, o público jovem

O que são os bancos digitais?

Os bancos digitais são regulamentos pelo Banco Central do Brasil e não possuem agência física. Na prática, eles funcionam como aplicativos, seja para realizar transferências, seja para os atendimentos.

Ou seja, até para abrir a conta você terá que fazer à distância e tudo pelo aplicativo.

Para fazer isso, no entanto, é muito simples. Basta entrar no site do banco ou aplicativo e solicitar a abertura da conta. Após isso, a instituição vai solicitar alguns documentos e analisar o seu pedido.

Se a conta for aprovada, você pode fazer pagamentos, transferências e até depósitos. Tudo por meio da internet. Com exceção dos saques, que só podem ser realizados nas redes de caixas eletrônicos 24 horas.

Além disso, todas as informações da conta, como saldo, movimentação bancária e extrato, ficam disponíveis no aplicativo.

Como em qualquer outro banco, é enviado um cartão para realizar as movimentações financeiras — para fazer compras no débito ou sacar o dinheiro. Alguns bancos também oferecem a opção de cartão de crédito.

+ Conheça 7 bancos que têm conta digital

As 3 vantagens dos bancos digitais

Entre as principais vantagens dos bancos digitais, selecionamos três pontos positivos sobre os serviços oferecidos. Veja a seguir.

1. Não cobram tantas taxas

Não ter agência física diminui os custos de um banco. Afinal, ele não terá contas como luz, água, aluguel do imóvel etc.

Isso faz com que as instituições digitais não repassem as muitas taxas cobradas pelos bancos tradicionais.

Muitos bancos digitais, por exemplo, não cobram taxas para realizar transferências. Além disso, os depósitos costumam ser totalmente gratuitos.

No entanto, é importante checar essa informação, uma vez que alguns bancos digitais cobram taxas em alguns casos.

2. Comunicação rápida e menor burocracia

Se você sofre indo aos bancos tradicionais e sempre fica de mau humor, com certeza vai achar a conta digital vantajosa.

Isso porque ela diminui bastante toda a burocracia, já que todos os processos são feitos de forma online.

Além disso, a comunicação também é de forma rápida, já que são usados canais virtuais. Ou seja, nada de ficar esperando horas no telefone para conseguir ser atendido.

3. Maiores opções para investir

Muitas pessoas que querem investir acabam se frustrando na hora de procurar um banco convencional. Na maioria das vezes, são oferecidas poucas opções para o cliente.

Por isso, essa é mais uma diferença entre os tradicionais dos digitais. Afinal, é possível encontrar diversas alternativas para começar os investimentos em plataformas digitais.

+ Conheça jogos que ensinam a poupar e investir

As 3 desvantagens dos bancos digitais

Nem tudo é perfeito, não é? Apesar das vantagens apresentadas, os bancos digitais também apresentam desvantagens. São elas:

1. Dependência da internet

Como mencionamos, para ter uma conta digital é necessário possuir internet para acessar o aplicativo. Assim, isso pode ser uma desvantagem na hora de escolher.

Isso porque muitas pessoas não têm acesso a internet ou não possuem tanta familiaridade com a tecnologia. Ou seja, elas podem encontrar dificuldades para utilizar o aplicativo ou site.

2. Limitações para sacar o dinheiro

Por não ter uma agência física, os bancos digitais permitem que sejam retirados valores em dinheiros nos caixas 24 horas. Mas nem todos os bancos dão saques ilimitados ou gratuitos.

O Next, por exemplo, tem a proteção do Bradesco. Por isso, é permitida a retirada de forma gratuita nos caixas e terminais do banco.

Mas vale lembrar que existem pacotes que estabelecem certo limite para ter acesso ao dinheiro em mãos.

3. Não ter agência física

Enquanto para alguns não ter agência física pode ser uma vantagem, para outros nem tanto.

Apesar de ter um suporte por telefone e aplicativo, existem os clientes que sentem falta de um espaço físico e que possam recorrer quando tiverem problemas.

Como você pôde ver, há muitos benefícios para abrir uma conta no banco digital, mas também há as contrapartidas.

Por isso, vale a pena estudar os prós e contras, e analisar se você vai se dar bem ou não abrindo uma conta digital.

O que achou do nosso texto? Bom? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros comuns ao montar um planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro é um passo essencial para que você possa ter uma vida mais saudável e organizada. Porém, algumas pessoas...

Saiba como pagar dívidas com desconto

Como faço para pagar dívidas com desconto? Essa é pergunta de boa parte dos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

3 dicas para empreender com pouco dinheiro

Muitas pessoas deixam de lado o sonho de ter o próprio negócio porque acham que não tem como empreender com pouco dinheiro....

Indenização trabalhista: o que é e como funciona

Se você tem uma empresa sabe que deve ficar atento aos direitos dos trabalhadores da sua instituição, não é?  No entanto, é para a indenização...

10 profissões com maior ganho salarial na pandemia

Durante abril e junho de 2020, a renda do trabalhador brasileiro caiu, em média, 20,1%. Esse período foi caracterizado pelo auge da...

SRC do Banco Central: o que é e como funciona?

Você já escutou falar no Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SRC)? Sabe o que é e como funciona?