
Os bancos e instituições financeiras já podem oferecer o novo cartão de benefício consignado do INSS. Com ele, beneficiários poderão até mesmo sacar parte do limite, mas é importante ter atenção às taxas de juros.
Além de aposentados e pensionistas da Previdência Social, quem recebe o BPC/ Loas — Benefício de Prestação Continuada — também pode adquirir o novo cartão. Em todos os casos, é possível comprometer até 5% do benefício com o cartão de crédito.
Vale lembrar que a nova margem de crédito consignado de 45% foi aprovada em agosto. Antes, o percentual era de 35% para empréstimos pessoais consignados e 5% para cartão de crédito consignado.
Quais bancos oferecem o novo cartão benefício do INSS?
Segundo informações da Folha de São Paulo, três bancos já confirmaram que vão oferecer o novo cartão de benefício consignado do INSS. São eles: BMG, Banco Pan e Olé, do rupo Santander.
Além destes, a empresa de crédito BX Blue, Master, Daycoval e Facta também oferecerão o novo produto. No entanto, é necessário confirmar diretamente com cada instituição para saber se a opção já está disponível.
A Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Banco Bradesco também estudam disponibilizar a modalidade de crédito. Já o Itaú Unibanco não tem previsão para ofertar o cartão.

Como funciona o cartão?
O cartão de benefício consignado do INSS funciona como um cartão de crédito consignado comum. Portanto, o valor da fatura é descontado diretamente do benefício previdenciário do aposentado ou pensionista.
Porém, é necessário ser respeitada a margem consignável de 5%, que vale para qualquer cartão consignado. Portanto, a fatura não pode comprometer mais do que esse percentual do benefício.
A margem consignada de 45% é referente aos juros de empréstimo pessoal. Em casos de débitos não pagos no cartão, acima dos 5% descontados da folha, a taxa de juros é de pelo menos 3,06% ao mês, que é a taxa máxima permitida pelo INSS, mas pode chegar a 4,70%.
Além de usar como cartão consignado, é possível usar o cartão de benefício para sacar em dinheiro até 70% do limite concedido no cartão. Neste caso, a margem consignável de 45% deve ser respeitada.
O cartão neste modelo não cobra anuidade. Além disso, oferece seguro de vida, auxílio e assistência funeral, sem cobranças de taxas adicionais. Outra vantagem, é a possibilidade de obter descontos em farmácia.
O cartão benefício também oferece um prazo maior para o pagamento da fatura: 40 dias.
Como contratar o cartão de benefício consignado do INSS?
Quem quiser o novo cartão de benefício consignado do INSS deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira de interesse e fazer o pedido. A maioria das empresas deve oferecer adesão pelo site, aplicativo ou nas agências físicas.
Na BX Blue, por exemplo, a contratação pode ser feita pela internet, e-mail ou através das redes sociais. No caso da contratação do crédito, cliente fica sabendo imediatamente as taxas de juros.
O limite de contratação do consignado (como empréstimo pessoal, não só do cartão) é de 45%. Sendo assim, o beneficiário poderá comprometer:
- 35% com empréstimo pessoal consignado;
- 5% com cartão de crédito consignado; e
- 5% com cartão de benefício consignado.
Os usuários poderão sacar até 70% do limite do cartão em dinheiro, sem anuidade.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e leia também: