Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que é cartão de crédito consignado?

Escrito por: Rafael Massadar em 15 de janeiro de 2019

O cartão de crédito consignado é muito parecido com um cartão de crédito convencional. No entanto, é exclusivo para quem pode pegar um empréstimo consignado.

Portanto, é disponível para para aposentados e pensionistas do INSS e para servidores públicos federais e estaduais. A principal diferença entre eles é a forma de pagamento.

cartão de crédito consignado

A cobrança não vem por meio de boleto para que você efetue o pagamento. O valor é descontado automaticamente de sua conta no dia da data de vencimento.

Além de não pode ser atrasado, você também não pode optar por pagar um valor mínimo da parcela da fatura, o débito é feito integralmente.

Por isso, as taxa de juros desse cartão são mais baixas comparadas às dos cartões convencionais.

O cartão de crédito consignado pode ser obtido diretamente com o banco no qual a pessoa tem conta.

Pode haver pequenas variações entre as instituições, mas, em geral, é necessário levar os seguintes documentos:

– RG;

CPF;

– Comprovante de endereço;

– Comprovante de recebimento do benefício (obtido no site do INSS).

Como funciona?

O cartão de crédito consignado é oferecido para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Além de trabalhadores de empresas privadas e militares das Forças Armadas.

Por lei, o cartão consignado pode utilizar um limite de até 35% do seu salário. Já na modalidade empréstimo, o valor reduz para 30%.

Contudo, é possível combinar a utilização do empréstimo com o cartão consignado, sendo 30% do salário para o primeiro e 5% para o segundo.

Enquanto que o cheque especial e cartões de crédito comuns possuem uma taxa maior que 20% ao mês, em alguns casos, o cartão de crédito consignado possui uma taxa mensal de 3,5% ao mês, em média.

No caso de aposentados e pensionistas INSS, a taxa nominal é regulada pelo teto de 3,00% ao mês.

Já o limite do crédito consignado depende do valor do salário ou benefício. O valor da parcela vai depender também do valor gasto e do prazo escolhido para pagamento.

O limite do cartão de crédito consignado é, em média, de 25 a 27 vezes o valor da margem consignável.

Portanto, mesmo que a pessoa tenha uma renda garantida no fim do mês e o banco tenha certeza do recebimento da parcela, ele avalia o histórico financeiro do cliente e todas as condições para liberar o valor requerido.

Logo que o limite é aprovado o dinheiro cai na conta em 24 horas, variando segundo cada instituição.

Quais os tipos de operação para o cartão consignado?

Existem duas opções ao contratar seu cartão:

1 – Cartão consignado com saque – Você realiza o saque de parte do limite do seu cartão e pode utilizar o restante do limite de crédito com compras. O valor do saque é liberado diretamente em sua conta.

2 – Cartão consignado sem saque – Você pode utilizar todo o limite de crédito com compras.

Banner ebook cartão de crédito

Vantagens do cartão de crédito consignado

A principal vantagem de utilizar um cartão de crédito consignado é que você não vai ter problemas com os juros do atraso das parcelas da fatura.

Isso porque as taxas são combinadas previamente e o pagamento é debitado automaticamente.

Ou seja, você não vai se endividar com facilidade. Além disso, esse tipo de cartão não tem anuidade.

Outro ponto positivo é o fato de que para ter um cartão de crédito consignado não é necessário que o cliente esteja com o nome limpo.

Como não há como atrasar as parcelas e a comprovação de renda é feita previamente através do convênio com a financeira, o banco não corre o risco de que você não pague a dívida.

Desvantagens do cartão de crédito consignado

Manter um cartão de crédito consignado sai mais barato do que ter um cartão comum. Entretanto, é uma opção mais cara do que um empréstimo consignado tradicional.

As taxas e juros cobrados são mais altas. Além disso, essa é uma opção extremamente segura, mas não deixa de ser uma estratégia que vai comprometer seu salário durante um tempo.

Portanto, tudo precisa ser planejado e controlado para que não ocorram imprevistos. Pense bem e avalie antes de fazer esta escolha.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

cartões de crédito sem anuidade
resgatar pontos no cartão de crédito
como-aumentar-o-limite-do-cartão-de-crédito
cartão de crédito pré-pago
máquina-de-cartão-de-crédito no celular