
Já pensou comprar uma NFT e ganhar uma viagem ao espaço? Pois foi exatamente isso que aconteceu com o brasileiro Victor Hespanha, de 28 anos. O mineiro vai viajar no quinto voo tripulado da empresa espacial Blue Origin, do criador da Amazon, Jeff Bezos.
O engenheiro de produção ganhou a viagem após investir em uma NFT da Crypto Space Agency (CSA). Um sorteio definiu o escolhido.
Esta foi a primeira vez que Hespanha investiu em uma NFT. A motivação da compra foi o potencial de valorização do ativo e não o sorteio. Mas, o mineiro deu sorte e foi o contemplado.
“Nunca imaginei que seria sorteado. A CSA está realizando meu sonho de infância por meio de um NFT”, disse Hespanha à Crypto Space Agency.
CSA quer unir NFTs e criptomoedas com mercado espacial
De acordo com uma nota divulgada pela CSA, foram disponibilizadas 5.555 NFTs Gen 1 no mercado, com a promessa aos investidores de oportunidades para voar ao espaço. O sorteio de Hespanha ocorreu no dia 30 de abril e ele foi o primeiro “criptonauta” contemplado.
“Victor saiu do mundo real quando comprou sua primeira NFT e agora está literalmente deixando o planeta. É um momento Matrix. A Web3 está borrando a linha entre fantasia e realidade, e a CSA está trazendo essas incríveis experiências para seus membros”, disse Sam Hutchison, fundador da CSA, em nota.
A CSA surgiu em 2021. Seus fundadores, Joshua Skurla e Sam Hutchison, contam com um bom histórico na indústria espacial, tendo atuado em instituições, como NASA, SpaceX, Reaction Engines, Virgin Hyperloop One e Qualcomm.
Agora, eles investem no turismo espacial. Ideia encabeçada pelos bilionários Jeff Bezos e Elon Musk.
“Este é apenas o começo das plataformas Web3 transformando a sociedade humana na vida real”, destacou Joshua Skurla.

Hespanha será o segundo brasileiro a visitar o espaço
Victor Hespanha será o segundo brasileiro a ter a oportunidade de visitar o espaço. Antes dele, apenas o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que é astronauta, tinha conseguido esse feito.
Mas, as duas viagens serão diferentes entre si. O engenheiro de produção viajará no próximo vôo (NS-21) da Blue Origin, no foguete New Shepard.
Além de Hespanha, o voo suborbital contará com outros cinco passageiros. São eles: Katya Echazarreta, Evan Dick, Hamish Harding, Jaison Robinson e Victor Vescovo.
A nave chegará à “fronteira” entre a atmosfera terrestre e o espaço, mas não se manterá no espaço, voltando para a Terra graças à atração gravitacional. A viagem ainda não tem data marcada.
A viagem do astronauta Marcos Pontes, por sua vez, foi a bordo da nave russa Soyuz TMA-8 para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes permaneceu no espaço por 9 dias e 21 horas.
O que é uma NFT?
A sigla NFT significa Non-fungible Token. Ou, em tradução livre, token não-fungível. Em outras palavras, NFT é um certificado de autenticidade digital. Criadas em 2015, as NFTs se popularizaram em 2021 e hoje são consideradas opções de investimentos.
Esse certificado é usado para comprovar a propriedade intelectual de um produto online. Isso inclui: músicas, imagens, textos, entre outros itens digitais.
É verdade que, assim como as criptomoedas, as NFTs são baseadas em blockchain. Mas, há uma diferença entre ambas.
As NFTs, como o próprio nome já diz, são tokens não fungíveis. Ou seja, não podem ser substituídas por algo de mesmo valor, diferentemente das criptomoedas.
Na prática, cada NFT fica ligada a um código, que sinaliza a originalidade do item.
Atualmente, o Ethereum é o blockchain mais utilizado para criação de NFTs. Mas há outras opções no mercado, como Binance Smart Chain
Flow, Tron e EOS, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Aproveite para entender como comprar e criar NFTs!
Veja também no FinanceOne: