
A época da purpurina, brilho e alegria chegou, mas está diferente dos outros anos. Assim como no ano passado, o Carnaval foi adiado no Brasil para evitar aglomerações e o aumento no contágio da Covid-19.
Os blocos de rua não irão sair por mais um ano, já os desfiles das escolas de samba foram adiados para o feriado de Tiradentes, em abril.
E com os gastos um pouco menores neste ano com fantasias e blocos de rua, parece que vai sobrar dinheiro, certo?
De fato pode ser que você tenha um dinheiro extra esse mês já que não aconteceram as comemorações do Carnaval. Mas o que fazer com o valor que você se programou e economizou para gastar nessa época do ano?
Para te ajudar, o Grupo H, fintech especializada em crédito consciente para funcionários de empresas privadas, fez uma lista cheia de dicas para que você possa utilizar o dinheiro que seria gasto no Carnaval de forma inteligente.
Mas antes de falar sobre as dicas, é importante lembrar que o impacto da pandemia afetou as atividades produtivas em todo o mundo e com o Carnaval não foi diferente. Muitas lojas e escolas de samba estão passando por dificuldades.
Por isso, se você pode e tem como ajudar essas pessoas faça a sua parte. Por mais que a sua doação pareça pouco, ela pode colaborar muito no sustento das famílias que vivem do Carnaval.
6 dicas para usar o dinheiro que você gastaria no Carnaval
Sem o Carnaval e com dinheiro extra no bolso, o que você pode fazer? Opções não faltam, mas é importante que você utilize esse valor de forma inteligente para que não desperdice essa oportunidade.
Confira algumas dicas que o Grupo H separou para te ajudar nessa missão.
1) Quite as suas dívidas, caso tenha
O momento é de atenção máxima com a saúde e isso também vale para a sua vida financeira. Isso porque muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram cortes no salário e na jornada de trabalho.
O objetivo dessas pessoas é justamente não criar novas dívidas, mas sim acabar com as que já existem desde antes da pandemia. Ou até mesmo as que a pessoa fez durante a pandemia para poder manter as contas em dia.
Por isso, avalie o que é possível pagar com o dinheiro que você vai poupar com a falta do Carnaval. Tente negociar e conseguir juros mais baixos com a instituição financeira. Peça também o parcelamento da dívida, para que você possa pagar aos poucos.
2) Invista o dinheiro do Carnaval
Cada vez mais o mito de que precisa de muito para investir vem perdendo força. E isso se deve por conta do acesso de informações que está mais fácil. É possível começar a aplicar com apenas R$30 no Tesouro Direto.
É fato que quanto maior for a quantia investida, maior será o retorno. Porém, isso não quer dizer que você não possa começar com pouco.
+ 7 investimentos com menos de R$100 para iniciantes
Além disso, muitos investimentos permitem que a pessoa vá adicionando a quantia que quiser e puder a cada mês. Por isso, é importante pesquisar e avaliar qual tipo de investimento é melhor para você.
3) Coloque na reserva de emergência
Você certamente já ouviu falar em reserva de emergência. Nessa pandemia, ela foi fundamental para quem já tinha uma e fez com quem não tivesse começasse a pensar nessa possibilidade.
A reserva de emergência nada mais é do que um dinheiro guardado para ser usado em oportunidades adversas, que você não espera – como em doenças, momentos de calamidades, dívidas inesperadas e outros.

Caso você não tenha o que fazer com o dinheiro que reservou para o carnaval, que tal aumentar a sua reserva de emergência? Ah, e se você não tem uma, esse pode ser o momento de dar início a sua.
4) Se for comprar algo, compre à vista
É muito comum que você possa não querer nenhuma das alternativas anteriores por já ter uma reserva, já investir e já ter as dívidas quitadas. Por isso, se decidir usar o dinheiro que está sobrando, não faça nenhuma loucura ou uma nova dívida.
Para esse conceito de nova dívida podemos citar uma compra parcelada. Se você puder escolher, compre à vista. Isso vai facilitar nos outros meses e não atrapalhar o seu orçamento, já que você não contava com esse gasto.
Uma dica muito importante é não prolongar uma dívida nessa época. Certamente esse dinheiro que sobrou foi um acaso e você não conta com ele permanecendo por muito tempo. Por isso, lembre-se: comprar à vista deve ser sempre a melhor opção.
5) Não esqueça de se planejar
E o que não pode faltar é planejamento, correto? Por mais que você não queira, involuntariamente acaba fazendo uma ‘dívidazinha’ aqui e outra ali. Por mais que o valor seja mínimo, não esqueça de colocar tudo na ponta do lápis novamente.
É muito importante que você tenha o controle de tudo o que gasta e recebe. Isso é fundamental para ajudá-lo a, no futuro, estabelecer novas metas e conseguir realocar o seu orçamento.
6) Faça pequenos reparos na casa
Com o feriado e a possibilidade de ficar em casa, você pode optar por usar o dinheiro para reformar a casa. Dessa forma, você estará utilizando o valor que seria gasto no Carnaval com algo que beneficiará toda a família.
Você pode fazer pequenas transformações, como pintar as paredes, mudar um pouco a decoração ou até mesmo trocar as luminárias.
O importante é investir na sua casa com o dinheiro que você gastaria indo para os blocos e desfiles das escolas.
Gostou dessas dicas? Você vai ter dinheiro sobrando neste carnaval? Se sim, conta para a gente aqui o que vai fazer com ele e deixe a sua contribuição para a galera!
Aqui é a Camila Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns.
Olá, Camila. Tudo bem?
Ficamos muito felizes por seu comentário. Fique de olho aqui no FinanceOne que sempre publicamos conteúdos sobre finanças pessoais, investimentos, economia e empreendedorismo.