InícioNotíciasFinanças PessoaisComo fazer um planejamento financeiro para 2021?

Como fazer um planejamento financeiro para 2021?

1
(1)

2021 finalmente chegou e com ele os planos e desejos para o ano que se inicia. E é claro que o planejamento financeiro precisa estar nos seus planos. Já que esse é o momento de rever as suas atitudes e definir o que deseja para os próximos meses.

Realizar o planejamento financeiro 2021 é muito importante para que você possa alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Além disso, ter um bom plano de finanças é indispensável na sua vida pessoal, na empresa ou no orçamento familiar.

Dessa forma, você consegue evitar dívidas inesperadas e gastos extras. Vale ressaltar que não é preciso se planejar para tudo, mas é importante saber o quanto você tem para tomar determinados cuidados.

De acordo com Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama Investimentos, ainda dá tempo de fazer o planejamento financeiro para 2021.

“Nunca é tarde para começar o planejamento financeiro. Ele é um processo contínuo de analisar a situação financeira, tem começo, mas não tem fim.”

A especialista acrescenta que planejar-se é se preparar para o futuro. Sandra ainda compara o planejamento financeiro com um jogo de xadrez.

“Todos os movimentos devem ser realizados pensando no impacto que terão no futuro, todavia, sem sacrificar o bem-estar e prazer presente. Organizar as finanças, manter o equilíbrio entre receitas e despesas, fazer os ajustes necessários de acordo com as fases da vida e conjuntura econômica são tarefas para a vida toda, então, quanto antes começar, melhor.”

Saiba por onde começar o planejamento financeiro 2021

Se você quer começar o seu planejamento financeiro em 2021 e não sabe qual deve ser o primeiro passo, Sandra afirma que é preciso reunir todas as informações financeiras importantes. Como por exemplo, receitas e despesas.

Além do saldo da conta corrente, dos investimentos e aplicações financeiras, planos de pensão ou de previdência privada. Você também deve incluir o valor dos bens e propriedades como joias, carros e imóveis. E o saldo devedor dos financiamentos e empréstimos.

Comece avaliando a sua situação financeira atual, encontrando o valor do patrimônio líquido, que é a diferença entre ativos e passivos. Patrimônio líquido positivo, situação sob controle com potencial de crescimento.

No caso de valor negativo ou nulo, o ponto de foco inicial é confrontar as dívidas.

Para montar um planejamento financeiro é preciso levar em consideração a fase da vida. Neste caso, os gastos e objetivos de solteiros e casados são diferentes, por exemplo. 

Também é preciso pensar na sua atual situação financeira, se você está empregado, em trabalho autônomo, se tem dependentes e quais são os seus planos para os próximos cinco anos.

Qual é o passo a passo para montar um planejamento financeiro?

Em entrevista ao FinanceOne, a especialista ainda deu detalhes sobre como funciona a elaboração desse planejamento financeiro, já que muita gente tem dúvida. Em muitos casos, o erro na criação dessa estratégia é crucial para fazer perder todo o foco.

Você já se perguntou como montar um planejamento financeiro? Você acha muito difícil ou tem dúvidas?

Segundo Sandra Blanco, o procedimento é bem fácil e, por isso, ela explica um passo a passo para que qualquer pessoa possa iniciar o quanto antes essa organização.

Um planejamento formal, com ajuda de especialista, ou auto planejamento, deve, de acordo coma estrategista, seguir seis passos:

 -> Passo 1:  Consolidação das informações financeiras;

-> Passo 2:  Avaliação do patrimônio líquido;

-> Passo 3:  Definição dos objetivos, metas e prioridades;

-> Passo 4:  Estruturação de um orçamento para controlar os gastos;

-> Passo 5:  Delineação da estratégia de investimentos, para potencializar os ganhos;

-> Passo 6:  Revisão do plano, periodicamente, para ajustar às mudanças da vida e da conjuntura econômica do país.

Como montar um planejamento tendo dívidas?

Montar um planejamento financeiro fica cada vez mais difícil quando está endividado, né? Mas saiba que isso pode ser um empecilho, mas não um impeditivo. É possível se organizar mesmo estando com dívidas, garante a especialista.

Mas, como uma pessoa nessa situação pode se organizar com um planejamento financeiro? Ele atrapalha ou ajuda? 

A especialista explica como isso pode ser realizado, de maneira que as contas não sejam comprometidas e a organização seja priorizada.

A especialista Sandra Blanco dá dicas de como realizar o planejamento financeiro 2021

“A administração das dívidas é uma das etapas do planejamento. Separar as dívidas boas (bens duráveis) das dívidas ruins (bens de consumo), renegociar as taxas, fazer portabilidade de dívidas mais caras para pagar menos juros e controlar os gastos para não adquirir novos passivos”, disse.

6 dicas para você elaborar um bom planejamento financeiro

Para te ajudar ainda mais nesse processo de construção de um planejamento financeiro pessoal, o FinanceOne separou seis dicas poderosas para que você tenha sucesso neste cenário.

1) É preciso entender as suas finanças e como elas funcionam;

2) É preciso definir objetivos financeiros;

3) É preciso anotar suas receitas e despesas mensais e anuais;

4) É preciso comparar sempre os preços de todos os serviços e produtos antes de efetuar a compra;

5) É preciso aprender a poupar dinheiro;

6) É preciso aprender a investir (mas de forma correta).

“Dê tempo a tempo. O planejamento financeiro é para a vida toda. A gente não consegue mudar de uma situação conturbada para confortável rapidamente, pode levar de seis meses a um ano para colocar a vida financeira nos trilhos. Todavia, depois que ela estiver organizada com os ganhos financeiros vêm liberdade de escolha, sensação de segurança e bem-estar”, finaliza a especialista.

E aí, você já está pronto para elaborar o seu planejamento financeiro? Essas dicas te ajudaram? Se sim, então compartilhe com outras pessoas e alavanque as suas finanças.

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui