Início Notícias Finanças Pessoais Carnaval 2021: o que fazer com o dinheiro que iria gastar?

Carnaval 2021: o que fazer com o dinheiro que iria gastar?

Tempo de leitura: 4 minutos
0
(0)

A época da purpurina, brilho e alegria chegou, mas está diferente dos outros anos. Por conta da pandemia, o Carnaval foi cancelado no Brasil para evitar aglomerações e o aumento no contágio da Covid-19.

E sem os gastos com a festa mais colorida do ano, como fantasias, festas, desfiles de escolas de samba e até viagens, parece que vai sobrar dinheiro, certo?

De fato pode ser que você tenha um dinheiro extra este mês já que não aconteceram as comemorações do Carnaval. Mas o que fazer com o valor que você se programou e economizou para gastar nessa época do ano?

Para te ajudar, o Grupo H, fintech especializada em crédito consciente para funcionários de empresas privadas, fez uma lista cheia de dicas para que você possa utilizar o dinheiro que seria gasto no Carnaval de forma inteligente. 

Mas antes de falar sobre as dicas, é importante lembrar que o impacto da pandemia afetou as atividades produtivas em todo o mundo e com o Carnaval não foi diferente. Muitas lojas e escolas de samba estão passando por dificuldades por conta da falta que a folia fará esse ano.

Por isso, se você pode e tem como ajudar essas pessoas faça a sua parte. Por mais que a sua doação pareça pouco, ela pode colaborar muito no sustento das famílias que vivem do Carnaval.

5 dicas para usar o dinheiro que você gastaria no Carnaval

Sem o Carnaval e com dinheiro extra no bolso, o que você pode fazer? Opções não faltam, mas é importante que você utilize esse valor de forma inteligente para que não desperdice essa oportunidade.

Confira algumas dicas que o Grupo H separou para te ajudar nessa missão.

1) Quite as suas dívidas, caso tenha

O momento é de atenção máxima com a saúde e isso também vale para a sua vida financeira. Isso porque muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram cortes no salário e na jornada de trabalho.

O objetivo dessas pessoas é justamente não criar novas dívidas, mas sim acabar com as que já existem desde antes da pandemia. Ou até mesmo as que a pessoa fez durante a pandemia para poder manter as contas em dia.

Por isso, avalie o que é possível pagar com o dinheiro que você vai poupar com a falta do Carnaval. Tente negociar e conseguir juros mais baixos com a instituição financeira. Peça também o parcelamento da dívida, para que você possa pagar aos poucos.

2) Invista o dinheiro do Carnaval

Cada vez mais o mito de que precisa de muito para investir vem perdendo força. E isso se deve por conta do acesso de informações que está mais fácil. É possível começar a aplicar com apenas R$30 no Tesouro Direto.

É fato que quanto maior for a quantia investida, maior será o retorno. Porém, isso não quer dizer que você não possa começar com pouco. 

Além disso, muitos investimentos permitem que a pessoa vá adicionando a quantia que quiser e puder a cada mês. Por isso, é importante pesquisar e avaliar qual tipo de investimento é melhor para você.

+ 7 investimentos com menos de R$100 para iniciantes

3) Coloque na reserva de emergência

Você certamente já ouviu falar em reserva de emergência. Nessa pandemia, ela foi fundamental para quem já tinha uma e fez com quem não tivesse começasse a pensar nessa possibilidade.

A reserva de emergência nada mais é do que um dinheiro guardado para ser usado em oportunidades adversas, que você não espera – como em doenças, momentos de calamidades, dívidas inesperadas e outros.

guardar dinheiro
Existem diversas opções do que fazer com o dinheiro que seria usado no Carnaval

Caso você não tenha o que fazer com o dinheiro que reservou para o carnaval, que tal aumentar a sua reserva de emergência? Ah, e se você não tem uma, esse pode ser o momento de dar início a sua.

4) Se for comprar algo, compre à vista

É muito comum que você possa não querer nenhuma das alternativas anteriores por já ter uma reserva, já investir e já ter as dívidas quitadas. Por isso, se decidir usar o dinheiro que está sobrando, não faça nenhuma loucura ou uma nova dívida.

Para esse conceito de nova dívida podemos citar uma compra parcelada. Se você puder escolher, compre à vista. Isso vai facilitar nos outros meses e não atrapalhar o seu orçamento, já que você não contava com esse gasto.

Uma dica muito importante é não prolongar uma dívida nessa época. Certamente esse dinheiro que sobrou foi um acaso e você não conta com ele permanecendo por muito tempo. Por isso, lembre-se: comprar à vista deve ser sempre a melhor opção.

5) Não esqueça de se planejar

E o que não pode faltar é planejamento, correto? Por mais que você não queira, involuntariamente acaba fazendo uma ‘dívidazinha’ aqui e outra ali. Por mais que o valor seja mínimo, não esqueça de colocar tudo na ponta do lápis novamente.

É muito importante que você tenha o controle de tudo o que gasta e recebe. Isso é fundamental para ajudá-lo a, no futuro, estabelecer novas metas e conseguir realocar o seu orçamento.

Gostou dessas dicas? Você vai ter dinheiro sobrando neste carnaval? Se sim, conta para gente aqui o que vai fazer com ele e deixe a sua contribuição para a galera!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tempo de leitura: 4 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Camila. Tudo bem?
      Ficamos muito felizes por seu comentário. Fique de olho aqui no FinanceOne que sempre publicamos conteúdos sobre finanças pessoais, investimentos, economia e empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui