Início Notícias Finanças Pessoais Cartão Santander: como cancelar débito automático?

Cartão Santander: como cancelar débito automático?

0
(0)

É comum empresas de serviços oferecerem descontos em pagamentos por meio de débito automático. Além disso, existem diversos benefícios oferecidos pelas instituições, mas a dúvida de muitas pessoas é como cancelar débito automático?

Quem tem cartão de débito do Santander consegue cadastrar as contas em débito automático. Permitindo que você não se preocupe com o vencimento e o pagamento, já que ele acontece de forma automática após a autorização do cliente.

Algumas contas que podem ser pagas no débito automático são as de água, luz, telefone além de outras que podem ser cadastradas.

É importante ressaltar que o pagamento é realizado no dia do vencimento, mas para isso é necessário ter saldo na conta corrente.

Como cadastrar o débito automático no Santander

Antes de saber como é possível cancelar débito automático, é necessário saber como você deve se cadastrar e autorizar esse tipo de transação. Ficou curioso? Confira o passo a passo de cada um abaixo!

Como se cadastrar

1º passo: cadastre-se pelo Internet Banking no menu “pagamentos e recarga”;

2º passo: clique em débito automático;

3º passo: vá em “cadastrar”. 

Mas caso você esteja realizando o processo pelo aplicativo vá até o “menu pagamentos”. Depois clique em “cadastro de débito automático.

Se preferir você também pode falar com um gerente de relacionamento e solicitar ajuda.

Como autorizar o débito automático

É importante ressaltar que você tem o controle do que pode e não pode ser debitado na sua conta. Por isso, quando a adesão desse serviço não é realizada na agência, o débito somente será realizado após a sua autorização.

E você pode escolher entre autorizar ou não todos os débitos da empresa conveniada.

Após 24 horas do envio do débito pela empresa a pendência será disponibilizada para a sua autorização.

Cobrar dinheiro emprestado
Cancelar débito automático pode ser feito em qualquer momento

Ela deve ser realizada nos canais do Santander, o próprio banco irá enviar uma notificação pelo aplicativo ou SMS em até três momentos para te avisar sobre a pendência, na data do agendamento, um dia antes do vencimento e no dia do vencimento. 

Vale ressaltar que a autorização ficará disponível até às 21 horas, independentemente de qual seja o seu cartão Santander.

Caso não seja autorizado, o débito não será realizado na sua conta. E para resolver isso, você pode entrar em contato pelos seguintes canais: 

-> Aplicativo Santander;
-> Internet banking;
-> Terminais de autoatendimento e Banco24Horas;
-> Falar com o seu gerente.

Como cancelar o débito automático no Santander

Além de saber como cadastrar e autorizar o uso do débito automático, é importante também que você saiba como cancelar qualquer tipo de transação. Embora o nome seja automático, ele é opcional e pode ser retirado a qualquer momento.

O passo a passo para que isso aconteça é bem fácil. Basta ir até o menu na aba débito automático e clicar em cadastro para abrir a opção excluir.

A partir daí você escolhe o serviço cadastrado que deseja retirar da lista de débito automático do Santander. Mas, caso não consiga de imediato o banco recomenda que utilize os canais de atendimento.

É importante ressaltar que alguns tipos de pagamento em débito automático somente poderão ser cancelados diretamente com a empresa, como assinaturas de TV a cabo, jornais, revistas, internet e outros.

Isso dependerá de como foi feito o cadastro.

Suspensão, bloqueio e desbloqueio: como funcionam essas opções?

O banco também dá outras opções, além do cancelamento. São elas a suspensão, bloqueio e desbloqueio. Mas, para que elas servem e como solicitá-las?

A suspensão é para caso você não reconheça algum valor que foi debitado na sua conta por algum outro motivo, podendo suspender essa ação temporariamente. Mas, essa solicitação pode ser feita em até um dia antes do vencimento da sua conta.

É importante destacar, no entanto, que como em todos os casos de suspensão, essa também não cancela o seu débito automático, apenas o suspende temporariamente. Após um período previamente estabelecido, volta a ser reativado e os débitos voltam a ser feitos.

Essa suspensão também pode acontecer pelos canais de atendimento por telefone ou ainda em uma agência do Santander. Essa ferramenta e solicitação fica disponível para todos os usuários de cartões Santander.

Já o bloqueio você o realiza por não reconhecer ou concordar um um valor programado para débito. Nesses casos, o lançamento não será feito na data do vencimento. E essa fatura fica como em aberta ou pendente. 

O bloqueio também não cancela o seu débito, apenas deixa ele paralisado. E da mesma forma, quando você conseguir solucionar, é possível desbloqueá-lo a qualquer momento.

Para isso, vá em débito automático, depois em lançamentos e clique em desbloquear.

Gostou dessas dicas? Elas te ajudaram de alguma forma a saber mais sobre o débito automático do Santander? Que tal então compartilhar esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam entender e resolver as pendências?

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas

Chegou uma novidade voltada ao setor de pequenas e médias empresas brasileiras (PME). O Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas...

5 aplicativos para usar antes e durante viagens

O planejamento de uma viagem é importante para que você saiba quais documentos são necessários levar e até mesmo os passeios que...

CDB ou poupança? Saiba qual é o melhor

Se você está pensando em investir, mas não sabe onde deve aplicar o seu dinheiro ou está na dúvida entre CDB ou poupança, saiba...

8 ideias de negócios para empreender na crise

Em tempos de crise no país, empreender pode ser a melhor maneira de ganhar dinheiro e largar o fantasma do desemprego. São muitas as...

Renda fixa x renda variável: confira as diferenças

Quem investe com certeza já ouviu falar sobre renda fixa x renda variável. Mas quais são as diferenças entre esses dois tipos...

Como começar um negócio? Confira passo a passo

Você já pensou em começar seu próprio negócio? O sonho de muitos brasileiros é empreender e deixar de ser um funcionário de...