InícioNotíciasFinanças PessoaisÉ possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito?

É possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito?

4.5
(46)

A anuidade do cartão de crédito é uma espécie de taxa de manutenção cobrada por diversas empresas. Porém, há alguns anos que as opções isentadas desse tipo de cobrança se tornaram cada vez mais populares.

Mas a pergunta é: se você já possui um cartão, é possível cancelar a anuidade dele? Neste caso, como deve proceder? Será que perderá benefícios?

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que sim, é possível negociar ou até mesmo pedir para cancelar a anuidade do cartão de crédito. Mas para conseguir é preciso ser estratégico e, muitas vezes, persistente.

Os benefícios como milhagens, seguros e descontos nem sempre estão atrelados ao pagamento da anuidade. Além disso, é fundamental avaliar se o gasto com a taxa vale a pena tendo em vista o retorno desses benefícios.

A anuidade do cartão de crédito nada mais é que uma taxa de uso. Geralmente é cobrada para cobrir gastos como manutenção, gerenciamento, administração e monitoramento.

A seguir, veja se é possível cancelar a anuidade do cartão de crédito.

Isenção da anuidade do cartão de crédito é possível

Conseguir um desconto na anuidade do cartão, obviamente, é mais fácil que obter uma isenção total. Mas ambas as possibilidades são possíveis.

O primeiro passo é contatar a empresa do seu cartão, por meio da Central de Atendimento, e informar o que deseja. Tente negociar o valor com o atendente até obter a melhor proposta.

A gratuidade total da anuidade é mais difícil, sendo raros os casos em que as centrais cedem. Contudo, se for um cliente com gastos elevados no cartão ou possuir serviços especiais, como cartão Premium, as chances aumentam.

O gerente da sua conta também pode ser um meio de conseguir negociar a anuidade, principalmente se você já tem um bom relacionamento com ele.

Lembre-se: se você tem muitos serviços do banco contratados, investimentos, aplicações etc, use isto na hora de barganhar.

Um ponto sempre a seu favor é que o banco tem interesse em manter você como cliente e ele sabe que poderá partir para outro se não conseguir a isenção da taxa.

Mercado já oferece diversas opções sem taxa

Caso você esteja pensando em mudar de cartão ou se nunca teve um, talvez seja vantajoso considerar escolhas já isentas de anuidade. Como esse tipo de cartão de crédito é cada vez mais popular, há diversas opções disponíveis.

Desde os digitais, até os tradicionais. Alguns com mais limitações, outros com menos.

Em alguns casos, principalmente com bancos tradicionais, a isenção da anuidade pode estar condicionada a limite de gastos, por exemplo.

Alguns exemplos de cartões de créditos sem anuidade são NuBank, Neon, Intermedium, Digio, pag!, Original, Santander Free, Trigg e outros.

vários cartões de crédito juntos
Existem opções de cartão de crédito no mercado sem anuidade

Solicitar um cartão de crédito sem anuidade é fácil, principalmente se você tiver nome limpo e boa avaliação no Serasa.

Por isso, é recomendável que antes de solicitar o cartão, o consumidor confira como está o seu CPF e a sua pontuação no Serasa Score.

Descubra como negociar a anuidade do cartão de crédito

Quer negociar a anuidade com a operadora do seu cartão mas não sabe por onde começar? A primeira coisa é entrar em contato com a central de atendimento da empresa. Ao ligar, verifique se existe alguma opção de atendimento para falar sobre o assunto da anuidade.

Caso não tenha essa opção, escolha a para falar com um atendente. Foi atendido? Então você já pode informar que deseja solicitar a isenção da sua anuidade. É importante ter em mente que a instituição financeira não aceitará o seu pedido logo de cara.

É provável que o atendente fale sobre os benefícios do seu cartão de crédito para justificar o valor da anuidade. 

+ Cartão de crédito sem anuidade: como conseguir?

Converse e explique ao atendente os seus argumentos e motivos que te levaram a pedir a isenção da anuidade. É comum que o desconto oferecido comece em torno de 25%, o que pode ser considerado um valor baixo dependendo da sua anuidade.

Uma estratégia é não se deixar vencer e informar a operadora do cartão que você está disposto até mesmo a cancelar o cartão caso não consiga a isenção da anuidade. 

Negocie até conseguir a isenção da anuidade ou um valor que você ache justo pagar. Caso prefira, pense um pouco e retorne a ligação.

Anuidade do cartão de crédito está ficando mais cara

Apesar de cada vez mais empresas oferecerem cartões no Brasil, os preços das taxas de anuidade continuam subindo. Levantamento de 2019 do Banco Central demonstrou que a taxa média cobrada em 2018, por exemplo, foi de R$139,45.

O número é 13,4% maior em relação ao ano anterior e 15,1% maior do que o registrado em 2016. Os dados consideraram as seis principais bandeiras de cartão do país: Visa, Mastercard, American Express, Diners Club, Elo e Hipercard.

Por isso, quem usa cartão de crédito, além do extrato de compras, precisa ficar de olho também com a despesa de anuidade. Muitas vezes ela pode passar despercebida, mas pode causar verdadeiros prejuízos.

Avalie o real motivo para você estar pagando a anuidade do cartão de crédito e se é vantajoso para a sua situação financeira. Não se deixe enganar com os benefícios que, muitas vezes, sequer são usados.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ajudar alguém? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem conhecimento sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 46

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é um verdadeiro absurdo nessa pandemia e o banco cobrando uma anuidade de 570,00 p por ano (47,50 por mês) anuidade virou uma prestação bancaria

  2. meu cartão de crédito está cobrando um absurdo de anuidade quase 500reais nessa pandemia é muito caro

    • Olá, Maria! Tudo bem?
      Você pode pedir o cancelamento da anuidade entrando em contato com a administradora do cartão, negociar o valor ou até mesmo escolher outro cartão sem taxa de anuidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui