É possível pedir para cancelar anuidade do cartão de crédito? Confira!

22
32834
homem segurando o cartão e olhando o notebook
4.4
(170)

A anuidade do cartão de crédito é uma espécie de taxa de manutenção cobrada por diversas empresas. Porém, há alguns anos que as opções isentas desse tipo de cobrança se tornaram cada vez mais populares.

Anúncios

Mas a pergunta é: se você já possui um cartão, é possível cancelar a anuidade dele? Neste caso, como deve proceder? Será que perderá benefícios?

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que sim, é possível negociar ou até mesmo pedir para cancelar a anuidade do cartão de crédito. Mas para conseguir é preciso ser estratégico e, muitas vezes, persistente.

Anúncios

Os benefícios como milhagens, seguros e descontos nem sempre estão atrelados ao pagamento da anuidade. Além disso, é fundamental avaliar se o gasto com a taxa vale a pena tendo em vista o retorno desses benefícios.

A anuidade do cartão de crédito nada mais é que uma taxa de uso. Geralmente é cobrada para cobrir gastos como manutenção, gerenciamento, administração e monitoramento.

A seguir, veja se é possível cancelar a anuidade do cartão de crédito.

Anúncios

Isenção da anuidade do cartão de crédito é possível

Conseguir um desconto na anuidade do cartão, obviamente, é mais fácil que obter uma isenção total. Mas ambas as possibilidades são possíveis.

O primeiro passo é contatar a empresa do seu cartão, por meio da Central de Atendimento, e informar o que deseja. Tente negociar o valor com o atendente até obter a melhor proposta.

A gratuidade total da anuidade é mais difícil, sendo raros os casos em que as centrais cedem. Contudo, se for um cliente com gastos elevados no cartão ou possuir serviços especiais, como cartão Premium, as chances aumentam.

O gerente da sua conta também pode ser um meio de conseguir negociar a anuidade, principalmente se você já tem um bom relacionamento com ele.

Lembre-se: se você tem muitos serviços do banco contratados, investimentos, aplicações etc, use isto na hora de barganhar.

Um ponto sempre a seu favor é que o banco tem interesse em manter você como cliente e ele sabe que poderá partir para outro se não conseguir a isenção da taxa.

Por que alguns cartões de crédito cobram taxa de anuidade?

Os bancos cobram taxa de anuidade do cartão de crédito em troca de alguns benefícios cobrados aos clientes, como acesso a salas VIP e assistências exclusivas.

A cobrança de anuidade está prevista na Resolução 3.919, do Banco Central. De acordo com o que está descrito no documento, o valor deve constar na tabela geral de tarifas do banco, informada ao cliente no momento da contratação do produto.

Além disso, a cobrança pode ser feita a cada 12 meses. O valor também pode ser parcelado em 12 vezes.

Mercado já oferece diversas opções sem taxa

Caso você esteja pensando em mudar de cartão ou se nunca teve um, talvez seja vantajoso considerar escolhas já isentas de anuidade. Como esse tipo de cartão de crédito é cada vez mais popular, há diversas opções disponíveis.

Desde os digitais, até os tradicionais. Alguns com mais limitações, outros com menos.

Em alguns casos, principalmente com bancos tradicionais, a isenção da anuidade pode estar condicionada a limite de gastos, por exemplo.

Alguns exemplos de cartões de créditos sem anuidade são Nubank, Neon, Inter, Digio, pag!, Original, Santander Free, Trigg e outros.

mulher cancelando anuidade do cartão de crédito pelo telefone em sua sala
Existem opções de cartão de crédito no mercado sem anuidade

Solicitar um cartão de crédito sem anuidade é fácil, principalmente se você tiver nome limpo e boa avaliação no Serasa.

Por isso, é recomendável que antes de solicitar o cartão, o consumidor confira como está o seu CPF e a sua pontuação no Serasa Score.

Descubra como negociar a anuidade do cartão de crédito

Quer negociar a anuidade com a operadora do seu cartão mas não sabe por onde começar? A primeira coisa é entrar em contato com a central de atendimento da empresa. Ao ligar, verifique se existe alguma opção de atendimento para falar sobre o assunto da anuidade.

Caso não tenha essa opção, escolha a para falar com um atendente. Foi atendido? Então você já pode informar que deseja solicitar a isenção da sua anuidade. É importante ter em mente que a instituição financeira não aceitará o seu pedido logo de cara.

É provável que o atendente fale sobre os benefícios do seu cartão de crédito para justificar o valor da anuidade. 

+ Cartão de crédito sem anuidade: as melhores opções!

Converse e explique ao atendente os seus argumentos e motivos que te levaram a pedir a isenção da anuidade. É comum que o desconto oferecido comece em torno de 25%, o que pode ser considerado um valor baixo dependendo da sua anuidade.

Uma estratégia é não se deixar vencer e informar a operadora do cartão que você está disposto até mesmo a cancelar o cartão caso não consiga a isenção da anuidade. 

Negocie até conseguir a isenção da anuidade ou um valor que você ache justo pagar. Caso prefira, pense um pouco e retorne a ligação.

O que fazer se não conseguir negociar a anuidade?

Se mesmo negociando você não conseguir cancelar a anuidade do cartão de crédito, há algumas opções a considerar. A primeira delas é pedir um tempo para pensar a respeito da proposta que o banco te ofereceu e ver se vale a pena ou não para você aceitá-la.

Você pode, inclusive, retornar a ligação e tentar uma nova negociação com outro atendente para ver se consegue condições melhores.

Outra opção é inicialmente aceitar a melhor proposta que o banco te oferecer e depois de algumas semanas entrar em contato novamente tentando negociar a isenção do restante da taxa.

Por fim, se você considerar que pode abrir mão daquele cartão, há a opção de solicitar o cancelamento do mesmo, visto que existem outras opções de cartões isentos de anuidade no mercado.

Gostou do nosso texto? Acha que ele pode ajudar alguém? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem conhecimento sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 170

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

22 COMENTÁRIOS

  1. Isso é um verdadeiro absurdo nessa pandemia e o banco cobrando uma anuidade de 570,00 p por ano (47,50 por mês) anuidade virou uma prestação bancaria

  2. meu cartão de crédito está cobrando um absurdo de anuidade quase 500reais nessa pandemia é muito caro

    • Olá, Maria! Tudo bem?
      Você pode pedir o cancelamento da anuidade entrando em contato com a administradora do cartão, negociar o valor ou até mesmo escolher outro cartão sem taxa de anuidade.

  3. esta sendo um absurdo a taxa cobrada deste cartão quero cancelamento deste cartão afinz não esta dando pra pagar está muito caro esta taxa.

  4. Tenho conta salario no bco Brasil e me e desvontado 30.00 todo mes
    E meu cartao de credito do B.brasil tambem e desvontado 30.00 tambem todo n mes e legal isso?

    • Olá, Luis! Tudo bem?
      O banco só pode descontar valores da sua conta, se você tiver autorizado. Sugerimos que entre em contato com a instituição financeira para esclarecer o ocorrido.

  5. Bom dia desde Outubro que eu venho pagando anuidade sem fazer compras eu gostaria de fazer cancelamento dessas anuidades o cartão já está cancelado definitivamente mas as novidades não param de chegar faturas o que que eu posso fazer

    • Oi, Maria! Tudo bem?
      O banco não pode cobrar anuidade de cartão de crédito que já foi cancelado. Sugerimos que entre em contato com a instituição para esclarecer o ocorrido e, se for o caso de confirmar a cobrança indevida, você pode solicitar o reembolso.

  6. Eu simplesmente troquei todos meus cartões com anuidades para os sem. Cancelei todos. Existe várias opções de cartões sem anuidade. Não percam tempo, troquem.

    • Oi, Vinícius! Tudo bem?
      Você precisa entrar em contato diretamente com a administradora do cartão e solicitar o cancelamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui