
Os brasileiros que realizam consultas e exames pela saúde pública sabem que é necessário ter o cartão virtual do SUS, mas nem todos sabem como solicitá-lo. Além disso, há até quem não tenha o conhecimento da necessidade de ter esse cartão.
E tê-lo em mãos é fundamental, já que para ser atendido no sistema público de saúde é obrigatório apresentar o cartão, seja ele físico ou virtual.
A emissão do cartão virtual do SUS pode ser realizada pelo Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. A plataforma oferece diversos serviços e um deles é justamente a emissão do cartão.
Além disso, com o aplicativo você consegue ter acesso e gerenciar as suas consultas, exames, medicamentos e até mesmo vacinas que precisam ser tomadas.
Como solicitar o cartão virtual do SUS pelo aplicativo?
Para quem deseja emitir o cartão virtual do SUS pelo aplicativo, que está disponível tanto para iOS quanto Android, nós iremos te explicar o passo a passo abaixo.
1º passo: baixe o App Conecte SUS (Android ou iOS) e, depois, ao acessar a plataforma, clique em “iniciar”;
2º passo: agora você deve selecionar o botão “Entrar”, quando será necessário informar o seu CPF e a senha do acesso Gov.br;
3º passo: para quem não tem uma conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
4º passo: neste momento, você deverá aceitar os termos de uso para acessar o aplicativo;
5º passo: ao acessar o aplicativo você irá visualizar um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;
6º passo: o seu cartão virtual do SUS deverá aparecer na tela. Com isso, é só clicar em “Download”.
Pronto, o seu cartão virtual do SUS já foi baixado no seu telefone e você poderá apresentá-lo sempre que for utilizar o sistema de saúde pública.
+ Cartão SUS: confira o passo a passo de como consultar
Vale ressaltar que para quem tem o cartão físico, o virtual pode substituí-lo. Sendo assim, você não precisa mais levar o cartão com você, é só apresentar o arquivo que está no seu celular.
Cartão virtual do SUS já traz o número do CNS
Para alguns, é somente uma opção a mais, mas para muitos o cartão virtual do SUS é um adianto. Isso porque ele já traz o número do CNS e pode ser usado para agendamentos em várias situações.

O CNS, para quem não sabe, é o número do Cartão Nacional de Saúde. Ele é o pilar para vários atendimentos da Saúde Pública e sem este número o cidadão não consegue proceder. Ele consta na carteirinha física.
Com ele fazendo parte da carteirinha virtual já é um adianto e permitirá que todas as funções sejam realizadas somente com a versão mobile.
Preciso imprimir o cartão virtual do SUS?
A resposta é não. Você não necessariamente precisa realizar a impressão, pois, para isso, já existe a carteirinha impressa na forma tradicional. O cartão virtual vem com facilidade e é para ser usado de forma digital.
Para isso, ao solicitar e ter o seu cartão virtual gerado, baixe ele para ter salvo no seu dispositivo.
É possível gerar pelo celular, mas também pelo computador. Ao gerar o cartão virtual, baixe em PDF, em imagem ou da forma que preferir para deixar salvo. Isso facilitará nos momentos de urgência ou instabilidade do aplicativo.
+ Conheça quais são os direitos dos pacientes do SUS
Quem não quiser baixar, também pode usar a versão que fica salva no aplicativo e pode ser consultada a qualquer momento.
Lembrando que a impressão não é obrigatória, mas pode ser feita. Quem perder o cartão físico do SUS, pode imprimir o cartão virtual e plastificá-lo para tê-lo guardado e em mãos sempre que precisar.
Gostou dessa novidade? Já conhecia o cartão virtual do SUS? Então compartilhe nas suas redes sociais ou nos grupos de mensagem com seus familiares!