O que é ChatGPT? Nova Inteligência Artificial gera debates em todo o mundo

0
163
Desenvolvedor digita um código em um notebook
0
(0)

Se você usa redes sociais com frequência e está atento aos assuntos mais importantes do momento, com certeza ouviu falar no ChatGPT. A ferramenta usa Inteligência Artificial e tem surpreendido pela sua eficiência. 

Anúncios

O chatbot já passou em importantes vestibulares internacionais, incluindo provas para médico, advogado e MBA nos Estados Unidos. Sem falar em sua alta capacidade de elaboração e compreensão.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma ferramenta nova. A primeira versão do chat foi lançada em 2018 e está agora em sua terceira atualização, com mais eficiência. 

Anúncios

A atualização teve tamanho sucesso que já soma mais de 5 milhões de downloads e deve receber mais de US$10 milhões em investimentos da Microsoft

O modelo de comunicação foi criado pela OpenAI, uma organização sem fins lucrativos de São Francisco, nos Estados Unidos, especializada em pesquisas na área de Inteligência Artificial e desenvolvimento de IA de forma responsável.

A OpenAI foi fundada em 2015 por um grupo de empresários, pesquisadores e filantropos, entre eles Elon Musk, Greg Brockman, Sam Altman, Wojciech Zaremba e Ilya Sutskever.

Anúncios

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta que usa Inteligência Artificial para oferecer respostas completas. Ao contrário de outras ferramentas de busca, como Google, ela funciona em forma de chat, como se o usuário estivesse conversando com outro ser humano. 

O modelo também se diferencia de outros meios de busca porque sua usabilidade vai além de obter resposta. O chatbot é capaz de elaborar textos altamente complexos e elaborados, até mesmo redações completas. 

O chatbot usa uma quantidade enorme de textos disponíveis na internet — notícias, fóruns, livros, artigos etc —, totalizando 570 GB de texto, de informação, como backup. 

São cerca de 40 milhões de palavras que a ferramenta traduz, combina e estrutura para oferecer qualquer resposta solicitada. 

Muitos definem o ChatGPT como uma ferramenta avançada de criação de textos ou um “chatbot inteligente”. Mas a definição mais adequada talvez seja: modelo de comunicação baseado em Inteligência Artificial. 

Isso porque, como explicado, sua funcionalidade não se limita à elaboração de textos. 

De acordo com a revista Exame, a OpenAI usou uma técnica chamada “transfer learning”. 

Em outras palavras, eles treinaram a ferramenta com tarefas menores em um primeiro momento, como prever a próxima palavra em um texto, até tarefas mais complexas, como responder perguntas ou criar histórias.

A estrutura da tecnologia inclui camadas de processamento de linguagem que permite ao chatbot compreender os significados das palavras e contextos. O resultado é uma ferramenta que se assemelha muito à um ser humano em suas respostas.

4 pessoas conversando e usando celular
ChatGPT chama atenção e diverte nas redes sociais, mas tecnologia pode revolucionar o mercado

Como funciona o chatbot?

O ChatGPT é altamente flexível e sua grande capacidade de elaboração permite aplicação de diversas formas. 

O usuário pode fazer uso simples, como perguntar coisas com fim de pesquisa (daí a posta de muitos especialistas que este será um concorrente do Google) até solicitar tabelas, textos etc.

O chat pode funcionar, por exemplo, como um assistente virtual, como ferramenta de geração de conteúdo automatizado, para elaborar relatórios, como aplicativo de tradução, como ferramenta de pesquisa etc. 

Há quem diga que é possível usar o chat até mesmo para pesquisas científicas, mas aqui entra um adendo importante: como a ferramenta se vale de conteúdos online para elaborar suas respostas, muitos ainda questionam a credibilidade dela. 

Afinal, existem conteúdos falsos na internet. 

Além disso, o uso da ferramenta como substituta completa de seres humanos ainda não é possível por questões que vão desde erros gramaticais até o fato de que o conteúdo do chat é baseado em conteúdos que outras pessoas fizeram. 

Mas é certo que o avanço do ChatGPT terá grande impacto no mercado e pode ser uma ferramenta importante no mercado de trabalho. 

E você? O que acha da novidade? Deixe sua opinião nos comentários e leia também: aplicativo cria avatares realistas com uso de Inteligência Artificial.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui