O preço dos alimentos têm assustado muitos brasileiros no momento das compras. Quando se trata das carnes, o impacto é ainda maior. Mas será que isso significa que você deve ficar sem aquela resenha do fim de semana? De jeito nenhum! Confira esse artigo em que o FinanceOne te ensina como fazer um churrasco barato.
Anúncios
+ ‘Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda bastante’, diz pesquisa
Dicas para fazer um churrasco barato
#1. Diversifique o tipo de carne
O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) realizou um estudo que identificou um aumento de 146,23% no preço da carne bovina nos últimos dois anos. Ou seja, esse valor indica uma diferença de 133,70% em relação à inflação.
Anúncios
As carnes suínas e aves também subiram de preço, porém, ainda assim estão mais em conta que a bovina. Portanto, prefira investir nessas opções para diminuir os gastos e, consequentemente, trazer mais variedade para a sua grelha.
Um alimento que também sofreu impacto no preço mas que ainda é viável é a linguiça, que também é um marco do churrasco. Vale a pena investir no seu churrasco barato!
#2. Um churrasco vai muito além da picanha
A picanha costuma ser uma das protagonistas do churrasco. Porém, é uma das opções mais caras a se escolher. Existem cortes mais baratos que podem ser muito saborosos também. Confira alguns:
Anúncios
- Agulha;
- Capa do filé;
- Contrafilé;
- Costela;
- Coxão mole;
- Cupim;
- Fraldinha;
- Maminha;
- Miolo da alcatra;
- Miolo da paleta.
Ainda existem outras opções para compor o seu churrasco barato. Estamos falando da kafka e do hambúrguer, que são opções que podem ser feitas com carnes mais baratas, como o acém. Além disso, como já dissemos anteriormente, são formas de variar o cardápio sem perder a qualidade e o bom gosto.
#3. Outros alimentos na grelha
Algumas pessoas que são veganas ou vegetarianas fazem seu churrasco com legumes, frutas e outros alimentos. Por que essa prática não pode se expandir para quem não possui essa restrição?
É possível fazer espetinhos de legumes e temperá-los de forma saborosa, colocar na grelha e criar mais uma modalidade. Essa é uma ideia que pode te ajudar a balancear os gastos com as carnes.
Outra dica bastante saborosa é a banana na grelha, que muitas pessoas fazem para servir de sobremesa. Vale destacar que alimentos como pão de alho também são super bem vindos, diversificam o menu e ainda barateiam o valor dos gastos.
Quer continuar economizando? Veja mais dicas para um churrasco barato
+ Aplicativos de delivery: 6 opções que aceitam vale-refeição e alimentação
#4. Invista nos acompanhamentos
Os acompanhamentos também são uma ótima forma de baratear o custo de um churrasco. Isso porque as pessoas não ficarão presas apenas a um tipo de alimento.
O arroz, vinagrete, maionese, salpicão e outras receitas típicas de uma tarde de churrasco não gastam tanto para serem feitas e ajudam na saciedade.
Outra coisa a se destacar também é o preço das bebidas. Pesquise bastante e procure ofertas que valham a pena. Como existem inúmeros gostos e preferências, você pode deixar essa parte para os convidados, de modo que cada um traga o que pretende consumir.
#5. Não fique mexendo no carvão
O carvão é outro ponto de atenção para um churrasco barato. Sendo assim, evite ficar mexendo para que ele não se desgaste ainda mais. Além disso, apenas abasteça a churrasqueira quando o carvão estiver acabando, para que você não acabe usando mais que o necessário.
Outra coisa: o tamanho da sua churrasqueira vai orientar os seus gastos. Se o espaço interno for muito amplo, você precisará de mais carvão e consequentemente gastará mais. Se tiver a possibilidade, tente diminuir esse espaço e já notará uma diferença.
#6. Planejamento: o segredo do churrasco barato
Essa é a dica que talvez seja a mais importante. Uma festinha, por menor que seja, pode acabar se tornando um problema quando não há planejamento.
Imagine a situação: você não comprou carvão suficiente para um churrasco com os amigos. No meio da resenha, percebe que está acabando e acaba tendo que comprar um novo pacote em uma venda da esquina. Porém, nesse lugar o preço é bem maior que em um supermercado, por exemplo.
Essa situação poderia ser evitada se houvesse um planejamento que orientasse melhor as compras. É claro que imprevistos acontecem, mas quando se quer economizar, é preciso pensar neles antecipadamente, a fim de evitá-los.
Gostou das dicas para o seu churrasco barato? Então continue de olho aqui no FinanceOne para ficar sempre atualizado de conteúdos para pensar nas suas finanças!