Fique atento! Veja 9 dicas para não cair no golpe da pousada

0
273
Pessoa fazendo a mala
0
(0)

Quem está sempre no Instagram já deve ter reparado que o golpe da pousada está crescendo na plataforma. Para quem não sabe, os golpistas estão criando perfis falsos de pousadas conhecidas e anunciando promoções imperdíveis.

Anúncios

Como forma de prevenir e também proteger os seus hóspedes, muitas pousadas e hotéis estão alertando e divulgando os perfis falsos para que as pessoas não caiam no golpe. 

Para evitar que dias de descanso e momentos de alegria sejam interrompidos pela surpresa de não ter uma reserva em seu nome no hotel escolhido, é preciso tomar muito cuidado.

Anúncios

Além disso, ninguém quer ter prejuízo financeiro, já que muitas vezes o valor das diárias são pagas por meio de depósito na hora de fechar a reserva. O que impossibilita reaver o dinheiro com facilidade.

Como funciona o golpe da pousada?

Apesar de muitas pessoas já conhecerem o golpe da pousada, ainda existe quem caia. Por isso, toda informação e precaução é fundamental no momento de fechar uma pousada para a sua viagem.

Cada vez mais pessoas estão buscando hotéis e pousadas nas redes sociais, principalmente no Instagram. Isso tem feito com que os golpistas criem páginas falsas dessas pousadas e façam promoções e sorteios para atrair o público.

Anúncios

+ Melhores agências de viagem online do Brasil

Além disso, eles ainda vêem as marcações de quem já ficou hospedado e envia uma mensagem para falar que a pessoa ganhou um sorteio ou uma diária no hotel. Porém, tudo isso é o famoso golpe da pousada.

Caso você receba alguma mensagem, ou uma pousada comece a te seguir, já comece a desconfiar. Veja se o perfil é novo e se possui muitos seguidores. Outra dica é procurar pelo nome da pousada na rede social para ver se existem outros perfis iguais.

Lembre-se que além do prejuízo financeiro, você também terá as suas férias e descanso prejudicados por conta do golpe da pousada.

Como não cair no golpe da pousada?

Como você pôde ver acima, o golpe da pousada está se tornando cada vez mais comum. Por isso, tanto hóspedes quanto os donos das pousadas precisam estar atentos para as táticas usadas por esses criminosos.

Dicas para os hóspedes

Você que gosta de se hospedar em pousadas para conhecer novos lugares e viver novas experiências, a primeira dica na hora de fechar uma diária é: certifique-se de que o local realmente existe.

Uma forma de fazer isso de maneira correta e sem correr riscos é ligando para o estabelecimento. Procure na internet um telefone para contato, de preferência fixo, e não celular.

duas amigas conversando
É importante se atentar na hora de reservar um hotel para não cair em golpe

Além disso, desconfie sempre de valores muito baixos e, principalmente, se forem discrepantes com o de outras pousadas. Se você está acostumado a se hospedar vai ter noção dos preços das diárias. 

Faça sempre comparação entre outras pousadas da região e desconfie sobre as formas de pagamento. Por se tratar de uma empresa jurídica,as pousadas não vão oferecer apenas um meio de pagamento e nunca te obrigarão a só poder fechar se for feito depósito ou Pix. A maioria tem site e várias formas de pagamentos disponíveis.

Além disso, é fácil achar o CNPJ de uma empresa pelo google. Dessa forma, analise e veja se não tem nenhum processo vinculado ou reclamações da mesma no Reclame Aqui. 

Desconfie, também:

  • de como os links foram enviados para você, geralmente as pousadas não entram em contato;
  • se esses links são malignos e se o seu computador pode apontar a presença de vírus;
  • veja se há erros de português nos anúncios
  • desconfie de anúncios muito atrativos, com as chamadas “grátis, bônus, imperdível, sua chance de ouro”; e
  • peça sempre uma indicação, caso conheça alguém que já tenha ido.

Dicas para as pousadas

Assim como os hóspedes, as pousadas também devem ficar atentas a esse tipo de golpe para que não tenham prejuízo financeiro e moral.

+ Qual a melhor forma de pagar uma viagem? Confira 4 opções

Em muitos casos, o golpista clona o perfil. Ou seja, ele pega todos os dados e cria uma conta secundária para imitar a empresa e enganar os usuários. Mas, pode acontecer também dele conseguir hackear a conta original e enganar os seguidores.

Por isso, é importante que as empresas tenham sempre senhas reforçadas e realizem a autenticação de dois fatores para não correr este risco. Além de evitar usar a mesma senha em todas as plataformas e compartilhar com qualquer pessoa.

Também é importante:

  • estar sempre alertando os seguidores nas redes sociais e fazer uma comunicação efetiva;
  • compartilhar os canais de comunicação original com frequência para que quem caia saiba onde recorrer;
  • ter uma equipe à postos para resolver possíveis ataques hackers; e 
  • cuidado ao expor qualquer informação sensível ou sigilosa nas redes sociais que possa comprometer ou dar abertura para ataques desse tipo.

Gostou das dicas? Conhece alguém que costuma usar bastante esse tipo de serviço? Compartilhe essa matéria para que não corra o risco de cair em um golpe da pousada.

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui