Saiba como acessar RG, CNH e título de eleitor pelo celular

0
784
título de eleitor
5
(1)

Se você ainda é aquele tipo de pessoa que anda com uma carteira cheia de documentos e cartões, saiba que existe uma forma muito mais prática de ter tudo que precisa à mão. Documentos como RG, CNH e até o título de eleitor podem ser acessados pelo celular.

Se você tem um smartphone com sistema Android ou iOS – ou seja, um samsung, um iPhone ou qualquer outro – pode concentrar tudo que precisa no aparelho. Assim, evita perder documentos ou ter que ficar tirando a carteira do bolso sempre que precisar deles. 

“Mas se eu tiver meu celular roubado, eu perco tudo!”

É verdade. Mas tenha em mente que a carteira também pode ser furtada, então dá na mesma. 

O celular há muito tempo deixou de ser um aparelho apenas para ligações e pode ser uma ferramenta com diversas utilidades, tornando o dia a dia mais prático. E uma delas é justamente armazenar os documentos que precisamos. 

Cada tipo de documento tem seu próprio aplicativo e requer um cadastro, mas é muito fácil fazer isso. 

Quer saber como? Então continue lendo o artigo!

Como ver o RG pelo celular?

O RG é um dos documentos mais recentes que ganhou sua versão para celular. Mas nem todos os estados já emitem ou validam essa forma de apresentação. 

A versão de celular nada mais é que o mesmo documento de identidade físico, porém apresentado na forma digital. Se estiver disponível no seu estado, basta fazer o download do aplicativo local e se cadastrar. 

Cada estado tem seu próprio aplicativo e suas regras para validação do RG na forma virtual. Na maioria, apenas quem emitiu o documento a partir de 2019 consegue validar essa versão, mas cada um tem sua data.

A seguir, confira o app de cada estado e as regras.

RG pelo celular em cada estado

Rio de Janeiro

O estado fluminense é um dos que aceita a versão virtual do RG pelo aplicativo Identidade Digital RJ. No entanto, vale apenas para identidades emitidas de 5 de abril de 2019 em diante.

São Paulo

Os paulistas podem obter a identidade virtual pelo app RG Digital SP (disponível para Android e iOS). Também é necessário que a emissão tenha ocorrido a partir de 2019. 

Distrito Federal

Diferentemente dos outros dois estados acima, quem mora no DF pode fazer a versão virtual do RG de graça se tiver emitido o documento a partir de 2018. Se o documento é mais antigo, a pessoa tem que pagar R$42. O aplicativo é o e-Identidade (Android e iOS).

Paraíba

Os paraibanos podem emitir o RG pelo celular, desde que tenham o QR Code impresso na parte de trás do documento físico. Se tiver, é só fazer o download do app RG Digital Paraíba (Android e iOS) e cadastrar usando esse QR.

Mato Grosso

Nesse caso, para conseguir o documento na versão digital, a emissão deve ser a partir de 3 de abril de 2019. O aplicativo é o MT Cidadão (Android e iOS), que concentra vários serviços do governo estadual. 

Goiás

Também é necessário ter o QR Code impresso na parte de trás da identidade. O aplicativo é o RG Digital GO (Android e iOS

Alagoas

Em Alagoas, o aplicativo é o RG Digital AL (Android e iOS) e segue a mesma regra: só consegue fazer o cadastro quem tem o QR Code no verso do documento físico. 

Os demais estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Bahia – ainda não emitem o RG pelo celular.

Tela de celular mostra a Identidade Digital RJ
RG virtual pode ser acessado pelo celular em mais de cinco estados (Foto: Detran RJ)

O que é o RG Digital?

Os aplicativos listados acima são ferramentas virtuais para validação do documento de identidade tradicional. No entanto, não devem ser confundidos com o novo RG Digital, que foi criado recentemente para unificar os principais documentos dos brasileiros.

Também chamado de Documento Nacional de Identidade ou Carteira Nacional de Identidade, esse RG passa a adotar, na verdade, o CPF como padrão de identificação em todo o país.

Cada pessoa ainda pode optar por incluir registros complementares a ele, como o título de eleitor, da Carteira de Trabalho, certificado militar, CNH, carteira nacional de saúde, números de NIS/PIS/Pasep. Também é possível incluir o nome social.

O novo RG Digital pode ser obtido em uma unidade do Poupatempo ou pelo aplicativo do Gov.br. No entanto, apenas quem já fez cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outro órgão público pode obtê-lo. 

Vale destacar que esse novo documento ainda não é obrigatório. A transição do RG tradicional para ele será gradativa.

O documento atual de identidade ainda terá validade pelos próximos dez anos para quem tem até 60 anos. Quem tem mais idade, pode usá-lo por tempo indeterminado.

Como obter CPF, CNH e título de eleitor pelo celular?

Diferentemente do RG, o CPF, CNH e título de eleitor pelo celular possuem o mesmo aplicativo para todos os estados. No entanto, cada documento tem sua forma de cadastro. 

O CPF Digital agora é a única forma de emissão do Cadastro de Pessoa Física, além do número impresso na identidade. Não existe mais a emissão do cartão próprio do CPF. 

Para obtê-lo, basta baixar e se cadastrar no aplicativo CPF Digital da Receita Federal (Android e iOS). Também é possível obter o comprovante de inscrição no CPF pelo portal e-CAC.

A CNH — Carteira Nacional de Habilitação —, assim como o CRLV — Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo —, fica no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS). Para acessá-lo, é necessário usar o QR Code impresso na parte de trás da carteira física.

Vale destacar que é necessário usar o mesmo login da plataforma Gov.br. Ou seja, o seu CPF e a mesma senha utilizada para todos os serviços digitais do Governo Federal.

Já o título de eleitor fica no app e-Título (Android e iOS). Para validar o título de eleitor digital, basta baixar o aplicativo e fazer o cadastro com alguns dados pessoais, como o nome da mãe e o CPF. Nas eleições, ele pode ser apresentado no lugar da versão física. 

O conteúdo ajudou? Então comece já a baixar os documentos no celular, mas não deixe de manter as versões físicas guardadas! Leia também: CTPS – Veja a diferença na carteira digital e física!

Colaboração: Letícia de Jesus

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui