O cartão de crédito é uma das principais, e mais eficientes, formas de acumular milhas. Essas podem ser usadas em viagens, hotéis, para aluguel de carros ou até para descontos em compras.
Anúncios
Na prática, o consumidor pode acumular pontos no seu cartão de crédito, como uma forma de recompensa pela fidelidade em utilizar o serviço.
Esses pontos podem ser convertidos da forma que o cliente desejar. As opções mais comuns são trocas por produtos ou serviços, cashback na fatura e, claro, milhas.
Anúncios
Quer acumular milhas com o cartão de crédito, mas não sabe como fazer? Então, continue lendo este artigo!
Programas de milhas e pontos são a mesma coisa?
Em primeiro lugar é importante esclarecer que programa de milhas e de pontos são diferentes. As milhagens são um programa de recompensa próprio das companhias aéreas, que oferece diversos benefícios.
Entre eles, assentos mais espaçosos, mais malas para despachar, descontos nas passagens, e outros.
Anúncios
Já o cartão de crédito oferece um programa de pontos, que pode ser convertido em milhas, a depender da escolha do cliente. Mas, conforme já mencionado, também podem garantir outras vantagens, como o cashback.
Como acumular milhas usando o cartão de crédito?
O primeiro passo para acumular milhas usando seu cartão de crédito é se cadastrar em um programa de fidelidade, que pode ou não ser vinculado ao cartão. A política de pontuação varia de acordo com a empresa escolhida.
Em alguns casos, por exemplo, o acúmulo de pontos pode ocorrer de forma automática. Mas, essa não é uma regra que se aplica a todos os cartões e programas de pontuação.
O mais comum é acumular esses pontos ao fazer o pagamento da fatura. Ou seja, todos os pontos adquiridos em cada compra realizada ao longo do mês serão somados no fechamento da conta.
Depois disso, é só transferir os pontos para os programas de fidelidade das companhias aéreas e acumular suas milhas.
A principal dica é concentrar suas compras no cartão de crédito, uma vez que quanto maior for seu gasto, mais pontos, e consequentemente, mais milhas você acumulará.
Outro ponto importante é o prazo de validade desses pontos. Os clientes devem ficar atentos para que tenham tempo hábil para usar a pontuação acumulada e não perder o benefício.
Caso o prazo de vencimento esteja próximo e o consumidor não queira trocá-los por algum produto, uma opção é vendê-los. Algumas plataformas digitais são especializadas nesse tipo de negociação.
Veja também: Como comprar e vender milhas: Saiba como funciona esse processo
Posso acumular milhas usando o cartão de outra pessoa?
Sim! É possível acumular milhas mesmo que o cartão de crédito esteja no nome de outra pessoa.
Mas, para isso, ambos precisam ter uma conta no mesmo programa de fidelidade. Ou seja: o titular do cartão e quem o está utilizando para acumular milhas.
Nesse caso, ao gerar pontos no programa de fidelidade com o uso do cartão de crédito, o titular deve transferir essa pontuação para a outra pessoa, que poderá trocá-los por milhas.
Qual é o melhor cartão para acumular milhas?
Não existe o melhor ou pior cartão para acumular milhas. A escolha depende do perfil de cada consumidor.
Um ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha, é avaliar as opções de cartão de crédito sugeridas pelo seu próprio programa de fidelidade. Esses cartões costumam transferir os pontos automaticamente para o seu programa, com maiores taxas de conversão.
Além disso, muitos oferecem benefícios extras na hora do embarque, como fila preferencial, acesso às salas vips, milhas extras por dólar gasto e parcelamento sem juros.
Veja também: Conheça os 16 melhores cartões para acumular milhas em 2022
Dicas para não ter prejuízos com seu programa de milhas e pontos
Antes de definir o programa de pontos e milhas que deseja participar, é importante consultar todas as informações no site oficial das empresas que oferecem esse serviço. Além de ler o regulamento do programa de fidelidade, para entender todos os detalhes sobre o benefício.
Outro ponto de atenção é o valor do milheiro. Ou seja, preço do lote de mil milhas ou pontos. Milhas com preço muito alto podem estar acompanhadas de uma porcentagem de desconto elevada. Assim, o consumidor pode ter prejuízo na hora de vendê-las.
Por fim, acompanhe o valor das suas milhas e, conforme já mencionado, seus prazos de validade, para não perder nenhuma boa oportunidade.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos e deixe sua opinião nos comentários.
*Colaboração: Mateus Carvalho