
Imagine que você está na rua o dia inteiro e precisa buscar uma informação no Google Maps sobre o endereço de um estabelecimento. E aí você se deu conta de que está sem internet! Não é incomum ser pego de surpresa com o fim dos dados móveis da operadora. Mas você sabia que tem maneiras de conseguir internet de graça na rua?
Quer saber mais? Então continue lendo esse texto!
Saiba como conseguir internet de graça
Uma das maneiras mais comuns de conseguir internet de graça quando se está na rua é através do sinal Wi-Fi aberto, o qual é disponibilizado por alguns estabelecimentos comerciais.
Algumas escolas e faculdades, por exemplo, também liberam a internet. Dessa maneira, você precisa conectar o seu celular ao sinal, colocando login e senha. Às vezes, porém, esse sinal é aberto, não havendo necessidade de credenciais.
No entanto, se você busca internet de graça, é preciso estar atento com a segurança da conexão. Isso porque não se deve colocar seus dados pessoais em risco.
A seguir, veja algumas opções para conseguir internet de graça!
+ 5G chega ao Brasil. Veja o que esperar da quinta geração de internet móvel
Internet de graça usando redes de sinal aberto
Como falamos no início do texto, é possível encontrar locais que oferecem redes abertas de Wi-Fi. Podemos citar, inclusive, alguns exemplos como: cafeterias, barbearias, clubes etc.
Para conseguir captar esse sinal é preciso que você deixe ligada a opção no seu celular, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel.
Algumas dessas redes de internet de graça sem fio não exigem sequer login e senha para ser acessadas. Isso facilita e muito a sua vida, mas é necessário cautela na hora de se conectar.
Internet de graça pela operadora
Outra opção de utilizar internet de graça é usando a própria operadora. Neste caso, o que será usado são os hotspots espalhados pela cidade.
Isso porque em diversos locais pelo Brasil, principalmente, nas maiores cidades, as operadoras mantêm roteadores Wi-Fi de internet para oferecer sinal gratuito a seus clientes.

Para isso, é necessário ter o login e a senha utilizado pela operadora. No site oficial das operadoras e até mesmo nos aplicativos, por exemplo, é possível fazer uma pesquisa para encontrar um ponto de hotspot mais próximo.
+ Plano de internet para celular: veja como escolher
Internet de graça nos aeroportos
Os aeroportos também costumam oferecer internet de graça. Por isso, se você estiver dentro de um aeroporto ou próximo de um, é possível pegar internet sem pagar nada.
Na maioria das vezes, porém, é necessário preencher um cadastro com informações para ter acesso à internet.
Aplicativos “caçadores” de internet de graça
Por último, você também pode contar com a ajuda de alguns aplicativos para ter internet de graça! A função desses apps é buscar redes livres.
Os mais populares são o Instabrigde, onde você pode mapear suas próprias redes descobertas, o Mandic MagiC, WiFi Finder, WiFi Map e WeFi. Todos estão disponíveis nas lojas do Android e do iOS.
E aí? Gostou das alternativas apresentadas para conseguir internet de graça? De fato, são diversas opções que podem te dar uma pequena ajuda caso você fique sem internet na rua.
Porém, vale reforçar a importância de prestar atenção em qual navegação você está entrando. Isso porque é bastante comum a ação de hackers que podem infectar seu aparelho.
Ou seja, ao conectar-se a uma rede pública, seu aparelho estará sujeito a compartilhar a mesma internet, ou o mesmo ambiente, com um vírus ou hacker com más intenções.
Portanto, toda vez que você optar por utilizar uma rede pública, por exemplo, evite fazer operações que peçam login e senha pessoais, como apps de banco, do trabalho, compras em sites de e-commerce etc.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!