
Todo mês o microempreendedor precisa pagar o DAS, mas nem sempre é possível pagá-lo em dia. Por conta disso, muitos ficam se perguntando como consultar débito MEI pela internet.
Aprender a consultar é importante para que o microempreendedor individual saiba quanto ele está devendo para o Ministério da Economia. Sim, todo pagamento vai diretamente para essa pasta do Governo Federal.
Com a pandemia, o número de microempreendedores individuais endividados aumentou. De acordo com a Receita Federal, o número de MEIs inadimplentes chegou a 4,3 milhões, isso em setembro do ano passado.
Por conta disso, é claro que saber como consultar débito MEI é importante já que esses empreendedores vão precisar pagar a taxa que está em aberto.
Como consultar o débito MEI?
Se em algum momento você deixou de pagar a taxa do MEI e agora quer regularizar a situação ou saber o valor que precisa arcar precisa realizar a consulta. Mas como fazer isso?
O processo para consultar o débito MEI é bem simples, veja o passo a passo abaixo!
1º passo: acesse o portal do SIMEI, e depois vá até o Programa Gerador do DAS, o PGMEI (versão completa);
2º passo: agora será necessário procurar por “Consulta Extrato/Pendências” e, depois, você deverá acessar “Consulta Pendências no Simei”;
3º passo: é neste momento que você conseguirá gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN) para quitar as dívidas pendentes.
Simples, rápido e fácil para que você não perca tempo tentando entender como funciona o portal.
Vale ressaltar ainda que, dependendo do valor da dívida, você pode negociá-lo. Isso é feito diretamente pelo Portal do Simei. É possível dividir o valor em até 60 vezes com parcelas mínimas de R$50.
Como funciona o parcelamento de débitos MEI?
Como você pôde ver acima, é possível parcelar os débitos MEI. No entanto, não é em todos os casos que o parcelamento é permitido.

Ele só será possível quando em débitos já vencidos e declarados por meio da DASN Simei.
Como solicitar o parcelamento?
Fazer o parcelamento é bem fácil. Depois de ter consultado o seu CPF e saber se tem debitos MEI, a plataforma vai trazer duas opções:
- Para você; e
- Para sua empresa.
Agora, clique em “Para sua empresa”. Mas, essa aba só estará disponível se você tiver alguma dívida MEI atrelada ao seu CPF.
Feito isso, aparecerá alguma oferta de negociação para essa ou essas dívidas do MEI que apareceram. Agora, você precisará avaliar a proposta.
Em seguida, siga o passo a passo que o portal te dará até a geração do boleto. Pronto! Faça o pagamento e após cinco dias úteis sua dívida será retirada.
Por que é importante quitar os débitos MEI?
Todo microempreendedor individual precisa regularizar sempre a sua situação e sanar os débitos em aberto. Afinal, um MEI inadimplente poderá sofrer consequências para o seu negócio.
Além de ter os débitos inscritos em Dívida Ativa, com valores reajustados, o MEI ainda corre o risco de:
- Perder a qualidade de segurado no INSS e, dessa forma, perdendo os seus benefícios previdenciários.
- Ser excluído do regime; e
- Ter dificuldade para obter financiamento e empréstimos.
Este conteúdo lhe foi útil? Então compartilhe com o seu amigo MEI que precisa dessas informações!
Leia também no FinanceOne: