Como contestar compra de cartão de crédito? Veja como e qual é o prazo

0
566
mulher sentada no sofá na frente de um laptop e falando no celular
0
(0)

É cada vez mais comum realizar uma compra pela internet. Essa nova modalidade de compra conquista os brasileiros devido à praticidade de comprar sem precisar sair de casa. Mas e se você quiser contestar compra de cartão de crédito por que não gostou do produto? Ou por que a mercadoria não é a mesma coisa do que no site? É possível?

Para resolver essa situação e conseguir receber o dinheiro volta, o primeiro passo é entrar em contato com o estabelecimento em que a compra foi efetuada.

Caso a situação não seja resolvida, o segundo passo é enviar uma mensagem para a instituição financeira.

Veja a seguir como conseguir contestar uma compra no cartão de crédito.

+ Veja os golpes com cartão de crédito mais comuns e como se proteger

O que é uma contestação de compra no cartão de crédito?

Contestar uma compra no cartão de crédito significa que o cliente não reconhece a transação, feita no estabelecimento em questão. Por isso, a operadora do cartão abre uma disputa com o estabelecimento para que o cliente consiga receber o valor de volta.

Quando uma disputa é aberta, a operadora apresenta provas de que houve algum problema com aquela compra específica.

pessoa fazendo as contas com cartão
Quando uma contestação no cartão de crédito é aberta, a operadora precisa apresentar provas de que houve algum problema com a compra

Com base nas provas enviadas, quem decide se a disputa foi vencida pelo cliente ou pela loja são as partes envolvidas: emissor, o nome do portador do cartão; e o adquirente, que é o estabelecimento.

Se a disputa foi ganhada pelo cliente, o valor da compra é estornado. Se for ganha pela loja, a cobrança é considerada devida e, por isso, permanece na fatura para ser paga.

Em alguns casos, após análise interna, a instituição financeira lança um crédito de confiança na fatura do cliente, no valor da compra contestada.

Quando é possível contestar uma compra no cartão?

Como explicamos, a contestação de uma compra no cartão de crédito acontece quando o cliente não reconhece a compra. E isso pode acontecer por alguns motivos. São eles:

  • Compra não reconhecida: quando o cliente não reconhece a compra que aparece na fatura;
  • Produto com defeito ou mercadoria não entregue: quando o cliente não recebe o produto ou o serviço não é prestado conforme o combinado. Nesse caso, também se encaixa quando a mercadoria é entregue com defeito.

+ Dicas importantes de Direito do Consumidor para compras online

+ Banco pode bloquear cartão de crédito? Quando isso é permitido? Entenda!

Qual o prazo para solicitar o estorno no cartão?

O prazo varia conforme a bandeira, o banco emissor e o tipo de despesa. Em todo caso, a dica é sempre abrir a solicitação de contestação no cartão de crédito o quanto antes para ter maiores chances de conseguir reverter a cobrança.

Como contestar uma compra com o cartão de crédito?

A maioria das administradoras de cartões tem a opção de contestar compra de cartão de crédito diretamente no app ou através do Internet Banking. E isso é super prático e rápido de fazer!

Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento do cartão. O número vem, geralmente, impresso no verso do cartão.

Em todos os casos, a instituição financeira analisará a transação e poderá ou não acatar com o pedido de contestação. Além disso, vale lembrar que ao entrar com a análise o cartão será bloqueado para compras online. Assim, o banco evita que novas cobranças sejam feitas.

Gostou deste conteúdo? Agora que você sabe como contestar compra de cartão de crédito, compartilhe esse texto com algum amigo que precisa saber dessas informações!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui