Início Notícias Carreiras Como escolher a melhor faculdade? Veja 3 dicas!

Como escolher a melhor faculdade? Veja 3 dicas!

0
(0)

Vai concluir o ensino médio este ano e está pensando em como escolher a melhor faculdade? Ou está querendo começar um curso de nível superior?

Ter uma graduação é o desejo de muitos brasileiros, porém a escolha da universidade e do curso nem sempre é fácil.

Isso porque é necessário levar em consideração diversos requisitos antes de você se matricular em uma faculdade. E é comum ficar na dúvida de como escolher a faculdade, são diversas opções no mercado.

E por isso, é importante ficar atento para não tomar a decisão errada. Para lhe ajudar a pensar como escolher a faculdade certa para você, o FinanceOne separou alguns requisitos que devem ser avaliados. 

1) Faça uma visita ao campus da faculdade

Procure conhecer a infraestrutura da faculdade, veja como são as instalações, a biblioteca e o laboratório. Avalie também os materiais que você terá a disposição. Dessa forma, você pode evitar ter uma decepção no futuro.

2) Pesquise a avaliação do MEC e a reputação da universidade

A nota do Ministério da Educação é uma ótima maneira de você saber a avaliação da universidade. Esse dado pode ser consultado no próprio site do MEC. Vale ressaltar que as notas vão de 1 a 5, sendo a partir de 3, considerada boa.

Outra forma de avaliar a faculdade é pesquisar sobre a reputação da faculdade com os alunos e ex-alunos. Lembre-se que optar por uma faculdade que seja considerada ruim pode levar você a uma decepção.

3) Veja se a faculdade tem parceria com algum portal de vagas

Esse é um ponto muito importante. Veja se a faculdade tem alguma ferramenta ou parceria para ajudar você a entrar no mercado de trabalho.

E isso pode acontecer por meio de uma central de estágios, portal de vagas, entre outros.

Confira 4 opções para escolher a faculdade

Universidade Anhanguera

A Universidade Anhanguera oferece diversas opções de cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas. Além disso, os cursos são tanto presenciais quanto à distância, para que o aluno possa escolher a melhor opção para ele.

A universidade oferece três tipos de ingresso: pela nota do Enem, por meio de transferência de uma outra faculdade ou fazendo o vestibular online da Anhanguera.

Um dos motivos para você escolher a universidade Anhanguera é que os profissionais são reconhecidos pelo mercado, com aulas online exclusivas para os alunos.

Além de ter conteúdos complementares para ampliar as áreas de atuação. A faculdade também avalia os alunos de forma contínua, valorizando o seu desempenho ao longo do semestre. 

Estácio

Uma das principais e mais conhecidas universidades do país, a Estácio oferece uma gama de oportunidades a quem deseja uma primeira ou próxima graduação.

A instituição já conta com as opções presencial, semipresencial e a distância.

Para quem deseja saber, a Estácio possui diversas formas de ingresso, sendo mais comum a por meio de vestibular. Ele acontece por meio de prova agendada no campus de escolha do aluno.

Com o resultado, podem ser concedidos diversos tipos de bolsa de estudo.

O financiamento estudantil pode ser uma opção para conseguir o diploma de nível superior
Para quem não sabe como escolher a faculdade, existem diversos tópicos para serem analisados

Além disso, há também outras formas de entrar na instituição, como: Enem, segunda graduação, transferência externa ou reabertura de matrícula. Em todas elas a Estácio traz condições especiais.

A graduação semipresencial é chamada pela Estácio de Flex, pois conta com a mobilidade do digital e o aluno realiza atividades práticas laboratoriais presenciais, a depender do curso.

Cruzeiro do Sul

Assim como a maioria das universidades, a Cruzeiro do Sul possui diversas formas de ingresso, como: processo seletivo, transferência, segunda graduação, retorno ao curso e outras modalidades. 

Ela tem diversas opções de cursos para graduação, pós, tecnólogo e outras opções, podendo ser realizado um pré-cadastro pela internet. Dos seus maiores benefícios, está oferecer mais de dez tipos de bolsas diferentes.

Além disso, participa dos programas governamentais, possui vários núcleos de carreiras e formas de financiamento. Ela possui bibliotecas, vários canais de comunicação, chances de estágios e muito mais.

Universidade Unopar

A Unopar é outra universidade que possui diversos polos por todo o país e carrega inúmeros benefícios e motivos para que você inicie a sua primeira graduação, ou continue aquela que ainda não terminou.

A Universidade Unopar tem o seu vestibular tradicional, mas também possui outras várias formas de ingresso, incluindo o Enem. Há, ainda, parcelamento infantil, transferência externa e vestibular online.

São vários cursos disponíveis para ingresso, como Administração, Agronomia, Biomedicina, Direito, Nutrição, Educação Física e Enfermagem.

Além disso, a Unopar tem pós-graduação, mestrado, doutorado e outros cursos.

Gostou dessas dicas? Chegou a hora de colocar em prática aquele sonho de iniciar a sua graduação, hein. Compartilhe ou salve esse conteúdo para ler depois novamente, com mais calma, e para que mais pessoas também tenham acesso.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...