Início Notícias Finanças Pessoais Entenda como funciona o sorteio no consórcio

Entenda como funciona o sorteio no consórcio

0
(0)

Existem diversas formas de você conquistar a casa própria ou um carro próprio, desde por meio de financiamentos, comprando à vista ou até mesmo por consórcio.

Se você está pensando em contratar a última opção, é necessário entender como funciona o sorteio no consórcio.

Uma das vantagens do consórcio é que não existe limite do que pode ou não ser consorciado. Mas é preciso que exista uma procura para a formação de um grupo com interesse nos bens.

O que é um consórcio e quais são as regras
O sorteio no consórcio acontece todos os meses

Veja o que pode estar disponível em um consórcio:

-> Carros;
-> Barcos;
-> Casas;
-> Capital de giro;
-> Carteira de Habilitação Nacional;
-> Educação universitária;
-> Cirurgia estética;
-> Procedimentos ortodônticos.

Você sabe o que é e como funciona um consórcio?

Muitas pessoas ainda acham que o consórcio não é de confiança, mas isso porque não conhecem como essa modalidade funciona.

O consórcio é uma forma de compra realizada em conjunto por um grupo de pessoas, sejam físicas ou jurídicas. 

Esse grupo deve estar interessado em adquirir um bem. Um número de compradores se reúne para contribuir mensalmente para um fundo em comum, que servirá para comprar os bens para todos os membros do grupo.

Assim, todos os meses, como estipulado em contrato, o dinheiro pago pelos consorciados é reunido e utilizado para que pelo menos uma pessoa do grupo faça a aquisição. A distribuição dos bens vai ocorrendo de forma progressiva, até que todos sejam contemplados.

E para participar do consórcio é preciso escolher o melhor plano que irá lhe atender. Depois de escolher o plano, assinar o contrato e pagar as parcelas em dia, agora é só esperar que o seu número seja contemplado.

Isso acontece por meio de um sorteio durante as assembleias ordinárias. Mas o que são essas assembleias? São reuniões do grupo de consórcio planejadas e executadas pela instituição administradora.

Vale ressaltar que essas reuniões ocorrem mensalmente, de acordo com o calendário previamente escolhido e informado a todos os participantes. 

São nesses momentos que, além do sorteio, também são vistos os valores arrecadados para o fundo de crédito. Além de saber como anda o perfil do grupo, entre outras informações importantes.

Entenda os impedimentos na hora da compra

Como descrito, os sorteios acontecem por meio de assembleias. Mas, como isso funciona mais especificamente? A espera é por ter um saldo em caixa para que a administradora possa sortear mensalmente um ou mais consorciados.

Dessa forma, naquele momento um ou mais poderão ser contemplados. Este processo se repete de forma regular. Mas, para que no final recebam os seus bens eles passam por um longo processo – até ser contemplado.

A partir do momento em que um consórcio se inicia, todos os cotistas ganham um número. Este número é do consorciado do início até o fim do processo, sendo por meio dele que garante ou não a contemplação ao ser sorteado.

Esses números vão do 1 até o último número equivalente ao total de cotas existentes. As pedras (números) são giradas até que uma única seja retirada pelo sorteador. O consorciado sorteado será o contemplado do dia.

Mas, você sabia que ainda sim podem haver impedimentos na hora da comprar, ainda que o número seja sorteado e garante a aquisição do consórcio? Os impedimentos são:

  • Pagar as parcelas em atraso;
  • Ter a análise de crédito negada;
  • Quem for sorteado pedir que seja descontemplado.

Veja 7 características de um consórcio

  • Parcelamento Integral;
  • Diversidade de prazos para pagamentos;
  • Poder de compra à vista;
  • Possibilidade mensal de obter o crédito por meio de sorteio;
  • Possibilidade de acelerar a contemplação por meio de lances;
  • Oportunidade de formar e ampliar patrimônio;
  • Flexibilidade do uso do crédito.

É importante saber, também, que há três modalidades de um consórcio que permitem todo tipo de comprar, sendo elas: bens móveis, bens imóveis e serviços.

No FinanceOne, a gente te explica sobre como funcionam diversos tipos de consórcio, como o Honda e o da Porto Seguro? Ficou interessado? Então confira no site todas as informações e compartilhe esse conteúdo se ele te ajudou!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...

O que esperar do mercado financeiro em 2021?

Tudo indica que 2021 seja menos turbulento para o mercado financeiro que este ano. Afinal, notícias indicam de que algumas vacinas para...

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível...

Como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!

Todo ano, os locatários são informados sobre o reajuste de aluguel. E, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba...

Quais as barreiras para inclusão de negros no mercado financeiro?

"Não se aceitam pessoas de cor". Essa frase era bastante comum em anúncios de emprego até 1950, como descreve Abdias do Nascimento...