Consórcio de dinheiro: como funciona? | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Consórcio de dinheiro: como funciona?

O que é consórcio? Podemos defini-lo como um investimento feito de maneira segura e uma das formas mais econômicas e/ou inteligentes para adquirir algum tipo de bem ou serviço. É uma modalidade de compra programada, que também pode ser uma forma de poupança. Mas você sabe o que é o consórcio de dinheiro? E mais: como ele funciona?

O consórcio de dinheiro funciona basicamente da mesma forma que o de um automóvel ou imóvel, por exemplo. A única diferença, que também pode ser vista como uma vantagem, é que você pode escolher quando e para qual finalidade o dinheiro será utilizado.

consórcio de dinheiro
O consórcio de dinheiro é uma alternativa para quem quer juntar uma boa quantia

Como fazer um consórcio de dinheiro?

É considerado para os especialistas como uma invenção brasileira, já desmembrada para outros países. Os consórcios são bem interessantes para aquelas pessoas que não precisam do seu bem de imediato.

Quem tem dúvidas de como fazer, saiba que é mais fácil do que parece. Primeiramente, busque instituições financeiras que sejam de confiança. Nesse cenário do mercado, é primordial que se faça todo e qualquer tipo de transação financeira com segurança.

É preciso também questionar se a instituição possui a modalidade de consórcioEm algumas ocasiões, as empresas até possuem consórcios de automóveis. Nesses casos, consegue retirar uma carta e aplicar o dinheiro para outros fins. Os bancos, por exemplo, fazem esse tipo de movimentação com valores de até R$1 milhão.

Dicas para realizar um consórcio de dinheiro

Não use como aplicação -> É importante ressaltar que esse sistema não foi criado para esse fim. Logo, a recomendação é não aplicar com esse intuito. Ele foi criado para você comprar um bem, como uma casa ou carro.

Se você está pensando em usá-lo como forma de resgatar o dinheiro, não estará fazendo algo produtivo, mas saindo em desvantagem. Invista de outra forma, ou coloque na poupança, por exemplo.

Se você quiser sair pode pegar o dinheiro de volta -> Essa é a dúvida de muita gente quando decide entrar no consórcio. Mas a afirmação é positiva.

Sim, é possível pegar o dinheiro de volta em até sete dias após a assinatura do contrato. O valor que foi pago será recebido em um prazo máximo de dois meses após a última contemplação.

Vantagens e desvantagens do consórcio de dinheiro

consórcio de dinheiro
O consórcio de dinheiro dá liberdade para a pessoa escolher o bem que ela quer comprar

Para quem quer adquirir um bem ou serviço, o consórcio de dinheiro é uma vantagem, já que a pessoa tem a liberdade de escolher o que irá querer comprar.

Ou seja, não é preciso levar um produto ou serviço que foi escolhido pela instituição financeira. Sendo assim, fica a critério do consorciado comprar uma moto, casa, eletrodomésticos e até mesmo viagens ou intercâmbios.

Essa também é uma forma de investir o dinheiro, em vez de colocá-lo em uma poupança, já que especialistas não aconselham realizar aplicações na caderneta. Outra vantagem desse tipo de consórcio é que ele ajuda a ter um controle sobre o dinheiro, o que não acontece com pessoas que têm a poupança.

Ele também é aconselhado para aqueles que não têm disciplina para guardar dinheiro, seja em casa ou na conta do banco. Isso porque, nesse tipo de consórcio, você se compromete a pagar mensalidades ou parcelas. Podendo ser colocado até mesmo em débito em conta. Os valores de cada mês serão determinados, de comum acordo, assim que a pessoa contrata o serviço.

Porém, há uma desvantagem ao utilizar o consórcio de dinheiro. Ter que esperar o sorteio ser realizado para poder pegar a quantia aplicada e comprar o bem que deseja. Outro prejuízo que poderá ter é que nesse tipo de investimento não existe rendimento. Que é o que acontece com a poupança ou qualquer outro tipo de aplicação financeira.

Os tipos de consórcio de dinheiro

Quem se interessou por esse tipo de investimento pode escolher duas opções. A primeira é o consórcio de dinheiro contemplado, enquanto o segundo é o entre amigos. Cada um deles tem as suas características e vantagens. Conheça qual o melhor para o seu dinheiro e invista!

Consórcio de dinheiro contemplado

Esse tipo de investimento é para quando a pessoa é sorteada. Ela terá duas opções do que poderá ser feito com o dinheiro. A primeira alternativa é comprar o bem ou produto que deseja de imediato. Já a segunda alternativa é aplicar o dinheiro na poupança e utilizá-lo no momento em que achar melhor.

Nesse consórcio, as pessoas podem adquirir os seguintes bens:

Veículos: poderão ser comprados caminhões, carros e motos, de qualquer ano, modelo, marca e cor, independentemente de ser novo ou usado. Fica a critério da pessoa que irá realizar a compra;

Eletrodomésticos: podem ser comprados tanto produtos de informática, como por exemplo computadores, celulares e tablets, e eletrônicos como: televisão, rádio, câmera fotográfica, entre outros;

Casa: além da compra de um imóvel, a quantia guardada também poderá ser usada para realizar uma construção ou reforma de um apartamento, por exemplo;

Serviços: o dinheiro que foi guardado poderá ser revertido em uma viagem, intercâmbio, faculdade e até mesmo no planejamento de uma festa de 15 anos, casamento ou de formatura.

Consórcio de dinheiro entre amigos

Se você tem amigos que também estão querendo juntar uma determinada quantia, chame-os para esse tipo de investimento. A vantagem desse tipo  de consórcio é que não há taxa a ser cobrada mensalmente e nem de adesão pela administradora financeira. O dinheiro que seria gasto poderá ser revertido em mais um forma de economia.

Mas é importante ressaltar que os amigos que você irá chamar para dividir o consórcio precisam ser de confiança e estar realmente empenhados em guardar a quantia.

Fique atento a algumas dicas:

– Realize um contrato entre todos os participantes do consórcio, coloque as obrigações e deveres de cada um. Além disso, também adicione as datas de pagamento do investimento, entre outros pontos que considerarem importantes.

– Escolha administradores para o setor financeiro. Essa pessoa ficará responsável por receber o dinheiro dos outros membros. E também do sorteio daqueles que foram contemplados com a quantia.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras