
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos de identificação mais importantes do cidadão. Mas se o seu documento está suspenso ou irregular, saiba que tem como regularizar o CPF pela internet, de maneira rápida e prática.
É por meio do CPF que os cidadãos têm acesso ao crédito, podem se cadastrar em sites e lojas, receber benefícios sociais, se candidatar a concursos, entre outras atividades.
Uma pessoa sem CPF é como se ela não existisse comercialmente. Por isso a importância do documento.
O Cadastro de Pessoa Física tem diferentes status. O ideal é manter sempre seu CPF regular, ou seja, quando todos os dados estão corretos e não há nenhuma restrição. Mas também são possíveis os seguintes status:
- Pendente de regularização: quando o cidadão que deveria declarar o Imposto de Renda não o faz por um período de cinco anos ou mais e caiu na malha fina;
- Cancelado: quando há o falecimento do portador, há diversas inscrições do mesmo CPF ou por decisão judicial/administrativa;
- Suspenso: quando há discordância nos dados fornecidos;
- Nulo: quando há alguma fraude no CPF;
- Titular falecido: quando é constatado o falecimento do titular do CPF.

Como consultar o status do meu CPF?
Antes de entender como regularizar o CPF pela internet, é preciso entender como consultar o status do seu documento. A verificação pode ser feita no site da Receita Federal. Basta seguir o passo a passo:
- No site da Receita Federal, busque a opção “Comprovante de situação cadastral no CPF”;
- Preencha seu CPF e sua data de nascimento e selecione a opção “Não sou um robô”;
- Em seguida, selecione a opção “Consultar”;
- Pronto, você será direcionado para uma página com informações sobre a situação cadastral do seu CPF.
Outra possibilidade é consultar informações sobre seu CPF no site do Serasa, além do serviço de monitoramento Serasa Antifraude.
+ CPF irregular: entenda o que isso significa e como resolver o problema
Como regularizar o CPF pela internet?
O passo a passo para regularizar o CPF pela internet é bem simples. Para isso, você vai precisar do seu título de eleitor.
De acordo com informações do Blog do Serasa, caso não tenha o título de eleitor, será preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para fazer a regularização.
Veja como regularizar o CPF pela internet:
- Acesse o site da Receita Federal na página de Regularização do CPF;
- Preencha o formulário com seus dados pessoais e endereço;
- Clique em enviar e anote o código recebido.
- Pronto! A solicitação de regularização do documento já está feita.
O cidadão pode acompanhar o processo e o status do seu pedido na página da receita. Basta informar os dados solicitados para ter acesso às informações.
Depois de solicitar o pedido de regularização, o cidadão deve comparecer a uma unidade da Receita Federal dentro do prazo de 90 dias. Caso contrário, a solicitação é cancelada.
Vale destacar que só é possível solicitar a regularização do CPF caso a solicitação esteja suspensa.
+ Saiba como consultar CPF negativado com passo a passo
E se meu CPF estiver cancelado?
Cada pessoa tem apenas um CPF e o número é o mesmo para toda a vida. Mas, quando há casos de duplicidade ou por uma decisão judicial ou administrativa, o CPF de uma pessoa pode ser cancelado.
Nesses casos, o procedimento correto é agendar um atendimento em uma unidade da Receita Federal e conversar com um dos atendentes disponíveis. No dia, é importante ter em mãos um documento de identificação.
O cidadão deve fazer um agendamento prévio na página da Receita Federal antes de comparecer ao atendimento. Para isso, basta informar o CPF de quem vai comparecer ao agendamento, o CPF do contribuinte e a data de nascimento.
Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com os amigos para que ele possa chegar a mais pessoas!
Leia também no FinanceOne: