CPF irregular: entenda o que isso significa e como resolver o problema

0
1471
Homem lê uma reclamação trabalhista com expressão de dúvida
4
(4)

Você já se deparou com a situação de estar com o CPF irregular e ser impedido de realizar alguma transação financeira ou mesmo fazer uma compra? Se isso já aconteceu, vamos te contar neste artigo como regularizar a sua situação. 

Anúncios

Mesmo se você nunca passou por isso, mas não sabe realmente o que significa e quais podem ser as consequências, sugerimos que leia tudo até o final. 

Esse tipo de irregularidade por ter consequências no dia a dia e algumas podem ser bem sérias, como até mesmo perder uma oportunidade de emprego.

Anúncios

E já adiantamentos que é possível estar com o CPF irregular na Receita Federal, mesmo que tenha negociado suas dívidas no SPC e Serasa. Acontece que essa irregularidade é muito diferente de estar com nome sujo!

O que significa CPF irregular?

O Cadastro de Pessoa Física é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal. Cada pessoa tem o seu próprio número de CPF, que não se repete. 

Estar com o CPF irregular significa que algo no registro de pessoa física não está correto, existe alguma incorreção ou pendência. E para cada tipo de pendência, há uma situação específica de irregularidade, como veremos a seguir:

Anúncios

CPF nulo

Uma das situações em que o CPF está irregular é quando ele foi anulado. Isso provavelmente significa que a Receita Federal identificou alguma fraude na sua declaração de Imposto de Renda ou na própria inscrição. 

CPF suspenso 

O CPF pode ser suspenso quando há erro na hora de realizar seu cadastro, como deixar de entregar algum documento. Na maioria dos casos a inconsistência está em dados como no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral.

Como a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral, o CPF também pode ficar irregular quando a pessoa deixou de votar nas eleições e não regularizou a situação: justificou a ausência ou pagou a multa. 

CPF cancelado 

Assim como quando é anulado, o CPF cancelado é uma situação mais complicada de reverter. Acontece quando o cidadão perde ou tem o documento roubado. 

Ou ainda, quando há a duplicação dele. Ou seja, ocorre um erro no processo cadastral do governo e o CPF é emitido com numeração repetida.

CPF pendente de regularização 

O CPF está irregular com o status pendente de regularização acontece quando o contribuinte deixou de declarar o Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos cinco anos.

mulher preocupada com golpe
CPF irregular pode trazer graves consequências para o cidadão

Quais são as consequências do CPF irregular?

O Cadastro de Pessoa Física é usado para basicamente tudo, qualquer operação que envolva você e outra instituição. Então estar com o CPF irregular pode te impedir de acessar desde serviços básicos, até ser contratado por uma empresa. 

Entre as consequências, podemos listar que a pessoa fica impedida de:

  • abrir conta em banco (corrente, poupança ou digital)
  • solicitar um cartão de crédito
  • ser contratada por uma empresa – dependendo da política da empresa, o empregador pode não aceitar esperar que você regularize
  • tirar carteira de habilitação
  • tirar passaporte
  • negociar imóveis
  • participar de concurso público
  • se aposentar
  • recolher benefícios sociais, como o Auxílio Brasil
  • acessar créditos e financiamentos
  • e até mesmo de receber o prêmio da loteria (imagina a angústia de ganha na Mega-sena e não conseguir retirar o dinheiro)

Já deu para notar que ficar com o CPF irregular não é nada bom. A seguir, contaremos como verificar a situação do seu CPF e, se necessário, como regularizá-lo. 

Como saber se o CPF está irregular?

Para saber se seu CPF está regular ou irregular, basta realizar uma consulta no site da Receita Federal. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal, na página Comprovante de Situação Cadastral no CPF
  2. Na ficha, informe os dados solicitados: número do seu CPF e data de nascimento
  3. Marque a caixa de diálogo “Sou Humano” ou “Não sou um Robô”
  4. Clique em consultar

O site vai gerar o Comprovante de Situação Cadastral no CPF na página seguinte. Você pode verificar a situação do CPF no campo “Situação Cadastral”.

Como regularizar o CPF?

Se depois da consulta ou após tentar usar seu documento para alguma coisa, constatou que está com o CPF irregular, precisará solicitar a regularização à Receita Federal. A forma de fazer isso depende de qual é o motivo da irregularidade. 

No caso de CPF cancelado ou nulo, não há como regularizar o mesmo número. Neste caso, a pessoa deve entrar em contato com a Receita Federal para solucionar a situação e pode ser necessário tirar um novo número de CPF.

Já quando o CPF está suspenso ou pendente de regularização, é possível regularizar de forma mais fácil. O primeiro passo é enviar um Pedido de Regularização de CPF para a Receita, pela internet. 

Qualquer pessoa maior de 16 anos pode fazer o pedido. No caso de menores ou pessoas impedidas por qualquer justificativa, um representante legal, judicial ou procurador deve realizar o pedido.

Siga o passo a passo:

  1. Acesse a página do Pedido de Regularização de CPF no site da Receita
  2. Preencha a solicitação de regularização com os dados solicitados (dados pessoais e de endereço)
  3. Clique em enviar para confirmar o pedido
  4. Anote o código de atendimento recebido

Após o pedido ser encaminhado, o prazo para o atendimento é de até 90 dias e você deverá comparecer a uma unidade da Receita informada para concluir a regularização. Se não comparecer, a solicitação é cancelada.

É possível acompanhar o status da solicitação na página “Consultar Andamento do Pedido e Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF”. Basta informar o código de atendimento que você anotou e os demais dados solicitados. 

Outras formas de regularizar o CPF

Além do pedido pelo site, outra forma para corrigir o CPF irregular (suspenso ou pendente) é comparecendo a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Mas neste caso é necessário pagar R$7 de custo de operação. 

Se a pessoa está fora do país, é possível regularizar pelo telefone +55 11 3003-0146. Mas será cobrado o valor da tarifa da chamada internacional.

Quais são os documentos necessários para regularizar o CPF?

Ao solicitar a regularização do seu CPF é necessário ter alguns documentos em mãos, mas você sabe quais são? Isso vai depender de qual é o seu tipo de pedido, para menores de 16 anos ou maiores?

Além disso, se for um procurador que vai realizar a regularização do seu CPF é preciso de outro documentos. Mas caso seja por representação diplomática brasileira é necessário documentos diferentes.

E quais são eles? Nós preparamos a lista de acordo com cada caso, confira!

Para quem é menor de 16 anos tutelado, curatelado ou outra pessoa sujeita à guarda judicial

->Documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento como carteira de identidade ou certidão de nascimento;

-> Documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial;

-> Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito;

->Número de inscrição no CPF.

Para quem é maior de 16 anos

-> Documento de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento, como carteira de identidade;

-> Número de inscrição no CPF;

-> Título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Para quem vai fazer por procurador

-> Documentos de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento, como carteira de identidade e certidão de nascimento;

-> Documento do procurador que comprove sua inscrição no CPF;

-> Instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida. Vale ressaltar que o instrumento público de procuração lavrado no exterior ou o instrumento particular com firma reconhecida no exterior devem ter sua validade reconhecida por repartição consular brasileira.

Para quem vai fazer por representação diplomática brasileira

-> Documentos de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento, como carteira de identidade ou certidão de nascimento;

->Documento do procurador que comprove sua inscrição no CPF;

-> Instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida. Neste caso, o instrumento público de procuração lavrado no exterior ou o instrumento particular com firma reconhecida no exterior devem ter sua validade reconhecida por repartição consular brasileira;

->Formulário “Ficha Cadastral de Pessoa Física”.

CPF irregular e nome sujo são a mesma coisa?

Não, CPF irregular e nome sujo não são a mesma coisa, apesar de ser muito comum as pessoas confundirem. Além disso, as complicações que você poderá ter por conta de cada um deles é totalmente diferente.

Para quem tem dúvidas, o nome sujo é usado quando a possua está negativada nos órgãos de proteção ao crédito por não ter pago alguma conta. Dessa forma, é quando a pessoa está devendo.

Além disso, uma pessoa que está negativada pode abrir conta corrente e tirar passaporte, diferentemente de quem está com o CPF irregular.

Posso viver normalmente tendo o CPF irregular?

Outra dúvida comum entre os brasileiros é se existe a possibilidade de ter uma vida normal mesmo com o CPF irregular. A resposta é: depende, já que você fica impossibilitado de realizar diversas atividades usando o seu nome.

Isso porque pode ser difícil você ter uma vida normal sem poder ter movimentação financeira, por exemplo. Lembre-se que não é possível abrir conta, ter cartão de crédito e até mesmo conseguir um emprego.

Por isso, é fundamental que você regularize a situação do seu CPF, por mais difícil e trabalhoso que isso seja.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com outros amigos para evitar que eles sofram as consequências de um CPF irregular! Leia também o nosso artigo sobre como descobrir se outras pessoas estão usando seu CPF!

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui