Finalmente os brasileiros vão poder saber quanto têm para receber do dinheiro esquecido em instituições financeiras disponibilizado pelo Banco Central. A consulta foi liberada nesta segunda, 7, de acordo com o calendário que o BC já havia divulgado.
Anúncios
Além de saber o valor a ser resgatado, os 28 milhões de clientes com dinheiro esquecido também poderão solicitar o saque da quantia. Vale lembrar, ainda, que além do calendário, os clientes ainda terão que estar atentos ao horário que poderão realizar a consulta.
Isso porque a divisão do agendamento foi realizada para evitar que o site fique sobrecarregado, novamente, e acabe saindo do ar. O agendamento é de acordo com o ano de nascimento, para pessoas físicas, ou da criação da empresa, para pessoas jurídicas.
Anúncios
+ Valores a receber: saiba como consultar dinheiro de familiares que morreram
E se você acha que o sistema não será interrompido por conta do número de acessos está muito enganado. Para se ter uma ideia, de acordo com o balanço mais recente do Banco Central, aproximadamente 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro.
Passo a passo para consultar e sacar o dinheiro esquecido
Se você já sabe que tem dinheiro esquecido em alguma instituição financeira, mas está perdido de como realizar a consulta, fique tranquilo. Por ser algo novo, o próprio Banco Central preparou um passo a passo para ajudar os clientes.
Anúncios
É claro que a nossa equipe trouxe todas as dicas para que você possa ter acesso ao seu dinheiro. Confira!
1º passo: acesse o site da plataforma na data e período informado quando você realizou a primeira consulta do dinheiro esquecido. Caso você não se lembre qual é a sua data, realize a consulta novamente;
2º passo: faça o login na sua conta Gov.br, lembre-se que você precisa ter nível prata ou ouro. Caso ainda não tenha, deverá realizar o cadastro ou aumentar o nível de segurança da conta. Depois que realizar o login, leia e aceite os termos de responsabilidade;
3º passo: neste momento você conseguirá ver o valor que tem a receber, o banco que vai realizar a devolução e a origem do dinheiro. Ainda será possível ver informações adicionais, caso tenha;
4º passo: você terá duas opções para escolher ter o dinheiro esquecido, são elas:
-> “Solicitar por aqui”: essa será a devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. Você deverá escolher uma das chaves Pix e informar os seus dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
-> “Solicitar via instituição”: neste caso a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.
No final deste processo, você terá solicitado o dinheiro esquecido para cair em alguma das suas contas.
Qual é o calendário para quem tem valor esquecido?
Além do passo a passo, o Banco Central também divulgou o calendário de consulta e pagamento para quem tem valor esquecido. Vale destacar que o cidadão precisa ficar atento, pois o cronograma vale tanto para consulta quanto para resgate.
O BC dividiu o cronograma de acordo com o ano de nascimento, em três escalas: nascidos antes de 1968, quem nasceu entre 1968 e 1983 e aqueles que nasceram após 1983.
+ Golpe no WhatsApp engana sobre dinheiro esquecido nos bancos. Fique de olho!
+ Dinheiro esquecido nos bancos: veja 6 investimentos para rendê-lo mais
O BC ainda reservou um prazo para repescagem, caso alguém perca alguma data. É importante dizer que todas as datas serão durante o mês de março e, por isso, você precisa estar atento para não perder o prazo – até mesmo da repescagem.
Veja a seguir o cronograma completo:
Data de nascimento (pessoa) ou criação de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
Antes de 1968 | 7 a 11 de março | 12 de março |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18 de março | 19 de março |
Após 1983 | 21 a 25 de março | 26 de março |
Perdi a data de consultar o dinheiro esquecido. E agora?
O que acontece se o cidadão não conseguir consultar o solicitar o resgate dentro do prazo acima? Primeiro, ele terá a chance nos sábados de repescagem, de acordo com o seu ano de nascimento ou criação.
Se mesmo assim ele não conseguir se programar para o referido prazo, as consultas serão liberadas a partir do dia 28 de março. É preciso ficar atento ao site do Banco Central para mais novidades.
Este conteúdo te ajudou? Veja 6 diferentes formas de receber dinheiros esquecidos em 2022.