
Vender na Amazon Brasil pode ser uma boa estratégia para pequenos negócios obterem maior visibilidade na Internet, principalmente aqueles que estão começando com as vendas online. Mas é fundamental saber os custos disso para montar uma boa estratégia.
Ao anunciar os produtos no marketplace da Amazon, o vendedor precisa pagar as taxas e comissões, o que inclui o preço de plano mensal. A vantagem é que você estará anunciando em um espaço que tem boa reputação e já é de confiança dos consumidores.
Para dar o primeiro passo, basta se cadastrar no marketplace, mas existem diferentes planos e custos que variam conforme o perfil do seu negócio. Entender essas diferenças é importante para descobrir qual se encaixa melhor para você.
A seguir, você vai descobrir como vender na Amazon e quais são os custos disso, além de descobrir como funcionam os diferentes planos para contratar. A partir disso, poderá montar a sua estratégia de vendas e divulgação.
Como funciona a venda de produtos na Amazon?
Ao vender produtos da sua vitrine na Amazon, o vendedor recebe os valores quinzenalmente. Os depósitos são realizados pelo marketplace na conta bancária que o vendedor informou no cadastro. Vendas parceladas são depositadas com o valor integral.
O empreendedor que adere ao serviço também tem acesso a um aplicativo focado nos vendedores, o Amazon Seller (disponível para Android e iOS). Ele permite gerenciar pedidos, adicionar produtos à loja, responder clientes, além de outras ferramentas.
Lojistas dos mais variados segmentos podem aderir ao marketplace. Também não existem restrições de tamanho, desde microempreendedores até grandes empresas internacionais podem se cadastrar e anunciar.
Também é possível vender na Amazon sendo pessoa física ou jurídica, ou seja, não precisa necessariamente ter um CNPJ. No caso da pessoa física, o cadastro é realizado com o seu CPF.
Ao se cadastrar, o comerciante pode obter ajuda para os primeiros passos como uma iniciativa gratuita chamada “Seller University” (Universidade do Vendedor), que é da própria Amazon.
Nela, o marketplace oferece treinamentos em vídeo online com dicas para impulsionar as vendas, divulgar os produtos, entre outras informações importantes.
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Como vender na Amazon?
Para vender na Amazon é necessário criar uma conta com um registro específico no site. O empreendedor precisa anexar documentos como RG, passaporte ou carteira nacional de habilitação (CNH), para identificação.
Além disso, a empresa exige dados pessoais da pessoa e do CNPJ (se houver), como: nome do titular, número de celular, e-mail, razão social (se não tiver, usa-se o nome da pessoa física), endereço comercial.
A pessoa também deve informar um nome “fantasia”, que pode ser um já existente e utilizado pelo negócio ou pode ser criado. Esse nome fantasia será também o nome da loja na Amazon.
Dados bancários, como a identificação da conta bancária e os números do cartão de crédito ou débito do titular da conta também são solicitados. Afinal, eles serão utilizados para cobranças pela Amazon.
Outra informação importante é que, ao criar a conta de vendedor, será necessário escolher um dos planos oferecidos. Mas vamos falar mais sobre eles a seguir.

Plano profissional e plano individual: qual escolher?
O primeiro custo para vender na Amazon é o do plano contratado. Colocar os produtos em exposição no marketplace não é de graça, o empreendedor precisa escolher um dos planos oferecidos pela plataforma, que possuem custos diferentes.
Mais especificamente, são duas opções de plano, categorizados de acordo com a quantidade de vendas que o empreendedor estima que fará:
Plano | Volume de vendas permitido | Preço |
Individual | até 10 itens por mês | R$2 por item + comissões |
Profissional | mais de 10 itens por mês | R$19 por mês + comissões |
Portanto, quem estima que não passará de dez vendas por mês, pode adquirir o plano individual sem se comprometer com uma taxa mensal fixa. No entanto, pagará R$2 para cada item vendido, além das comissões que indicarem sobre o produto.
Já aqueles que estimam fazer mais de dez vendas por mês devem adquirir o plano profissional e pagar R$19 por mês, independentemente de quantos produtos vender. Também incidem as comissões sobre cada produto.
Por isso, antes de escolher um plano, é fundamental já ter um perfil do seu negócio traçado e estimar quantas vendas vai realizar. Assim, conseguirá escolher a melhor opção para a sua loja.
Mas tem uma boa notícia: é possível aproveitar 3 meses de plano profissional de graça. O usuário cria sua conta, contrata o plano profissional e a mensalidade será cobrada após esse período, mesmo se não tiverem sido realizadas vendas.
Comissões e logística: quanto custa vender na Amazon?
Engana-se quem pensa que o custo de vender na Amazon é apenas a mensalidade do plano. Além disso, o empreendedor deve considerar as comissões que incidem sobre cada venda e a logística de envios.
Em relação à logística, o vendedor pode optar por controlar o envio dos produtos por conta própria, neste caso cada um precisa calcular seus custos, ou deixar a responsabilidade com a Amazon escolhendo um dos programas logísticos:
- FBA: você vende e a Amazon prepara, estoca e envia o produto, mas está disponível apenas para vendedores elegíveis
- FBA Onsite: nesta opção, o vendedor pode utilizar a ferramenta de gerenciamento de estoque da Amazon
- DBA: aqui a armazenagem é por conta do empreendedor e Amazon apenas envia, com serviços logísticos parceiros
Os custos dos programas de envio da Amazon não são divulgados amplamente, é necessário fazer o cadastro para checar. Recomenda-se verificar a página de logística no site para obter mais detalhes.
O segundo tópico são as comissões que incidem sobre as vendas na Amazon, é fundamental conhecê-las para precificar seus produtos levando-as em consideração.
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Comissões
As comissões para vender na Amazon variam de 8% a 16%, dependendo da categoria do produto, sendo respeitado o valor mínimo de R$1 por comissão. Os percentuais seguem a tabela de comissões da Amazon:
Categoria | Comissão |
Comidas e bebidas não alcóolicas | 8% |
Ar-Condicionado; eletrodomésticos de linha branca; TV, áudio e cinema em casa | 9% |
Saúde e cuidados pessoais; pneus e rodas; produtos para animais de estimação; bebidas alcoólicas; produtos para bebês | 10% |
Eletroportáteis de cuidado pessoal | 11% |
Beleza; peças e acessórios automotivos; brinquedos e jogos; esportes, aventura e lazer; PC; cozinha; casa; celulares; eletrônicos portáteis | 12% |
Jardim e piscina; papelaria e escritório; ferramentas e construção; videogames e consoles; câmera e fotografia; bagagem e acessórios de viagem | 13% |
Relógios | 14% |
Vídeo e DVD; música (CDs, LPs etc); instrumentos musicais e acessórios; demais categorias; móveis*; acessórios para eletrônicos e para PC**; livros; calçados, bolsas e óculos escuros | 15% |
Joias; roupas e acessórios | 16% |
*Em móveis com preço de venda acima de R$200 a comissão é de 15% sobre os primeiros R$200 e de 10% sobre o valor excedente. Itens com preços inferiores a R$200 continuam com comissão de 15% sobre o total.
**Acessórios eletrônicos com preços de venda acima de R$100 têm comissão de 15% sobre os primeiros R$100 e de 10% para o que exceder esse valor.
A comissão é calculada por item e não por pedido. Portanto, se o cliente fizer um pedido com vários itens, incidirá a comissão por cada item separadamente.
Vale destacar que algumas categorias são restritas e exigem que o vendedor peça autorização à Amazon para comercializá-las. É o caso, por exemplo, dos segmentos brinquedos e jogos, videogames, livros, cervejas, vinhos e destilados.
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Vender na Amazon vale a pena?
Venda na Amazon pode valer a pena, mas a verdade é que o sucesso das vendas vai depender de vários fatores. O primeiro deles é que é fundamental ter uma boa estratégia de anúncios e saber gerenciar o negócio, pois a Amazon apenas expõe o produto, não gerencia as vendas.
Além disso, o empreendedor precisa colocar na ponta do lápis os custos que terá adotando o marketplace para fazer compensar o número de vendas. Considere também que a plataforma é uma das mais confiáveis para os clientes, o que dará credibilidade às suas vendas.
Para pequenos e médios empreendedores, algumas vantagens são:
- possibilidade de alcançar um público mais expressivo e aumentar as vendas
- não pagar taxas adicionais para receber o pagamento em conta bancária, como acontece em outros marketplaces
- simplicidade dos processos de anúncio
Já a principal desvantagem é que, caso o vendedor não consiga vender muito, sairá no prejuízo para arcar com os custos do plano.
O segredo é fazer um bom planejamento, tanto financeiro quanto de negócios, antes de começar a vender na Amazon.
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