
O voto digital não é novidade nas eleições daqui do Brasil, mas muitos jovens terão a sua primeira experiência agora em 2022. E saber como votar na urna eletrônica é fundamental para não cometer erros na hora do voto.
Ainda mais que esse ano a votação será para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Com tantos cargos, é comum que as pessoas fiquem confusas na hora que estiverem de frente para a urna.
Para que não haja nenhum problema no dia da votação, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa para saber como votar na urna eletrônica.
Como votar na urna eletrônica: qual será a ordem dos cargos?
O primeiro ponto que você precisa saber sobre como votar na urna eletrônica é a ordem dos cargos que aparecerão no próximo dia 02 de outubro. E é preciso se atentar para que você não cometa nenhum erro.
Afinal, são cinco cargos para você escolher os seus representantes. Por isso, veja a ordem de votação abaixo!
1) Deputado Federal: é o primeiro cargo a ser votado, com quatro dígitos representando o número do candidato;
2) Deputado Estadual: vem na sequência, com cinco dígitos;
3) Senador e os dois suplentes: o eleitor deve teclar três dígitos;
4) Governador e Vice-Governador: possui dois dígitos;
5) Presidente e Vice-Presidente da República: também dois dígitos.
É importante ressaltar, ainda, que os dois primeiros números de cada cargo é referente ao partido do candidato. Além disso, todos os eleitores podem levar em um papel os números que pretendem votar para cada cargo.
E há novidades para estas eleições, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna para identificar se existe algum erro na hora de votar. Porém, eles não terão acesso ao voto do eleitor.
Mas saberão se você terá trocado a ordem de votação para cada cargo. Dessa forma, eles poderão auxiliar os brasileiros em relação a algum erro na hora de declarar o voto.
Quais são os tipos de votos na urna eletrônica?
Na urna eletrônica, o principal voto é o voto válido. Nesse caso, o eleitor se dirige até a urna e escolhe todos os cinco candidatos para os cargos propostos.
Além disso, existem os votos brancos e nulos, que, diferentemente do que muitos pensam, não têm o poder de mudar uma eleição.

O voto em branco é quando o eleitor não manifesta interesse em votar por nenhum candidato que concorre aquele cargo. Para votar, basta deixar o espaço em branco e clicar em confirmar
Já o voto nulo, é quando o eleitor tem o desejo de anular aquele voto e, para isso, digita qualquer número na urna eletrônica.
É importante lembrar que você não pode deixar a urna e nem a sala de votação antes de clicar em confirmar para presidente, pois é o último voto que confirma que a sua votação foi válida.
Precisa de biometria para votar na urna eletrônica?
Na urna eletrônica, no momento da votação, não haverá biometria.
O processo biométrico é feito somente antes de ir até a urna, na presença do mesário, para validar a sua votação e comprovar a sua presença.
Vale lembrar que a biometria ainda não é obrigatória e será válida, somente, para quem já teve a digital coletada pela Justiça Eleitoral.
O que será obrigatório mesmo é a apresentação de um documento oficial de identidade, e com foto. Veja algumas opções:
e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Este conteúdo te ajudou? E, lembre-se, qualquer dúvida no momento da votação dirija-se ao mesaveil da seção eleitoral para que ele te auxilie.
Quer ficar por dentro de tudo das Eleições 2022? Então leia mais conteúdos preparados pelo FinanceOne: