Não é só presidente! Confira quais são os cargos das Eleições 2022

0
1229
urna eletrônica
4.5
(11)

As Eleições 2022 já estão chegando e você precisa saber para quais cargos vamos votar. Embora os candidatos à presidência estejam dando o que falar, não podemos esquecer de outros postos também muito importantes que serão preenchidos. 

Anúncios

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil candidaturas para as eleições de outubro. Desse total, 12 candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente. 

Mas os outros? Quais são? Vamos descobrir!

Anúncios

Quais são os cargos na disputa das Eleições 2022?

Os cargos para os quais os brasileiros vão votar nas Eleições 2022 são presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, para quem mora no DF).

Das 28 mil candidaturas recebidas pelo TSE,  223 são de políticos que vão concorrer para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

As votações estão marcadas para o dia 2 de outubro, o primeiro domingo do mês. Este será o primeiro turno, mas poderá haver segundo turno no dia 30 do mesmo mês.

Anúncios

O segundo turno acontece somente para os cargos de presidente e governador, caso nenhum dos candidatos consiga mais da metade dos votos válidos no primeiro turno. 

Ou seja, tirando os brancos e nulos (que não valem de nada), o presidente ou governador eleito precisa ter pelo menos 50% dos votos. Do contrário, voltamos às urnas no dia 30 de outubro para o segundo turno, último domingo do mês.

+ Eleições 2022: veja quem são os 12 candidatos à presidência da República

Pessoa segura identidade e título de eleitor
Brasileiros vão votar para cinco cargos nas Eleições 2022

Qual a função de cada cargo que vamos votar nas Eleições 2022?

Os cargos que vamos votar nas Eleições 2022 estão divididos em dois poderes: deputados e senadores são do Poder Legislativo, enquanto governadores e presidente são do Executivo. 

Confira uma breve descrição das funções de cada cargo e como eles funcionam!

Deputado federal – representa o povo na esfera federal. Ele trabalha na Câmara dos Deputados, criando e modificando leis, contribuindo para a produção de políticas públicas de acordo com o que o povo precisa e também fiscaliza o Poder Executivo.

Deputado estadual ou distrital – esse é o equivalente a deputado federal na esfera estadual. Ao invés da Câmara, ele trabalha nas Assembleias Legislativas, representando os interesses do povo naquele estado. 

No Distrito Federal, eles são chamados de deputados distritais e cumprem as mesmas funções, só que na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Como não tem Câmara Municipal em Brasília, também assumem funções que seriam de vereadores.

Senador – o trabalho do senador tem um caráter mais geral em relação aos deputados. São eles que julgam o presidente, por exemplo, e aprovam previamente a escolha de ministros. Cada estado e o Distrito Federal, este ano, vai eleger um senador.

Governador – administra o estado e o representa em todos os âmbitos: em ações jurídicas, políticas e administrativas. A Segurança Pública do estado é uma competência direta dele e não do governo federal.

No Distrito Federal, o governador exerce funções que caberiam ao prefeito, já que Brasília não tem.

Presidente – com a ajuda de ministros (indicados por ele mesmo e aprovados pelo Senado), dirige toda a Administração Federal e exerce o comando supremo das Forças Armadas. 

O presidente pode editar medidas provisórias (que são leis com efeito imediato e prazo de validade), além de editar decretos e aprovar ou vetar projetos de lei do Legislativo. As relações com Estados estrangeiros também são responsabilidade dele.

Qual é a ordem dos candidatos na hora de votar?

No hora de votar, a urna eletrônica vai apresentar o campo para preencher com os números dos candidatos, um de cada vez na seguinte ordem:

  1. Deputado federal — o número deste candidato é composto por 4 dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital — 5 dígitos
  3. Senador — 3 dígitos
  4. Governador — 2 dígitos
  5. Presidente da República — 2 dígitos

É possível fazer uma simulação da votação nas urnas no site do TSE.

Confira mais conteúdos sobre as eleições:

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui