InícioNotíciasEconomiaAquisição de consórcio cresce durante a pandemia

Aquisição de consórcio cresce durante a pandemia

0
(0)

Você já adquiriu algum bem por meio de consórcio? Muitos brasileiros aderiram aos planos de consórcio, no último ano, de diferentes segmentos. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), esse mercado registrou uma forte alta em todo o país.

Para se ter uma ideia, as vendas nesse setor cresceram 33,4%, somente no primeiro trimestre de 2021. Isso quando comparado com o mesmo período de 2020.

Mas será que existe um motivo para o crescimento do mercado de consórcio? Um dos motivos que impulsionou o setor são as vantagens que as empresas e bancos oferecem aos clientes que não precisam do bem de forma imediata.

Além disso, outro benefício que o consórcio está oferecendo às pessoas são parcelas que se encaixam no orçamento mensal. Os prazos de pagamentos mais longos, a isenção de taxas de juros e não ser necessário dar um valor de entrada também são fatores que chamaram a atenção dos clientes.

Uma outra pesquisa, da própria ABAC, mostra que, de janeiro a novembro de 2020 foram vendidas 2,77 milhões de cotas de consórcio. O que na época já era um número recorde, isso porque foi registrado um aumento de 4,9% no mesmo período de 2019.

Entenda o que é o consórcio

Mesmo com o aumento da procura pelo consórcio, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é e como funciona esse mercado. Para começar, esse setor é uma modalidade de compra baseada na união das pessoas, tanto físicas quanto jurídicas.

O objetivo é criar uma poupança para a aquisição de bens, sejam eles um imóvel, veículo ou até mesmo serviços. Mas vale ressaltar que a formação desses grupos é realizada por uma administradora de consórcios, que deve ser autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

pessoas assinando contrato
A adoção de consórcio cresceu mesmo durante a pandemia

Sendo assim, a administradora reúne as pessoas que possuem o desejo de comprar o mesmo produto. 

É importante ressaltar ainda que é preciso procurar uma empresa de confiança, para que você receba o seu bem sem dores de cabeça.  

+ Descubra qual é a melhor opção: consórcio ou financiamento

De uma forma bem simples, o consórcio é uma espécie de poupança conjunta. Porém, com a garantia de que você terá a possibilidade de comprar o que tanto sonha.

E os membros do grupo são chamados de consorciados. Eles formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura do contrato com a administradora. 

Quais são as características de um consórcio?

O que muitos ainda não sabem é que o consórcio tem muitas vantagens, benefícios e é conhecido por suas inúmeras características que podem te fazer conhecer ainda mais essa modalidade.

Veja algumas características bem conhecidas do consórcio:

  • sem juros;
  • parcelamento integral;
  • variedade de prazos e parcelas;
  • poder de compra do bem à vista;
  • possibilidade de acelerar o crédito por meio de lances;
  • flexibilidade do uso do crédito.

Modalidades de consórcio

O consórcio pode existir em diversas modalidades e pode permitir a compra de vários bens. Veja abaixo 3 dos tipos mais comuns:

  1. Bens móveis;
  2. Bens imóveis; e
  3. Serviços.

O terceiro é uma modalidade bem versátil. Para se ter ideia da versatilidade desse tipo de consórcio, pode-se realizar o pagamento de despesas como:

  • educação pessoal ou dos filhos — do ensino fundamental à graduação e/ou pós-graduação;
  • festas de formatura e de casamento, entre outros eventos custosos, também podem ser quitadas pelo sistema.

Este conteúdo te ajudou? Então continue lendo sobre o assunto e veja 6 vantagens de adquirir um consórcio.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui