0
(0)
InícioNotíciasFinanças PessoaisConsórcio ou financiamento: qual a melhor opção para cada perfil?

Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção para cada perfil?

Consórcio ou financiamento: qual é a melhor opção? Essa dúvida é muito comum para quem está pensando em comprar um carro, imóvel ou qualquer outro bem. Mas para saber o que é melhor para você, é preciso conhecer a diferença entre os dois.

Além disso, é muito importante entender como funciona tanto o consórcio quanto o financiamento, antes de tomar uma decisão sobre a forma que você irá adquirir o produto. 

O especialista Alexandre Gomes, sócio-diretor da Consorciei, explica sobre a importância de saber a diferença entre consórcio e financiamento: 

“A similaridade entre as modalidades de compra gera dúvidas no momento de decidir a melhor opção. Mesmo assim, existem diferenças com vantagens e desvantagens para cada perfil de consumidor”

Vale ressaltar ainda que a aderência aos setores de consórcio e financiamento aumentou consideravelmente em 2020, mesmo com a crise financeira no país. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio registrou aumento de 4,9% na venda de cotas em comparação ao ano anterior, batendo recorde de participantes ativos. 

Consórcio ou financiamento: conheça cada opção

Está na dúvida se deve contratar um consórcio ou financiamento? É preciso avaliar a melhor opção para você e sua família. Para te ajudar, Alexandre Gomes explicou o que é cada um dos tipos de contratação para que você realize a escolha da forma correta.

Independentemente se você vai optar pelo consórcio ou financiamento, é importante que a sua decisão seja feita de forma consciente, conhecendo todas as opções. Confira abaixo!

Entenda o que é o consórcio

O consórcio é a associação de duas ou mais pessoas, empresas, organizações ou governos, com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum.

Dessa forma, todos pagam mensalmente uma parcela que depende do valor da carta de crédito e também da duração desse grupo.

“Então, ocorrem sorteios e, quem for escolhido, e estiver com os pagamentos em dia, passa a ter a cota contemplada e fica liberado para usar sua carta de crédito na aquisição do bem desejado”, explica Alexandre.,

Para ser contemplado, você também pode dar lances, aumentando suas chances. É importante frisar que todos, mesmo quem teve suas cotas contempladas, devem continuar o pagamento até o final do grupo.

Saiba o que é o financiamento

Esta é uma operação financeira em que a financiadora fornece dinheiro para quem está financiando um bem. 

Porém, em grande parte dos casos, essa forma de pagamento não prevê o financiamento do valor total do bem. 

refinanciamento de veículos
É importante conhecer como funciona um financiamento e um consórcio para decidir qual é a melhor opção

Em alguns cenários, essa faixa varia de 60% a 90%. Por isso, é preciso ter um valor para dar de entrada. Quanto mais caro for o bem de interesse, maior será o valor da entrada. 

“É interessante notar que o financiamento apresenta a possibilidade de usar o bem imediatamente. Uma vez que a compra é realizada e que as condições sejam atendidas, ocorre a aquisição e você já pode começar a utilizar o imóvel ou automóvel”, afirma o especialista.

Qual é a melhor alternativa: consórcio ou financiamento?

Agora que você já sabe os conceitos de como funcionam, será que já é possível descobrir o melhor para cada perfil? É isso que o FinanceOne te conta a partir de agora. Afinal, qual dos dois é a melhor alternativa?

De acordo com Alexandre, tanto o consórcio quanto o financiamento podem servir para adquirir o mesmo bem, como uma casa ou um carro. No entanto, são muito diferentes. 

E são essas distinções que auxiliam a definir qual a melhor alternativa para cada realidade.

“Um ponto importante na tomada de decisão é a data desejada para adquirir o bem. Se quiser recebê-lo imediatamente, o consórcio não te atenderá, pois nele a data de contemplação é incerta. No entanto, se for fazer uma compra planejada, essa modalidade passa a ser uma opção tão boa ou melhor que o financiamento”, é o que comenta o especialista.

O especialista fala sobre o ponto de vista financeiro. Segundo ele,  embora o consórcio não conte com juros, como no financiamento, ele conta com a taxa de administração.

Essa taxa é paga mensalmente para a administradora de consórcios gerir o grupo. Com isso, Alexandre recomenda que deve-se comparar ambos os custos, juros e taxa de administração para decidir qual a melhor opção.

Especialista explica a comparação entre consórcio e financiamento

O especialista da Consorciei informa, ainda, que essa comparação não é simples. Mas, por que será?

Ele comenta que isso acontece porque no financiamento você tem direito ao crédito imediatamente. Enquanto isso, no consórcio, só é possível após a contemplação. 

Dessa forma, a comparação precisará ser feita considerando somente o prazo após a cota ter sido contemplada. E isso geralmente acontece se você for contemplado na primeira metade do prazo do grupo. 

Nesses casos, Alexandre conta que o consórcio será uma opção mais barata do ponto de vista financeiro. Caso contrário, nem tanto. 

“A comparação financeira pura entre essas duas modalidades assume que as pessoas terão a disciplina para poupar e dar uma entrada em um financiamento, o que nem sempre é verdade. O grande diferencial do consórcio é o incentivo que ele gera para as pessoas pouparem, através da necessidade de se pagar as parcelas, viabilizando, assim, uma compra planejada”, complementa o sócio-diretor.

Este conteúdo te ajudou? Você conseguiu identificar as diferenças e qual seria o melhor para cada perfil? Então comente o que achou e compartilhe com outras pessoas.

Quer ficar ainda mais por dentro e saber outros detalhes? Leia sobre o consórcio imobiliário.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?