Precisa checar parcelas anteriores da guia GPS? Veja como consultar

0
8734
Aplicativo do INSS na tela inicial em um celular
5
(2)

Se você contribui para a Previdência Social de forma individual ou facultativa, provavelmente já precisou consultar a guia GPS. É possível checar pagamentos anteriores, se estão em dia ou atrasados, pela internet.

Anúncios

O Guia da Previdência Social (GPS) é o boleto usado para pagar estas contribuições sociais, sendo muito utilizado também por segurados especiais e empresas obrigadas à entrega de Guia do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/SEFIP).

Os pagamentos da guia são feitos pelo Sistema de Acréscimos Legais (SAL), que fica no site da Receita Federal.

Anúncios

Mas, se você já tentou consultar a guia por lá, sabe que não dá para consultar parcelas anteriores. Para isso, é necessário recorrer diretamente ao INSS.

Continue lendo para entender!

Como consultar guia GPS paga ou em atraso? 

Para consultar a guia GPS paga ou em atraso basta consultar o extrato de contribuições previdenciárias ou o chamado extrato de contribuição CNIS.

Anúncios

CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, e o extrato é o documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas em nome da pessoa.

Nesse extrato, é possível consultar todas as contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), por conta própria ou como prestador de serviço, além de informações do empregador (se houver), período de contribuição, remuneração etc.

Para fazer a consulta, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS
  2. Entre com seu login ou cadastre uma nova senha
  3. No campo de busca no topo da página, digite “Extrato de Pagamento de Benefício” ou “Extrato de Contribuição (CNIS)”
  4. Clique no documento desejado

No extrato também é possível verificar informações sobre empréstimos consignados, décimo terceiro ou quaisquer transações financeiras que impactam no benefício previdenciário.

agência do inss
Contribuições pela guia GPS também podem ser consultadas pelo Meu INSS

É possível consultar a guia GPS presencialmente?

Sim. Também é possível consultar a guia GPS presencialmente, indo até a agência do INSS mais próxima e solicitando o extrato de contribuições previdenciárias. 

No entanto, para obter atendimento presencial é necessário agendar a visita. Isso pode ser feito pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou também pelo Meu INSS. 

Se optar por fazer o agendamento pelo app, basta fazer o login e acessar o sistema com a senha e CPF do contribuinte, selecionar o tipo de serviço desejado e procurar pela opção de agendamento. 

Será necessário prestar algumas informações, além de checar os dias e horários disponíveis para atendimento. 

No dia de ir até a agência, leve o documento de identidade com foto e a sua guia GPS, preferencialmente com todos os extratos de pagamento. Os documentos necessários também serão informados pelo INSS. 

Como consultar o extrato pelo banco?

Em alguns casos, ao invés de consultar a guia GPS pela internet, o contribuinte também pode consultar suas contribuições pelo banco – Caixa Econômica ou Banco do Brasil. 

Neste caso, é necessário ir até uma agência de um desses bancos e solicitar o comprovante de pagamento das contribuições. Pelo Internet Banking também é possível, acessando sua conta e procurando pela opção do extrato. 

Procure pela opção “Previdência Social” se estiver usando o Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” se for a Caixa Federal.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui