A tecnologia ajuda a transformar alguns processos. Sendo assim, o que era burocrático, pode se tornar mais acessível com o uso de alguns recursos. Pensando nisso, surgiu o Meu INSS, que confere mais praticidade para os beneficiários.
Anúncios
Logo, vale dizer que uma das principais funções do Meu INSS é agilizar alguns procedimentos por meio da internet. Ou seja, não é necessário entrar em contato por telefone ou presencialmente para uma série de procedimentos.
Sendo assim, por meio do Meu INSS, você pode:
Anúncios
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário);
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado e de imposto de renda e à carta de concessão do benefício;
- Agendamento e resultado de perícia médica;
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
- Cadastro ou renovação de representante legal;
- Cadastro de pensão alimentícia;
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS;
- Consulta à revisão do benefício;
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano;
- Requerimento de cessação de benefício por óbito;
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado;
- Solicitação de recurso de benefício por incapacidade.
Veja abaixo como aproveitar as funções principais do Meu INSS:
+ Meu INSS: veja passo a passo para criar login e senha no site e app
As principais funções do Meu INSS
Antes de falarmos sobre as principais funções do Meu INSS, entenda como você pode acessar as suas informações no site ou no aplicativo, que está disponível para Android e iOS. A forma mais comum é usar o número do CPF e outros dados pessoais.
Anúncios
Contudo, você pode também fazer a validação pelo aplicativo gov.br (se tiver feito o recadastramento do título de eleitor ou a CNH digital).
Além disso, é possível acessar gerando uma senha provisória no site do seu banco ou autorizando pelo site do Banco do Brasil (caso seja cliente). Nesses casos, os bancos que possibilitam esse recurso são: Banrisul, Banese, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander e Sicoob.
Por fim, ainda é possível acessar por certificado digital ou em nuvem. Assim, após executar seu login no Meu INSS, você pode:
Solicitar a aposentadoria ou revisão do benefício
Para solicitar a aposentadoria, acesse a área de Agendamentos/Solicitações e escolha a opção de Novo Requerimento. Dessa maneira, você terá uma lista de serviços disponíveis e terá que escolher o que você quer.
Após a escolha, clique em Atualizar e confirme os dados que aparecerão na tela. Nessa perspectiva, se tudo estiver ok, clique em Avançar e preencha as informações necessárias para concluir o seu pedido.
Agendamento da perícia no Meu INSS
Dessa vez escolha a opção de Agendar Perícia. Em seguida, terá que escolher entre Perícia Inicial, se for a primeira vez, ou Perícia de Prorrogação, se já estiver em benefício e precisar aumentar o tempo.
Depois disso, clique em Atualizar e confirme a veracidade dos dados de contato e prossiga em Avançar. Por fim, você deve informar os dados necessários para concluir seu pedido. Sendo assim, tenha em mãos:
- Documento original com foto do interessado (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
- Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas);
- Se houver procurador ou representante legal, levar documento de identificação com foto do mesmo (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e CPF, assim como procuração ou termo de representação (tutela, curatela, termo de guarda).
+ Perícia do INSS: saiba como consultar o resultado pela internet
Consultar o seu extrato de pagamento
Vá nos serviços e escolha Extrato de Pagamento. Na próxima tela, você verá o último pagamento realizado. Dessa forma, clique em Baixar PDF e o download do arquivo começará.
Calcular o tempo de contribuição
Para essa opção, vá até a área de serviços e selecione a opção de Simular Aposentadoria. Dessa forma, insira seus dados corretamente e clique em Recalcular. Por fim, você verá o resultado e terar a opção de Pedir Aposentadoria ou Baixar PDF do cálculo feito.
Agora que você conhece as funcionalidades do Meu INSS, que tal conferir mais informações sobre o serviço?
+ Veja também: entenda como desbloquear o benefício pelo aplicativo.